EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM CÁCERES-MT
Direitos Humanos; Ensino de História; ProfHistória
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a temática dos Direitos Humanos no âmbito da educação básica, na Rede Pública Estadual de Mato Grosso, no município de Cáceres-MT. A problemática foi delineada da seguinte forma: como e em que medida o tema da Educação em Direitos Humanos (EDH) está sendo abordado no cotidiano educacional? Destarte, estabelecemos como objetivo geral analisar como a EDH está sendo promovida nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos e documentais, em uma dinâmica descritiva e exploratória, utilizando a abordagem qualitativa dos marcos legislativos e das diretrizes educacionais do Estado brasileiro sobre o tema. Para a coleta de dados, utilizamos como fontes primárias os Regimentos Internos e os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) das instituições selecionadas para o estudo, além de possíveis projetos educacionais, planos de aula dos(as) professores(as) e um questionário aplicado aos(as) educadores(as). Os critérios observados na reflexão foram articulados nos âmbitos da caracterização das comunidades escolares, dos princípios e concepções educacionais, dos objetivos, dos currículos, da participação democrática, do ambiente escolar e da formação continuada sobre o tema. Por meio dessa análise, alcançamos nossos objetivos específicos ao compreender o grau de formação e a consciência crítica dos(as) trabalhadores(as) da educação em relação à temática dos Direitos Humanos. No findar da pesquisa, propusemos a confecção de um caderno paradidático como produto pedagógico, com foco na temática dos Direitos Humanos. Acreditamos que tanto a pesquisa quanto o caderno paradidático elaborado possam contribuir para a promoção de práxis pedagógicas emancipatórias, evidenciando a necessidade de ampliar o conhecimento de todos(as) os(as) trabalhadores(as) da educação em relação à Educação em Direitos Humanos (EDH), com o intuito de conscientizar a comunidade escolar para a construção de uma sociedade mais justa, formada por indivíduos mais conscientes de seus direitos e deveres.