INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ESPORTE NO DESENVOLVIMENTO POSITIVO DO ADOLESCENTE EM UM PROGRAMA EXTRACURRICULAR
Adolescente. Desenvolvimento Positivo. Extracurricular. Esporte de Participação. Educação em Saúde.
A adolescência corresponde a um período decisivo do desenvolvimento humano, caracterizado por mudanças significativas nos aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, que marcam a passagem da infância para a vida adulta. Nessa etapa, o sujeito experiencia transformações corporais decorrentes da puberdade e, paralelamente, passa por um processo de reorganização de suas formas de pensar, sentir e se posicionar, constituindo-se como um período especialmente propício para a promoção do Desenvolvimento Positivo do Jovem, na medida em que se estruturam habilidades, valores e projetos de vida. Contudo, as possibilidades de vivenciar esse desenvolvimento não ocorrem de maneira igualitária, uma vez que se configuram de formas distintas conforme as condições sociais, econômicas, culturais e familiares nas quais o adolescente está inserido. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender a percepção dos adolescentes acerca do seu desenvolvimento em um programa extracurricular de participação esportiva. Para isso, será realizado um estudo de abordagem descritiva qualitativa, com enfoque exploratório e interpretativo que irá resultar de análises de conteúdos construídos através de entrevistas semiestruturadas , com um roteiro de questões relacionadas ao modelo teórico do Desenvolvimento Positivo do Jovem, proposto por Lerner et al (2015). No que diz respeito a análise de dados, esta será realizada por meio da análise de conteúdo, onde seguirá três etapas: a) pré-análise; b) exploração do material; c) tratamento dos resultados/interpretação. Com o intuito de ampliar os conhecimentos acerca da temática, foi realizado um balanço de produção a partir do levantamento bibliográfico de dissertações e teses indexadas no Catálogo da CAPES relacionadas às palavras-chave: Adolescente, Desenvolvimento Positivo, Educação de adolescentes, Esporte e Saúde do Adolescente. Além disso, foi estruturado duas seções, desenvolvidas a partir de uma revisão bibliográfica de literatura acerca da temática investigada, com o objetivo de oferecer sustentação teórica às análises desenvolvidas. A primeira seção intitula-se “Concepções sobre Adolescência e seu Desenvolvimento Humano” e a segunda sob o título de “Desenvolvimento Positivo do Jovem nos Contextos Escolar, de Saúde e Esportivo”. Cada seção foi organizada de modo a contemplar diferentes eixos de análise, permitindo uma abordagem progressiva e articulada do objeto de estudo. A seleção das obras priorizou contribuições relevantes e atuais, assegurando consistência conceitual e respaldo científico às reflexões construídas ao longo da pesquisa.