A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E A PRECEPTORIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM DA UNEMAT/CÁCERES: OS REFLEXOS DA PANDEMIA DO COVID-19
Preceptoria em Enfermagem; Pedagogia Universitária; Pandemia de Covid-19.
Tem-se como objeto de pesquisa a pedagogia universitária e a preceptoria no curso de bacharelado em enfermagem na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini”, Cáceres/MT. A Pedagogia Universitária, nesta pesquisa, sustenta as discussões da formação do enfermeiro pelo estágio supervisionado, que na UNEMAT/Cáceres, passou a ser ofertado com o formato de preceptoria a partir do ano de 2018, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, portanto, recentemente. Em 2020, com o Covid-19, foi interrompida a sua oferta devido as medidas de segurança tanto no âmbito universitário como no serviço em saúde. No ano de 2022, no retorno das atividades presenciais, alterações aconteceram trazendo reflexos para a pedagogia universitária da formação dos profissionais da área da saúde. Considerando os novos cenários e relações entre instituições e profissionais, questiona-se: Como a pandemia de COVID-19 refletiu nas relações entre a Universidade e o Serviço de Saúde, por meio da preceptoria do curso de Enfermagem da UNEMAT/Cáceres, na visão dos estudantes em formação, docentes universitários e enfermeiro preceptor? Tem-se como objetivo geral compreender os reflexos da pandemia de COVID-19 nas relações entre a Universidade e o Serviço de Saúde, por meio da preceptoria do curso de Enfermagem da UNEMAT/Cáceres. A pesquisa terá uma abordagem quanti-qualitativa do tipo Estudo de Caso, tendo como lócus o curso de Enfermagem da UNEMAT/Cáceres, nele as disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, e como sujeitos participantes estudantes em formação, docentes universitários e preceptores envolvidas com a preceptoria nos anos de 2019, 2022 e 2023. Os procedimentos adotados foram os da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com dados obtidos por meio de análise de documentos, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os convites foram encaminhados via e-mail institucional com esclarecimentos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa. Após a autorização previa com assinatura do TCLE, os dados primários foram coletados mediante aplicação de questionário em formulário on-line contendo questões fechadas e abertas, bem como aplicação de entrevista presencial ou on-line, que foram gravadas e transcritas posteriormente. Foram aplicados os seguintes procedimentos analíticos para questões fechadas: análises qualitativas e análises quantitativas. Foi utilizado o pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, version 21.0). As questões abertas foram categorizadas e analisadas tendo como aporte teórico a técnica de análise de conteúdo.