O Perfil dos Alunos Retidos na Universidade do Estado de Mato Grosso: Uma Análise Baseada em Clusterização
retenção no ensino superior; clusterização; dados educacionais
O presente trabalho traz uma abordagem baseada em clusterização de dados educacionais como proposta alternativa para estudar o fenômeno de retenção na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O problema de retenção afeta todas as instituições brasileiras de ensino superior e, na UNEMAT, também se apresenta coma uma questão latente. Mitigar a retenção é uma forma de diminuir os índices de evasão e, consequentemente, aumentar as taxas de diplomação. Para tal, o desenvolvimento de políticas institucionais e intervenções pedagógicas mais pontuais dependem do conhecimento do perfil do aluno retido. Com base nos dados do censo da educação superior de 2020, que posteriormente foram enriquecidos com informações do sistema acadêmico da instituição, foi possível constituir uma base de dados com 2455 registros de alunos retidos da UNEMAT e então fizemos a clusterização desses registros que nos revelou 3 grupos distintos de perfis de alunos os quais apresentamos nesta pesquisa.