PRÁTICAS DO ENSINO EM GEOGRAFIA DO FUNDAMENTAL I, NA ESCOLA MUNICIPAL LOURDES MARIA DE LIMA, JAURU-MT: A DECOLONIALIDADE COMO CATEGORIA DE ANÁLISE
Decolonialidade. Ensino de Geografia. Categorias de análise geográficas. Livro Didático. Currículo de Geografia.
Este estudo dissertativo encontra-se delimitado em analisar o Ensino de Geografia, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 5º Anos, da Escola Municipal Lourdes Maria de Lima, no município de Jauru-MT. O objetivo foi verificar a abordagem de ensino empregada, o uso ou não da perspectiva decolonial, referente aos povos originários, afro-brasileiros e outras populações tradicionais. O método de abordagem teórica é o dialético, de abordagem qualitativa. Os tipos de pesquisa foram a bibliográfica e documental, para analisar o Currículo de Ensino de Geografia nos livros didáticos e o atual documento normativo conhecido como Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Concomitante a isso, também é considerada a Lei n. 11.645/2008, referente ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas, no programa de Ensino de Geografia do 1º ao 5º ano. Neste estudo também se utilizou de técnicas quantitativas e qualitativas em coleta de informações, por intermédio de entrevistas, no anseio de observar a presença ou não de práticas decoloniais nos trabalhos dos professores, ao manusear livros utilizados, participar de eventos culturais e projetos desenvolvidos na unidade escolar, entre outros. Como resultado, conclui-se que na escola há práticas de ensino decolonial, há desenhos que representam os povos indígenas e negros, e entendemos que foi possível de encontrar nos livros de Geografia analisados, a representatividade desses povos com ênfase na perspectiva das categorias geográficas, sobretudo paisagem e lugar.