Banca de DEFESA: SILVANA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA NUNES
DATA : 05/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Campus Cáceres - UNEMAT (formato remotao)
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM CÁCERES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Direitos Humanos; Ensino de História; ProfHistória


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a temática dos Direitos Humanos no âmbito da educação básica, na Rede Pública Estadual de Mato Grosso, no município de Cáceres-MT. A problemática foi delineada da seguinte forma: como e em que medida o tema da Educação em Direitos Humanos (EDH) está sendo abordado no cotidiano educacional? Destarte, estabelecemos como objetivo geral analisar como a EDH está sendo promovida nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos e documentais, em uma dinâmica descritiva e exploratória, utilizando a abordagem qualitativa dos marcos legislativos e das diretrizes educacionais do Estado brasileiro sobre o tema. Para a coleta de dados, utilizamos como fontes primárias os Regimentos Internos e os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) das instituições selecionadas para o estudo, além de possíveis projetos educacionais, planos de aula dos(as) professores(as) e um questionário aplicado aos(as) educadores(as). Os critérios observados na reflexão foram articulados nos âmbitos da caracterização das comunidades escolares, dos princípios e concepções educacionais, dos objetivos, dos currículos, da participação democrática, do ambiente escolar e da formação continuada sobre o tema. Por meio dessa análise, alcançamos nossos objetivos específicos ao compreender o grau de formação e a consciência crítica dos(as) trabalhadores(as) da educação em relação à temática dos Direitos Humanos. No findar da pesquisa, propusemos a confecção de um caderno paradidático como produto pedagógico, com foco na temática dos Direitos Humanos. Acreditamos que tanto a pesquisa quanto o caderno paradidático elaborado possam contribuir para a promoção de práxis pedagógicas emancipatórias, evidenciando a necessidade de ampliar o conhecimento de todos(as) os(as) trabalhadores(as) da educação em relação à Educação em Direitos Humanos (EDH), com o intuito de conscientizar a comunidade escolar para a construção de uma sociedade mais justa, formada por indivíduos mais conscientes de seus direitos e deveres. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 71675201 - MATHEUS DE MESQUITA E PONTES
Interno - 247541002 - JAIRO LUIS FLECK FALCAO
Externo à Instituição - KLEBERSON PIERRE CARDOSO DE JESUS - IFMT
Notícia cadastrada em: 31/03/2025 16:33
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