CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO RECURSO ESSENCIAL NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Palavras-Chave: Geografia; Cartografia; Ensino; Mapa; Letramento
RESUMO
O ensino de Cartografia Escolar é parte importante do ensino de Geografia Escolar, não há como se imaginar o estudo de uma sem a outra. Contudo existem dificuldades enfrentadas tanto por discentes quanto docentes durante o processo de ensino/aprendizagem. O resultado esperado desse processo, o Letramento Cartográfico, nem sempre acontece no período esperado, que segundo a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017), é durante o Ensino Fundamenta. A Seguinte Dissertação tem por objetivo apresentar, através de uma Pesquisa-Ação, uma proposta metodológica para o ensino de Cartografia Escolar em Geografia Escolar no Ensino Médio. O que se busca é propor um método no qual os alunos serão instados a produzir seus próprios mapas temáticos, onde os conceitos e métodos de elaboração desses materiais serão utilizados para representar a realidade vivida e observada por eles. Espera-se que, através do desenvolvimento desta pesquisa, o Letramento Cartográfico dos alunos do seja facilitado, propiciando aos alunos a habilidade de fazer a leitura e interpretação dos mais variados produtos cartográficos, bem como contribuir para a sua construção dos conhecimentos espaciais.