A permanência dos estudantes negros no IFMT: o material e o simbólico na Política de Ação Afirmativa (2018-2020)
Ação Afirmativa; IFMT; Permanência Material e Simbólica
Este estudo teve como objetivo analisar as condições de permanência material e simbólica dos estudantes negros que ingressaram pelas Ações Afirmativa, na modalidade racial, no curso técnico de nível médio em Agropecuária do IFMT Campus Juína. A pesquisa versa sobre a discussão da permanência material e simbólica na Política de Ação Afirmativa no que tange à Lei 12.711/12. Para isso, partimos do entendimento de que, a aprovação dessa lei, também conhecida como “Lei de Cotas”, promoveu acesso dos estudantes negros aos Ifets. Dada sua relevância, e considerando que apenas esse ingresso não garante a permanência, faz-se necessário investigar como o IFMT Campus Juína tem solucionado o desafio de fazer com que estes estudantes permaneçam. Em relação à dimensão material da permanência a ênfase recairá sobre o(s) aspecto(s) dos programas e ações desenvolvidos pela Política de Assistência Estudantil; já em relação à dimensão simbólica, a pesquisa explora o(s) aspecto(s) pedagógicos capazes de proporcionar o senso de pertencimento do estudante no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa que utiliza pesquisa documental e bibliográfica para fundamentação teórica, com levantamento de dados por meio de questionário semiestruturado via Google Forms e entrevista via Google Meet realizada com os estudantes egressos do curso técnico de nível médio em Agropecuária. Para análise dos dados recorremos ao aporte metodológico proposto por Laurence Bardin (2011), a técnica de análise de conteúdo, para a sistematização e a categorização dos dados. Constatou-se que apesar da relevância das Políticas de Ação Afirmativa para o ingresso de diferentes grupos na educação e a amplitude de pesquisas que versam sobre a temática, ainda há uma lacuna de estudos, particularmente, em relação à permanência, ainda mais se voltarmos a investigação para os estudantes negros cotistas da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na modalidade do ensino médio