Ensino de História Indígena no Instituto Federal - campus Pontes e Lacerda “Fronteira Oeste”: minicursos com saberes Chiquitano e Nambiquara”
Palavras-chave: ProfHistória; Ensino de História Indígena; Nambiquara; Chiquitano
Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória), tem como objeto de estudo a investigação acerca do cumprimento da Lei 11.645/2008 a partir das ações pedagógicas realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Pontes e Lacerda, com foco em minicursos desenvolvidos em parceria com as comunidades indígenas Chiquitano e Nambiquara, tendo o ensino de História Indígena como ponto de partida para a realização destes minicursos, assim especificamente iremos analisar a estrutura dos minicursos e como está pode ser um ponto de partida para debates e ações interculturais, que integram toda a comunidade escolar. Neste sentido analisamos dois minicursos executados em parceria com as comunidades e aplicados junto aos estudantes, são eles: “Pintura Corporal” e “Produção de Arco e Flecha”, realizados entre os anos de 2023 e 2024 na instituição. O estudo fundamenta-se em autores que discutem o ensino de História e, particularmente, o ensino de História Indígena, articulando pressupostos da História Social com contribuições da Antropologia e da Etnografia, o que possibilita compreender e descrever os processos formativos decorrentes dos minicursos. Neste caso a pesquisa é participante e parte da participação direta nas ações, observação, registros etnográficos e análise documental o que possibilita compreender as ações desenvolvidas junto às comunidades indígenas. Os resultados apontam que os minicursos “Pintura Corporal” e “Produção de Arco e Flecha” contribuíram significativamente para o aprendizado sobre práticas tradicionais, cosmovisões, cultura e organização social dos povos Chiquitano e Nambiquara, ampliando a compreensão de estudantes e docentes acerca dos saberes indígenas. Essas ações vêm contribuindo para a efetiva implementação da Lei nº 11.645/2008 no contexto escolar local. Como produto educacional, elaborou-se uma cartilha descritiva sobre a construção e execução dos minicursos, destinada a professores e gestores escolares como material de apoio para a criação, adaptação e implementação de novas ações pedagógicas que integrem as comunidades indígenas e não-indígenas ao processo de ensino e aprendizagem de História.