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Dissertações |
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JOSIMARA LIMA FURTADO DOS SANTOS
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CONEXÃO ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA NO CONTEXTO DA BNCC À LUZ DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
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Orientador : JUNIOR CESAR ALVES SOARES
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Data: 24/03/2021
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Esta pesquisa mostra o quanto h á uma conexão intrínseca entre a música e a matemática a qual pode ser utilizada no ensino de c onteúdos matemáticos como recurso motivador . Em particular, pode se observar a aplicabilidade em funções trigonométricas. O presente trabalho ainda aborda o novo documento da Educação Básica Brasileira que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com intuito e preocupação de melhorar o ensino da Matemática Básica também apresenta o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK) que auxilia muito os professores a melhorarem sua didática , pois a maior preocupação é a aprendizagem do aluno Dedica s e um capítulo à abordagem d os conceitos matemáticos necessários para o desenvolvimento da proposta pedagógica contida neste trabalho. Por fim propõe atividades para Função Trigonométrica utilizando a música como recurso metodológico com apoio dos softwares GeoGebra e Audacity.
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This research shows how much there is an intrinsic connection between music and mathematics which can be used in teaching mathematical content as a motivating resource. In particular, one can observe the applicability in trigonometric functions. The present work also addresses the new Brazili an Basic Education document, which is the National Common Curricular Base (BNCC) and with the intention and concern to improve the teaching of Basic Mathematics, it also presents the Specialized Knowledge of the Mathematics Teacher (MTSK), which greatly te achers to improve their teaching skills, as the main concern is student learning. Soon there is a chapter with approaches to the mathematical concepts necessary for the development of the pedagogical proposal contained in this work. Finally, it proposes activities for the Trigonometric Function using music as a methodological resource with the support of GeoGebra and Audacity software. Keywords:
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BRUNNA CAROLINY DO VALE DOUTOR COLADO
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TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COMO APLICAÇÕES NO ENSINO DE MATRIZES, VIA GEOGEBBRA.
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Orientador : EPITÁCIO PEDRO DA SILVA JÚNIOR
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Data: 29/03/2021
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Diante da grande expansão das tecnologias, é essencial que o professor utilize esses recursos no processo de ensino e aprendizagem com a finalidade de despertar a atenção e o interesse dos estudantes. O objetivo principal deste estudo é utilização do software GeoGebra na potencialização do ensino e aprendizagem em matemática, de forma signifcativa e divertida para o aluno. Dissertará sobre a aplicação do software no ensino das Matrizes e suas aplicaçôes, possibilitando o estudo de transformações geométricas simples (rotações, translações, refexões, ampliações e reduções) que podem ser trabalhados no 2º ano do Ensino Médio, oportunizando a exploração da notação de matrizes e suas operações. No primeiro momento, haverá um breve histórico do surgimento e ensino das matrizes e transformações geométricas, a importância da utilização de recursos digitais em sala de aula, bem como as orientações dos documentos oficiais sobre tais assuntos. Em seguida, apresentará uma sinntese dos trabalhos já realizados sobre o tema, onde se destaca o diferencial do presente trabalho. Logo depois, as definições matemáticas de matrizes e transformações geométricas necessárias para entendimento e execução das atividades propostas. Por fim, uma apresentação do software Geogebra e suas funcionalidades e algumas atividades para serem trabalhadas em sala de aula. Além deste texto, também foi criado um livro online com todas as construções sugeridas nas atividades. O resultado final é um interessante material visual da aplicação de transformações geométricas no ensino de matrizes a partir do software Geogebra. Esta proposta, por todas as considerações acima, pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos, contemplando os temas estudados.
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In view of the great expansion of technologies, it is essential that the teacher uses these resources in the teaching and learning process in order to arouse students' attention and interest. The main objective of this study is to use the GeoGebra software to enhance teaching and learning in mathematics, in a meaningful and fun way for the student. It will talk about the application of the software in the teaching of Matrices and their applications, allowing the study of simple geometric transformations (rotations, translations, re ections, enlargements and reductions) that can be worked on in the 2nd year of High School, enabling the exploration of the notion of matrices and its operations. At first, there will be a brief history of the emergence and teaching of matrices and geometric transformations, the importance of using digital resources in the classroom, as well as the guidelines of official documents on such subjects. Then, it will present a synthesis of the works already carried out on the theme, highlighting the diffeerential of this work. Soon after, the mathematical definitions of matrices and geometric transformations necessary for understanding and carrying out the proposed activities. Finally, a presentation of the Geogebra software and its functionalities and some activities to be worked on in the classroom. In addition to this text, an online book was also created with all the constructions suggested in the activities. The end result is an interesting visual material for the application of geometric transformations in the teaching of matrices using the Geogebra software. This proposal, for all the above considerations, can enrich the teaching and learning process and contribute to the development of students' autonomy and creativity, contemplating the studied themes.
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ANDRE LUIZ MEZZ
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Contextualização de problemas de matemática utilizando literatura.
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Orientador : JUNIOR CESAR ALVES SOARES
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Data: 31/05/2021
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Neste trabalho é abordado uma relação entre a matemática e a literatura, dando foco na elaboração de problemas contextualizados. O intuito é apresentar uma metodologia de ensinar utilizando literaturas que abrangem conteúdos matemáticos, mesmo que discretamente. As literaturas em questão são: “Alice no País das Maravilhas”, escrito por Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson; “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza; e obras afins como“ Alice no País dos Enigmas” e “Matemática Divertida e Curiosa”, fornecendo aos professores do Ensino Fundamental II, Médio e até Superior, uma visão diferenciada de contextualizar atividades ou criar desafios através das obras citadas.
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This work addresses a relationship between mathematics and literature, focusing on the elaboration of contextualized problems. The intention is to present a methodology of teaching using literatures that cover mathematical contents, even if discretely. The literature in question is “Alice in Wonderland," written by Lewis Carroll, pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson; “The Man Who Counted", by Malba Tahan, pseudonym of Júlio César de Mello e Souza; and related works such as “Alice in Puzzle-Land" and “Funny and Curious Mathematics", providing to the teachers of Elementary II, Highschool and even in higher education, a differentiated view of contextualizing activities or creating challenges through the works cited.
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WANESSA HOFFMANN
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ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM
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Orientador : MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
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Data: 30/07/2021
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Esta pesquisa tem como objetivo elaborar um objeto digital de aprendizagem do tipo jogo para contribuir com o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração com números inteiros. Nesse sentido, abordamos o conceito de objeto digital de aprendizagem e suas características técnicas e pedagógicas, bem como as propriedades que caracterizam o conjunto dos números inteiros. Vale ressaltar que se considera como um objeto de aprendizagem todo recurso digital que possa ser reutilizado para a aprendizagem. Para atingir tal objetivo foi utilizada a metodologia INTERA que consiste em um arcabouço de processos para o desenvolvimento de conteúdos digitais utilizados para a aprendizagem. O objeto digital de aprendizagem desenvolvido neste trabalho chama-se “Labirinto dos Inteiros” e destina-se a alunos do 7º ano do ensino fundamental. Este objeto é um jogo inspirado no Pac-Man, onde o boneco (Minecraft) tem como objetivo pegar a fruta que contém a resposta correta da operação com números inteiros, ao mesmo tempo que desvia dos fantasmas que vão surgindo no decorrer do tempo, pois se os fantasmas tocarem nele o jogo é finalizado. Este tipo de objeto desperta a motivação interna e, consequentemente, a participação ativa dos alunos e hábitos de persistência no avanço dos desafios. Assim, o aluno aprende por si só, através da interação com o jogo, e cabe ao professor o papel de mediador do processo, dando orientações para que a atenção do aluno não seja destinada apenas para a competição e enfatizando os conceitos a serem desenvolvidos.
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This research aims to develop a game-like digital learning object to contribute to the teaching and learning of addition and subtraction operations with whole numbers. In this sense, we approach the concept of digital learning object and its technical and pedagogical characteristics, as well as the properties that characterize the set of whole numbers. It is noteworthy that every digital resource that can be reused for learning is considered a learning object. To achieve the objective used the INTERA methodology which consists of a framework of processes for the development of digital content used for learning. The digital learning object developed in this work is called “Labyrinth of Integers” and is intended for students in the 7th year of elementary school. This object is a game inspired by Pac-Man, where the puppet (Minecraft) aims to catch the fruit that contains a correct answer to the operation with whole numbers, while avoiding the ghosts that appear over time, as if the ghosts touch it the game is over. This type of object awakens internal motivation and, consequently, the active participation of students and habits of persistence in advancing challenges. Thus, the student learns by himself, through interaction with the game, and it is up to the teacher to mediate the process, providing guidance so that the student's attention is not only destined for competition and emphasizing the concepts to be developed.
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MÁRCIO NORBERTO DA COSTA
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ENSINO DE PROBABILIDADE: UM ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2020
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Orientador : MÁRCIO UREL RODRIGUES
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Data: 10/09/2021
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Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou: investigar e analisar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas ao Ensino de Probabilidade dentro dos programas de pós-graduação no Brasil no período de 2000 a 2020. Desta maneira, a questão norteadora que direcionou nossa investigação foi: O que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Ensino de Probabilidade desenvolvidas no período de 2000 a 2020 no Brasil? A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dissertações e teses publicadas na BDTD e no banco de dissertações do PROFMAT no período de 2000 a 2020, por meio do “Estado da Arte”, o qual possibilita a compreensão dos estudos realizados a respeito do Ensino de Probabilidade, de modo quantificado e ordenado. O Corpus da Pesquisa foi constituído por um total de 207 pesquisas – dissertações e teses – envolvendo a referida temática. Para a análise desse material, assume-se o caráter essencialmente interpretativo e a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). A partir do levantamento e das análises realizadas, observou-se um crescimento das investigações a respeito do Ensino de Probabilidade presente em oito temáticas principais: (i) Relações de Probabilidade e Estatística; (ii) Relações de Probabilidade e Combinatória; (iii) Conteúdos e Conceitos de Probabilidade; (iv) Probabilidade e suas Aplicações; (v) Ensino de Probabilidade e a Formação de Professores de Matemática; (vi) Ensino de Probabilidade com Jogos; (vii) Ensino de Probabilidade com Tecnologias; (viii) Ensino de Probabilidade através da Resolução de Problemas. Considerando estes oito eixos temáticos elencados nesse Estado da Arte, compreendemos que o Ensino de Probabilidade ganhou destaque nos últimos 20 anos, mas com mais força nos últimos anos com o PROFMAT, bem como com a materialização como unidade temática na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ressaltamos a necessidade de futuras pesquisas que aprofundem as discussões sobre o ensino de Probabilidade, lançando novos questionamentos e metodologias de Ensino, propiciando uma visão mais aprofundada e crítica do que já foi produzido nas dissertações e teses. Como Produto Educacional, catalogamos 31 pesquisas relacionadas ao Ensino de Probabilidade com Jogos.
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This research aimed to: investigate and analyze the academic production of dissertations and theses related to the Teaching of Probability within graduate programs in Brazil from 2000 to 2020. Thus, the guiding question that guided our investigation was: What about us reveal academic research (dissertations and theses) involving the Teaching of Probability developed in the period 2000-2020 in Brazil? The research was carried out through a survey of dissertations and theses published in the BDTD and in the PROFMAT dissertation bank from 2000 to 2020, through the "State of the Art", which enables the understanding of the studies carried out on the Probability teaching, in a quantified and orderly way. The Corpus of Research consisted of a total of 207 researches – dissertations and theses – involving the referred theme. For the analysis of this material, the essentially interpretative character and Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019) are assumed. From the survey and the analyzes carried out, there was an increase in investigations about the Teaching of Probability present in eight main themes: (i) Probability and Statistics Relations; (ii) Probability and Combinatorial Relationships; (iii) Probability Contents and Concepts; (iv) Probability and its Applications; (v) Probability Teaching and Mathematics Teacher Training; (vi) Teaching Probability with Games; (vii) Teaching Probability with Technologies; (viii) Teaching Probability through Problem Solving. Considering these eight thematic axes listed in this State of the Art, we understand that Probability Teaching has gained prominence in the last 20 years, but with greater strength in recent years with PROFMAT, as well as with the materialization as a thematic unit in the Common National Curriculum Base - BNCC . We emphasize the need for future research to deepen discussions on the teaching of Probability, launching new questions and teaching methodologies, providing a deeper and more critical view of what has already been produced in dissertations and theses. As an Educational Product, we cataloged 31 researches related to Teaching Probability with Games.
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MIRIAM DE LIMA HELLMANN
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GeoGebraBook para o ensino de Corpos Redondos e Esfera
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Orientador : WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
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Data: 24/09/2021
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O objetivo geral do produto educacional comunicado nesta dissertação, é oferecer uma proposta de material digital, interativo e customizável sobre Corpos Redondos, através de um GeogebraBook, com a finalidade de contribuir para os professores de matemática. As atividades elaboradas contemplam habilidades da BNCC correlacionadas ao tema deste estudo.
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The general objective of the educational product communicated in this dissertation is to offer a proposal for digital, interactive and customizable material about Round Bodies, through a GeogebraBook, with the purpose of contributing to mathematics teachers. The activities developed include BNCC skills correlated to the theme of this study.
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RONALDO ALVES DOS SANTOS
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
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Orientador : WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
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Data: 27/09/2021
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Este trabalho propõe uma sequencia de atividades sobre frações para o oitavo ano do ensino fundamental, desde os conceitos iniciais, até a abordagem das dízimas periódicas usando jogos e o software geogebra.
Esta pesquisa ainda aborda o novo documento da Educação Básica Brasileira que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com o objetivo de melhorar o ensino da Matemática Básica, apresenta sugestões de como pode ser feita a abordagem de frações em sala de aula para a melhora da didática, e possíveis recuperações no processo do ensino aprendizagem, pois a maior preocupação é a aprendizagem do aluno.
Dedica-se um capítulo à várias abordagens dos conceitos de frações na prática.
Por fim, propõe atividade de um jogo sobre dízimas utilizando também a probabilidade como recurso para o entendimento de frações (jogo disponível na internet).
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This work proposes a sequence of activities on fractions for the eighth grade of elementary school, from initial concepts to the approach of periodic tithes using games and geogebra software. This research also addresses the new document on Brazilian Basic Education which is the Common National Curriculum Base (BNCC) and, with the objective of improving the teaching of Basic Mathematics, presents suggestions on how to approach fractions in the classroom for the improvement of didactics, and possible recovery in the teaching-learning process, as the greatest concern is the student's learning. A chapter is devoted to various approaches to the concepts of fractions in practice. Finally, it proposes an activity of a game about tithes also using probability as a resource for understanding fractions (a game available on the internet).
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IVONILDO FERREIRA MARTINS SOUTO
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Uma proposta de ensino aprendizagem da estatística básica para o 9º ano, através de situações problema do cotidiano
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Orientador : LUIZ ANTONIO JACYNTHO
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Data: 28/09/2021
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Neste trabalho é apresentada uma proposta metodológica diferenciada pautada na aprendizagem significativa, defendida por David Ausubel para trabalhar a habilidade 23 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do 9º Ano do ensino fundamental, contemplando também algumas competências específicas, de modo que o aluno seja capaz de assimilar e compreender os conceitos matemáticos e estatísticos, através de situações problemas cotidianas, em nosso caso específico as discussões serão feitas a partir do manejo alimentar de um criador de peixes, utilizando a estatística como uma ferramenta, para que possa auxiliá-los, nas tomadas de decisões e que sejam capazes de ler e interpretar dados e resultados estatísticos, seja estes apresentados em tabelas ou gráficos, no qual também é feita uma abordagem do Excel, como uma ferramenta para o ensino dos conteúdos ministrados, no intuito de inserir as metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem. Espera-se ao final deste trabalho que seja construída uma proposta pedagógica que possa auxiliar os professores a ministrar estes conteúdos para os alunos.
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This work presents a differentiated methodological proposal based on meaningful learning, defended by David Ausubel to work skill 23 of the BNCC (Common National Curriculum Base), from the 9th year of elementary school, also contemplating some specific skills, so that the student is able to assimilate and understand mathematical and statistical concepts, through everyday problem situations, in our specific case the discussions will be based on the food management of a fish farmer, using statistics as a tool, so that you can help them, in decision-making and who are able to read and interpret statistical data and results, whether presented in tables or graphs, in which an Excel approach is also made, as a tool for teaching the contents taught, in order to insert the active methodologies in the teaching-learning process. At the end of this work, it is expected that a pedagogical proposal will be built that can help teachers to teach these contents to students.
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WHATILAN FERNANDES LUCIANO
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CARTOONS MATEMÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES: UMA SÉRIE
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Orientador : DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
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Data: 29/09/2021
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O objetivo dessa dissertação é desenvolver uma série de cartoons matemáticos digitais para o uso em aulas na Educação Básica. Cartoons Matemáticos Digitais, nesta dissertação são definidos como são produções audiovisuais - desenhos, colagens ou modelagens - animadas por meios digitais (softwares, aplicativos, etc.) que visem à comunicação de ideias matemáticas (SOUTO, 2016, manuscrito). Os dados sobre a temática a ser abordada nos cartoons foram produzidos durante a pandemia da covid-19 com professores da educação básica de escolas públicas do estado de Mato Grosso, mediante questionário online. Do ponto de vista teórico esta dissertação fundamenta-se em pesquisas que discutem as tecnologias digitais na educação matemática e também o uso e produção de vídeos, mais especificamente os cartoons matemáticos digitais. Metodologicamente apoiou-se pelo paradigma qualitativo de pesquisa e em dois métodos de desenvolvimento e produção de um produto, sendo eles: o Design Industrial ou fases de Löbach (2001) e o guia para produção de cartoons matemáticos digitais o “Luz, Câmera Educação Matemática em Animação” de Souza e Souto (2018). O produto desta pesquisa é uma série com cinco episódios que aborda os conceitos de funções afim, quadrática e exponencial.
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WANDERSON MATOS E SILVA
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Abordagens de Ensino de Progressões Aritméticas com uso de smartphones e Applets no GeoGebra
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Orientador : DIEGO PIASSON
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Data: 30/09/2021
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Neste trabalho é apresentada uma proposta educacional que considera o processo de ensino e aprendizagem de álgebra, em especial, de progressões aritméticas, através de uma perspectiva de influência sensorial. Para esse fim, usamos o software Geogebra para criar um conjunto de objetos de aprendizagem (applets) que, pautados no princípio da dinamicidade, permitem estabelecer uma estrutura cognitiva que o pode levar a a compreensão de padrões algébricos vinculados à sequências numéricas em progressão aritmética. Esses padrões são expressados como elementos figurativos/geométricos, dinamizados pelo movimento e por elementos visuais de persuasão didática. Os objetos digitais criados no Geogebra se constituem em produtos educacionais que são apresentados como resultados deste trabalho.
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This work presents an educational proposal that considers the teaching and learning process of algebra, in particular, arithmetic progressions, through a perspective of sensory influence. To this end, we use Geogebra software to create a set of learning objects (applets) that, based on the principle of dynamics, allow us to establish a cognitive structure that can lead to the understanding of algebraic patterns linked to numerical sequences in arithmetic progression. These patterns are expressed as figurative/geometric elements, dynamized by movement and visual elements of didactic persuasion. Digital objects created in Geogebra constitute educational products that are presented as results of this work.
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