Banca de QUALIFICAÇÃO: Pâmela Santiago de Brito

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Pâmela Santiago de Brito
DATA : 03/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online pelo link: meet.google.com/wjc-gijf-jhp
TÍTULO:

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT: PRÁTICAS E METODOLOGIAS PARA UMA EFETIVA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do campo. Geografia. Estudantes.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A presente pesquisa tem como escopo abordar a forma como a Geografia escolar é ensinada em salas de aula na zona rural no município de Cáceres/MT, especificamente na escola localizada no Assentamento Paiol, que fica localizada a 40 km do perímetro urbano da cidade. O objetivo desse projeto é analisar de que forma os estudantes estão sendo estimulados a desenvolverem o raciocínio geográfico no ensino escolar, em contrapartida, os objetivos específicos elencados para esta pesquisa são: (1) Observar o meio em que os alunos das escolas do campo estão inseridos e a sua relação com a Geografia; (2) verificar as práticas de ensino usualmente utilizadas nas aulas de Geografia com alunos de escolas do campo; (3) compreender quais são as estratégias que os professores dessa localidade utilizam para adequar o ensino à realidade vivida (vida rural) em conteúdos direcionados a um modo de vida urbano; (4) Elencar quais são as práticas pedagógicas que esses profissionais têm acesso e se estas realmente os auxiliam em sala de aula. Com base nessas questões, a pesquisa tem como finalidade compreender a realidade do ensino do/no campo e sua relação com o campo do conhecimento da Geografia, e consequentemente propor uma discussão que busque construir uma aprendizagem de ensino que auxilie os estudantes a utilizarem o pensamento e raciocínio crítico e reflexivo. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo, neste, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, na qual o diálogo poderá ser mais natural e dinâmico com os entrevistados tornando-se assim uma entrevista mais flexível e contará com a observação participante dentro da sala de aula, juntamente com os alunos.  Supõe-se que a pesquisa possa apontar para a existência de fatores que podem influenciar esse trabalho pedagógico em sala de aula, tais como o ambiente de trabalho, a presença ou falta de infraestrutura na unidade escolar, entre outros. Por fim espera-se que sejam identificados quais os possíveis problemas referentes à educação ofertada nas escolas do campo e reafirmar que esse modo de vida pode contribuir para a construção de um cidadão crítico e consciente de sua realidade e espacialidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 363.808.298-90 - BRUNO ZUCHERATO - UFMT
Interna - 60581007 - LISANIL DA CONCEICAO PATROCINIO PEREIRA
Externa à Instituição - EDIONE TEIXEIRA DE CARVALHO - IFMT
Externo à Instituição - MAGNO EMERSON BARBOSA DA SILVA - UFMT
Notícia cadastrada em: 30/01/2025 16:15
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