Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA LUIZA LUCAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA LUIZA LUCAS
DATA : 30/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEDU/UNEMAT/Cáceres - Sala virtual
TÍTULO:

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO ARTICULADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Matemática do Pedagogo. Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Docência.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Este trabalho de dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, cuja temática central é a Formação Matemática do Pedagogo e o ensino de Matemática anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como questão norteadora: Como o currículo da formação inicial dos pedagogos os prepara para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva de estudantes e docentes da Pedagogia da UNEMAT/Cáceres? Tem-se como objetivo geral compreender a articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos da formação matemática para os anos iniciais do ensino fundamental no currículo da formação inicial dos pedagogos, na perspectiva dos estudantes e docentes da Pedagogia da UNEMAT/Cáceres. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-formação com as estratégias do estudo de caso, em que utilizaremos dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O lócus da pesquisa é o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini”, no município de Cáceres-MT. Os sujeitos participantes da pesquisa foram organizados em dois grupos, sendo eles os docentes do curso de Pedagogia que estão envolvidos com a formação matemática e responsáveis pelas disciplinas de Conteúdos e Metodologias da Matemática para o Início da Escolarização I e II e Estágios Curriculares Supervisionados e os estudantes das últimas esferas (7ª e 8ª) do mesmo curso. Para a obtenção dos dados, utilizou-se os procedimentos bibliográficos, documentais e de campo. Usou-se de questionário para traçar o perfil dos participantes e de rodas de conversas com ambos os grupos de participantes. Em seguida, os dados foram organizados em categorias com base no referencial teórico adotado e na aplicação da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo ao Programa - 33907002 - MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA
Externo ao Programa - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - ETTIENE CORDEIRO GUÉRIOS - UFPR
Externo à Instituição - SUELI FANIZZI - UFMT
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 09:44
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1