ESCOLAS MILITARIZADAS: A PERCEPÇÃO DOS GRADUADOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Escolas militarizadas; escolas publicas; fenomenologia,
Este projeto tem como objetivo conhecer a percepção do professor das ciências humanas, da rede pública de ensino, acerca do papel dos militares na educação, sobre os valores e a organização metodológica didática das escolas militarizadas, tendo as seguintes indagações: qual é o papel dos militares na educação e para que serve esse modelo de educação e de escola? E qual o posicionamento desses professores a respeito dos valores e da organização metodológica didática enfatizadas pelas escolas militarizadas quanto a superação da crise escolar? Propõe-se investigar sujeitos significantes das áreas de filsofia e sociologia que estejam atuando na rede pública estadual de educação. Utilizar-se-a para a coleta de dados e informações fontes documentais e entrevistas semi-estruturadas que posteriormente serão descritas e sistematizadas através do método fenomenológico de Maria Aparecida Bicudo, buscando a integridade e a fidelidade efetiva da percepção dos sujeitos investigados. Espera-se que os professores da área de filosofia e sociologia estabeleçam, com suas reflexões, as diferenças das funções dos militares e de civis no processo educacional e no desenvolvimento da ciência apontando aspectos como disciplina, democracia, respeito, autoridade como valores que possam distinguir o modelo militarizado de escola pública e alcançar o objetivo de superar a crise escolar como aponta o programa de militarização do governo de Jair Bolsonaro.