O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT: PRÁTICAS E METODOLOGIAS PARA UMA EFETIVA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO
Educação do campo. Geografia. Estudantes.
A presente pesquisa tem como escopo abordar a forma como a Geografia escolar é ensinada em salas de aula na zona rural no município de Cáceres/MT, especificamente na escola localizada no Assentamento Paiol, que fica localizada a 40 km do perímetro urbano da cidade. O objetivo desse projeto é analisar de que forma os estudantes estão sendo estimulados a desenvolverem o raciocínio geográfico no ensino escolar, em contrapartida, os objetivos específicos elencados para esta pesquisa são: (1) Observar o meio em que os alunos das escolas do campo estão inseridos e a sua relação com a Geografia; (2) verificar as práticas de ensino usualmente utilizadas nas aulas de Geografia com alunos de escolas do campo; (3) compreender quais são as estratégias que os professores dessa localidade utilizam para adequar o ensino à realidade vivida (vida rural) em conteúdos direcionados a um modo de vida urbano; (4) Elencar quais são as práticas pedagógicas que esses profissionais têm acesso e se estas realmente os auxiliam em sala de aula. Com base nessas questões, a pesquisa tem como finalidade compreender a realidade do ensino do/no campo e sua relação com o campo do conhecimento da Geografia, e consequentemente propor uma discussão que busque construir uma aprendizagem de ensino que auxilie os estudantes a utilizarem o pensamento e raciocínio crítico e reflexivo. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo, neste, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, na qual o diálogo poderá ser mais natural e dinâmico com os entrevistados tornando-se assim uma entrevista mais flexível e contará com a observação participante dentro da sala de aula, juntamente com os alunos. Supõe-se que a pesquisa possa apontar para a existência de fatores que podem influenciar esse trabalho pedagógico em sala de aula, tais como o ambiente de trabalho, a presença ou falta de infraestrutura na unidade escolar, entre outros. Por fim espera-se que sejam identificados quais os possíveis problemas referentes à educação ofertada nas escolas do campo e reafirmar que esse modo de vida pode contribuir para a construção de um cidadão crítico e consciente de sua realidade e espacialidade.