Dissertações/Teses

2023
Dissertações
1
  • DENYSON JALES DA SILVA
  • OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM DO TIPO VÍDEO INTERATIVO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS

  • Orientador : MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
  • Data: 23/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto digital de aprendizagem do tipo Vídeo interativo voltado ao processo de ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, como também para a interpretação de problemas. Nesse sentido, enfatizamos o que são objetos digitais de aprendizagem e suas características pedagógicas e técnicas, e ainda, são abordadas as vantagens de utilizar vídeos interativos, uma vez que eles podem contribuir tanto no ensino, quanto na aprendizagem dos alunos, de acordo com Braga (2014) e Tarouco (2014). Na sequência apresentamos aspectos históricos e as propriedades fundamentais das quatro operações básicas da matemática com números naturais. A metodologia de desenvolvimento utilizada foi a INTERA de Braga (2015), que esboça os processos para o desenvolvimento de qualquer tipo de conteúdo digital utilizado para a aprendizagem. Considerando as dificuldades dos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental, em resolver as quatro operações básicas da matemática e interpretação de problemas, tornou-se necessária a busca por estratégias pedagógicas com o intuito de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, desenvolvemos um objeto digital de aprendizagem do tipo Vídeo Interativo, o qual proporciona a exploração das quatro operações de forma interpretativa. O Vídeo interativo foi desenvolvido por meio do software ActivePresenter e o aplicativo Bitmoj, e terá opções de explicação do conceito e propriedades de adição, subtração, multiplicação e divisão, como também interpretações de problemas e poderá ser disponibilizado através de um link de acesso pelo WhatsApp. 


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this work was the development of a digital learning object of the type Interactive Video aimed at the teaching-learning process of the four basic operations of mathematics, as well as for the interpretation of problems. In this sense, we emphasize what are digital learning objects and their pedagogical and technical characteristics, and also, the advantages of using interactive videos are addressed, since they can contribute both in teaching and in student learning, according to Braga (2014) and Tarouco (2014). Next, we present historical aspects and fundamental properties of the four basic mathematical operations with natural numbers. The development methodology used was INTERA from Braga (2015), which outlines the processes for the development of any type of digital content used for learning. Considering the difficulties of students in the 6th year of Elementary School, in solving the four basic operations of mathematics and problem interpretation, it became necessary to search for pedagogical strategies in order to contribute to students' learning. Therefore, we developed a digital learning object of the Interactive Video type, which provides the exploration of the four operations in an interpretive way. The interactive video was developed using the ActivePresenter software and the Bitmoj application, and will have options for explaining the concept and properties of addition, subtraction, multiplication and division, as well as problem interpretations and can be made available through an access link via WhatsApp .

2
  • Eduardo de Jesus Madalena
  • OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNEMAT NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES: UNIDADE TEMÁTICA DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO A BNCC

  • Orientador : EPITÁCIO PEDRO DA SILVA JÚNIOR
  • Data: 07/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo verificar os resultados obtidos pelos participantes, em relação aos problemas matemáticos, correspondentes às provas da Olimpíada de Matemática da Unemat, Campus de Barra do Bugres –MT. Nesse sentido, observar também, quais as habilidades da unidade de números e álgebra elencadas na Base Nacional Comum Curricular da área de matemática foram plenamente desenvolvidas pelos alunos participantes durante a realização das provas em análise e quais ainda estão em processo de desenvolvimento. Inicialmente, foi realizado uma pesquisa bibliográfica por meio dos sites das principais Olimpíadas de matemática, tais como Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), bem como a Base Nacional Comum Currricular (BNCC), relatando sobre algumas informações relevantes para o objeto de pesquisa. Para sustentar as análises realizadas, nos apoiamos aos resultados obtidos pelos educandos que participaram da etapa do Ensino Médio e, que fizeram as provas da 2ª e da 3ª fase do certame nas edições dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2022, verificando o desempenho médio dos mesmos. É importante salientar que todos os problemas foram classificados por unidades e por habilidades.  O desempenho médio por unidade, foi descrito considerando as três unidades da BNCC ensino médio, Números e álgebra, geometria e medidas e probabilidade e estatística, e consequentemente destacando-se o percentual médio de acertos, posteriormente, por habilidades da unidade de números e álgebra. Ao término das análises, verificamos que na maioria das habilidades observadas no que diz respeito aos problemas matemáticos, o rendimento médio dos alunos ficou aquém em relação aos resultados esperados para esta etapa de ensino.


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to verify the results obtained by the participants in relation to the mathematical problems corresponding to the Mathematics Olympiad exams at Unemat, Barra do Bugres Campus - MT. In this sense, it also aims to observe which skills in the areas of numbers and algebra, as listed in the National Common Curricular Base for Mathematics, were fully developed by the participating students during the exams under analysis, and which are still in the process of development. Initially, a bibliographic research was conducted through the websites of the main mathematics Olympiads, such as the International Mathematical Olympiad (IMO), Brazilian Mathematics Olympiad (OBM), and Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools (OBMEP), as well as the National Common Curricular Base (BNCC), providing relevant information for the research objective. To support the analyses, we relied on the results obtained by students who participated in the High School stage and took the exams in the 2nd and 3rd phases of the competition in the editions of 2017, 2018, 2019, and 2022, analyzing their average performance. It is important to emphasize that all problems were classified by units and skills. The average performance per unit was described considering the three units of the BNCC for high school: Numbers and Algebra, Geometry and Measures, and Probability and Statistics, highlighting the average percentage of correct answers, and subsequently, the skills within the numbers and algebra unit. At the end of the analysis, it was observed that in most of the skills related to the mathematical problems, the average performance of the students fell short of the expected results for this stage of education.

2021
Dissertações
1
  • JOSIMARA LIMA FURTADO DOS SANTOS
  • CONEXÃO ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA NO CONTEXTO DA BNCC À LUZ
    DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Orientador : JUNIOR CESAR ALVES SOARES
  • Data: 24/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa mostra o quanto h á uma conexão intrínseca entre a música e a
    matemática a qual pode ser utilizada no ensino de c onteúdos matemáticos como
    recurso motivador . Em particular, pode se observar a aplicabilidade em funções
    trigonométricas.
    O presente trabalho ainda aborda o novo documento da Educação Básica
    Brasileira que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com intuito e
    preocupação de melhorar o ensino da Matemática Básica também apresenta o
    Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK) que auxilia muito
    os professores a melhorarem sua didática , pois a maior preocupação é a
    aprendizagem do aluno
    Dedica s e um capítulo à abordagem d os conceitos matemáticos necessários
    para o desenvolvimento da proposta pedagógica contida neste trabalho.
    Por fim propõe atividades para Função Trigonométrica utilizando a música
    como recurso metodológico com apoio dos softwares GeoGebra e Audacity.


  • Mostrar Abstract
  • This research shows how much there is an intrinsic connection between music
    and mathematics which can be used in teaching mathematical content as a motivating
    resource. In particular, one can observe the applicability in trigonometric functions.
    The present work also addresses the new Brazili an Basic Education document,
    which is the National Common Curricular Base (BNCC) and with the intention and
    concern to improve the teaching of Basic Mathematics, it also presents the Specialized
    Knowledge of the Mathematics Teacher (MTSK), which greatly te achers to improve
    their teaching skills, as the main concern is student learning.
    Soon there is a chapter with approaches to the mathematical concepts
    necessary for the development of the pedagogical proposal contained in this work.
    Finally, it proposes activities for the Trigonometric Function using music as a
    methodological resource with the support of GeoGebra and Audacity software.
    Keywords:

2
  • BRUNNA CAROLINY DO VALE DOUTOR COLADO
  • TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COMO APLICAÇÕES NO ENSINO DE MATRIZES, VIA GEOGEBBRA.

  • Orientador : EPITÁCIO PEDRO DA SILVA JÚNIOR
  • Data: 29/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • Diante da grande expansão das tecnologias, é essencial que o professor utilize esses recursos no processo de ensino e aprendizagem com a finalidade de despertar a atenção e o interesse dos estudantes. O objetivo principal deste estudo é utilização do software GeoGebra na potencialização do ensino e aprendizagem em matemática, de forma signifcativa e divertida para o aluno. Dissertará sobre a aplicação do software no ensino das Matrizes e suas aplicaçôes, possibilitando o estudo de transformações geométricas simples (rotações, translações, refexões, ampliações e reduções) que podem ser trabalhados no 2º ano do Ensino Médio, oportunizando a exploração da notação de matrizes e suas operações. No primeiro momento, haverá um breve histórico do surgimento e ensino das matrizes e transformações geométricas, a importância da utilização de recursos digitais em sala de aula, bem como as orientações dos documentos oficiais sobre tais assuntos. Em seguida, apresentará uma sinntese dos trabalhos já realizados sobre o tema, onde se destaca o diferencial do presente trabalho. Logo depois, as definições matemáticas de matrizes e transformações geométricas necessárias para entendimento e execução das atividades propostas. Por fim, uma apresentação do software Geogebra e suas funcionalidades e algumas atividades para serem trabalhadas em sala de aula. Além deste texto, também foi criado um livro online com todas as construções sugeridas nas atividades. O resultado final é um interessante material visual da aplicação de transformações geométricas no ensino de matrizes a partir do software Geogebra. Esta proposta, por todas as considerações acima, pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos, contemplando os temas estudados.


  • Mostrar Abstract
  • In view of the great expansion of technologies, it is essential that the teacher uses these resources in the teaching and learning process in order to arouse students' attention and interest. The main objective of this study is to use the GeoGebra software to enhance teaching and learning in mathematics, in a meaningful and fun way for the student. It will talk about the application of the software in the teaching of Matrices and their applications, allowing the study of simple geometric transformations (rotations, translations, re ections, enlargements and reductions) that can be worked on in the 2nd year of High School, enabling the exploration of the notion of matrices and its operations. At first, there will be a brief history of the emergence and teaching of matrices and geometric transformations, the importance of using digital resources in the classroom, as well as the guidelines of official documents on such subjects. Then, it will present a synthesis of the works already carried out on the theme, highlighting the diffeerential of this work. Soon after, the mathematical definitions of matrices and geometric transformations necessary for understanding and carrying out the proposed activities. Finally, a presentation of the Geogebra software and its functionalities and some activities to be worked on in the classroom. In addition to this text, an online book was also created with all the constructions suggested in the activities. The end result is an interesting visual material for the application of geometric transformations in the teaching of matrices using the Geogebra software. This proposal, for all the above considerations, can enrich the teaching and learning process and contribute to the development of students' autonomy and creativity, contemplating the studied themes.

3
  • ANDRE LUIZ MEZZ

  • Contextualização de problemas de matemática utilizando literatura.

  • Orientador : JUNIOR CESAR ALVES SOARES
  • Data: 31/05/2021

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho é abordado uma relação entre a matemática e a literatura, dando foco na elaboração de problemas contextualizados. O intuito é apresentar uma metodologia de ensinar utilizando literaturas que abrangem conteúdos matemáticos, mesmo que discretamente. As literaturas em questão são: “Alice no País das Maravilhas”, escrito por Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson; “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza; e obras afins como“ Alice no País dos Enigmas” e “Matemática Divertida e Curiosa”, fornecendo aos professores do Ensino Fundamental II, Médio e até Superior, uma visão diferenciada de contextualizar atividades ou criar desafios através das obras citadas.


  • Mostrar Abstract
  • This work addresses a relationship between mathematics and literature, focusing on the elaboration of contextualized problems. The intention is to present a methodology of teaching using literatures that cover mathematical contents, even if discretely. The literature in question is “Alice in Wonderland," written by Lewis Carroll, pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson; “The Man Who Counted", by Malba Tahan, pseudonym of Júlio César de Mello e Souza; and related works such as “Alice in Puzzle-Land" and “Funny and Curious Mathematics", providing to the teachers of Elementary II, Highschool and even in higher education, a differentiated view of contextualizing activities or creating challenges through the works cited.

4
  • WANESSA HOFFMANN
  • ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM

  • Orientador : MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
  • Data: 30/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objetivo elaborar um objeto digital de aprendizagem do tipo jogo para contribuir com o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração com números inteiros. Nesse sentido, abordamos o conceito de objeto digital de aprendizagem e suas características técnicas e pedagógicas, bem como as propriedades que caracterizam o conjunto dos números inteiros. Vale ressaltar que se considera como um objeto de aprendizagem todo recurso digital que possa ser reutilizado para a aprendizagem. Para atingir tal objetivo foi utilizada a metodologia INTERA que consiste em um arcabouço de processos para o desenvolvimento de conteúdos digitais utilizados para a aprendizagem. O objeto digital de aprendizagem desenvolvido neste trabalho chama-se “Labirinto dos Inteiros” e destina-se a alunos do 7º ano do ensino fundamental. Este objeto é um jogo inspirado no Pac-Man, onde o boneco (Minecraft) tem como objetivo pegar a fruta que contém a resposta correta da operação com números inteiros, ao mesmo tempo que desvia dos fantasmas que vão surgindo no decorrer do tempo, pois se os fantasmas tocarem nele o jogo é finalizado. Este tipo de objeto desperta a motivação interna e, consequentemente, a participação ativa dos alunos e hábitos de persistência no avanço dos desafios. Assim, o aluno aprende por si só, através da interação com o jogo, e cabe ao professor o papel de mediador do processo, dando orientações para que a atenção do aluno não seja destinada apenas para a competição e enfatizando os conceitos a serem desenvolvidos.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to develop a game-like digital learning object to contribute to the teaching and learning of addition and subtraction operations with whole numbers. In this sense, we approach the concept of digital learning object and its technical and pedagogical characteristics, as well as the properties that characterize the set of whole numbers. It is noteworthy that every digital resource that can be reused for learning is considered a learning object. To achieve the objective used the INTERA methodology which consists of a framework of processes for the development of digital content used for learning. The digital learning object developed in this work is called “Labyrinth of Integers” and is intended for students in the 7th year of elementary school. This object is a game inspired by Pac-Man, where the puppet (Minecraft) aims to catch the fruit that contains a correct answer to the operation with whole numbers, while avoiding the ghosts that appear over time, as if the ghosts touch it the game is over. This type of object awakens internal motivation and, consequently, the active participation of students and habits of persistence in advancing challenges. Thus, the student learns by himself, through interaction with the game, and it is up to the teacher to mediate the process, providing guidance so that the student's attention is not only destined for competition and emphasizing the concepts to be developed.

5
  • MÁRCIO NORBERTO DA COSTA
  • ENSINO DE PROBABILIDADE: UM ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2020

  • Orientador : MÁRCIO UREL RODRIGUES
  • Data: 10/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou: investigar e analisar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas ao Ensino de Probabilidade dentro dos programas de pós-graduação no Brasil no período de 2000 a 2020. Desta maneira, a questão norteadora que direcionou nossa investigação foi: O que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Ensino de Probabilidade desenvolvidas no período de 2000 a 2020 no Brasil? A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dissertações e teses publicadas na BDTD e no banco de dissertações do PROFMAT no período de 2000 a 2020, por meio do “Estado da Arte”, o qual possibilita a compreensão dos estudos realizados a respeito do Ensino de Probabilidade, de modo quantificado e ordenado. O Corpus da Pesquisa foi constituído por um total de 207 pesquisas – dissertações e teses – envolvendo a referida temática. Para a análise desse material, assume-se o caráter essencialmente interpretativo e a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). A partir do levantamento e das análises realizadas, observou-se um crescimento das investigações a respeito do Ensino de Probabilidade presente em oito temáticas principais: (i) Relações de Probabilidade e Estatística; (ii) Relações de Probabilidade e Combinatória; (iii) Conteúdos e Conceitos de Probabilidade; (iv) Probabilidade e suas Aplicações; (v) Ensino de Probabilidade e a Formação de Professores de Matemática; (vi) Ensino de Probabilidade com Jogos; (vii) Ensino de Probabilidade com Tecnologias; (viii) Ensino de Probabilidade através da Resolução de Problemas. Considerando estes oito eixos temáticos elencados nesse Estado da Arte, compreendemos que o Ensino de Probabilidade ganhou destaque nos últimos 20 anos, mas com mais força nos últimos anos com o PROFMAT, bem como com a materialização como unidade temática na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ressaltamos a necessidade de futuras pesquisas que aprofundem as discussões sobre o ensino de Probabilidade, lançando novos questionamentos e metodologias de Ensino, propiciando uma visão mais aprofundada e crítica do que já foi produzido nas dissertações e teses. Como Produto Educacional, catalogamos 31 pesquisas relacionadas ao Ensino de Probabilidade com Jogos.


  • Mostrar Abstract
  • This research aimed to: investigate and analyze the academic production of dissertations and theses related to the Teaching of Probability within graduate programs in Brazil from 2000 to 2020. Thus, the guiding question that guided our investigation was: What about us reveal academic research (dissertations and theses) involving the Teaching of Probability developed in the period 2000-2020 in Brazil? The research was carried out through a survey of dissertations and theses published in the BDTD and in the PROFMAT dissertation bank from 2000 to 2020, through the "State of the Art", which enables the understanding of the studies carried out on the Probability teaching, in a quantified and orderly way. The Corpus of Research consisted of a total of 207 researches – dissertations and theses – involving the referred theme. For the analysis of this material, the essentially interpretative character and Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019) are assumed. From the survey and the analyzes carried out, there was an increase in investigations about the Teaching of Probability present in eight main themes: (i) Probability and Statistics Relations; (ii) Probability and Combinatorial Relationships; (iii) Probability Contents and Concepts; (iv) Probability and its Applications; (v) Probability Teaching and Mathematics Teacher Training; (vi) Teaching Probability with Games; (vii) Teaching Probability with Technologies; (viii) Teaching Probability through Problem Solving. Considering these eight thematic axes listed in this State of the Art, we understand that Probability Teaching has gained prominence in the last 20 years, but with greater strength in recent years with PROFMAT, as well as with the materialization as a thematic unit in the Common National Curriculum Base - BNCC . We emphasize the need for future research to deepen discussions on the teaching of Probability, launching new questions and teaching methodologies, providing a deeper and more critical view of what has already been produced in dissertations and theses. As an Educational Product, we cataloged 31 researches related to Teaching Probability with Games.

6
  • MIRIAM DE LIMA HELLMANN
  • GeoGebraBook para o ensino de Corpos Redondos e Esfera

  • Orientador : WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
  • Data: 24/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral do produto educacional comunicado nesta dissertação, é oferecer uma proposta de material digital, interativo e customizável sobre Corpos Redondos, através de um GeogebraBook, com a finalidade de contribuir para os professores de matemática. As atividades elaboradas contemplam habilidades da BNCC correlacionadas ao tema deste estudo.


  • Mostrar Abstract
  • The general objective of the educational product communicated in this dissertation is to offer a proposal for digital, interactive and customizable material about Round Bodies, through a GeogebraBook, with the purpose of contributing to mathematics teachers. The activities developed include BNCC skills correlated to the theme of this study.

7
  • RONALDO ALVES DOS SANTOS
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Orientador : WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
  • Data: 27/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propõe uma sequencia de atividades sobre frações para o oitavo ano do ensino fundamental, desde os conceitos iniciais, até a abordagem das dízimas periódicas usando jogos e o software geogebra.

    Esta pesquisa ainda aborda o novo documento da Educação Básica Brasileira que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com o objetivo de melhorar o ensino da Matemática Básica, apresenta sugestões de como pode ser feita a abordagem de frações em sala de aula para a  melhora da didática, e possíveis recuperações no processo do ensino aprendizagem, pois a maior preocupação é a aprendizagem do aluno.

    Dedica-se um capítulo à várias abordagens dos conceitos de frações na prática.

    Por fim, propõe atividade de um jogo sobre dízimas utilizando também a probabilidade como recurso para o entendimento de frações (jogo disponível na internet).


  • Mostrar Abstract
  • This work proposes a sequence of activities on fractions for the eighth grade of elementary school, from initial concepts to the approach of periodic tithes using games and geogebra software. This research also addresses the new document on Brazilian Basic Education which is the Common National Curriculum Base (BNCC) and, with the objective of improving the teaching of Basic Mathematics, presents suggestions on how to approach fractions in the classroom for the improvement of didactics, and possible recovery in the teaching-learning process, as the greatest concern is the student's learning. A chapter is devoted to various approaches to the concepts of fractions in practice. Finally, it proposes an activity of a game about tithes also using probability as a resource for understanding fractions (a game available on the internet).

     

     

8
  • IVONILDO FERREIRA MARTINS SOUTO
  • Uma proposta de ensino aprendizagem da estatística
    básica para o 9º ano, através de situações problema
    do cotidiano

  • Orientador : LUIZ ANTONIO JACYNTHO
  • Data: 28/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho é apresentada uma proposta metodológica diferenciada pautada na aprendizagem significativa, defendida por David Ausubel para trabalhar a habilidade 23 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do 9º Ano do ensino fundamental, contemplando também algumas competências específicas, de modo que o aluno seja capaz de assimilar e compreender os conceitos matemáticos e estatísticos, através de situações problemas cotidianas, em nosso caso específico as discussões serão feitas a partir do manejo alimentar de um criador de peixes, utilizando a estatística como uma ferramenta, para que possa auxiliá-los, nas tomadas de decisões e que sejam capazes de ler e interpretar dados e resultados estatísticos, seja estes apresentados em tabelas ou gráficos, no qual também é feita uma abordagem do Excel, como uma ferramenta para o ensino dos conteúdos ministrados, no intuito de inserir as metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem. Espera-se ao final deste trabalho que seja construída uma proposta pedagógica que possa auxiliar os professores a ministrar estes conteúdos para os alunos.


  • Mostrar Abstract
  • This work presents a differentiated methodological proposal based on meaningful learning, defended by David Ausubel to work skill 23 of the BNCC (Common National Curriculum Base), from the 9th year of elementary school, also contemplating some specific skills, so that the student is able to assimilate and understand mathematical and statistical concepts, through everyday problem situations, in our specific case the discussions will be based on the food management of a fish farmer, using statistics as a tool, so that you can help them, in decision-making and who are able to read and interpret statistical data and results, whether presented in tables or graphs, in which an Excel approach is also made, as a tool for teaching the contents taught, in order to insert the active methodologies in the teaching-learning process. At the end of this work, it is expected that a pedagogical proposal will be built that can help teachers to teach these contents to students.

9
  • WHATILAN FERNANDES LUCIANO
  • CARTOONS MATEMÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES: UMA SÉRIE

  • Orientador : DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
  • Data: 29/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo dessa dissertação é desenvolver uma série de cartoons matemáticos digitais para o uso em aulas na Educação Básica. Cartoons Matemáticos Digitais, nesta dissertação são definidos como são produções audiovisuais - desenhos, colagens ou modelagens - animadas por meios digitais (softwares, aplicativos, etc.) que visem à comunicação de ideias matemáticas (SOUTO, 2016, manuscrito). Os dados sobre a temática a ser abordada nos cartoons foram produzidos durante a pandemia da covid-19 com professores da educação básica de escolas públicas do estado de Mato Grosso, mediante questionário online. Do ponto de vista teórico esta dissertação fundamenta-se em pesquisas que discutem as tecnologias digitais na educação matemática e também o uso e produção de vídeos, mais especificamente os cartoons matemáticos digitais. Metodologicamente apoiou-se pelo paradigma qualitativo de pesquisa e em dois métodos de desenvolvimento e produção de um produto, sendo eles: o Design Industrial ou fases de Löbach (2001) e o guia para produção de cartoons matemáticos digitais o “Luz, Câmera Educação Matemática em Animação” de Souza e Souto (2018). O produto desta pesquisa é uma série com cinco episódios que aborda os conceitos de funções afim, quadrática e exponencial. 


  • Mostrar Abstract
  • .

10
  • WANDERSON MATOS E SILVA
  • Abordagens de Ensino de Progressões Aritméticas com uso de smartphones e Applets no GeoGebra

  • Orientador : DIEGO PIASSON
  • Data: 30/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho é apresentada uma proposta educacional que considera o processo de ensino e aprendizagem de álgebra, em especial, de progressões aritméticas, através de uma perspectiva de influência sensorial. Para esse fim, usamos o software Geogebra para criar um conjunto de objetos de aprendizagem (applets) que, pautados no princípio da dinamicidade, permitem  estabelecer uma estrutura cognitiva que o pode levar a a compreensão de padrões algébricos vinculados à sequências numéricas em progressão aritmética. Esses padrões são expressados como elementos figurativos/geométricos, dinamizados pelo movimento e por elementos visuais de persuasão  didática. Os objetos digitais criados no Geogebra  se constituem em produtos educacionais que são apresentados como resultados deste trabalho.


  • Mostrar Abstract
  • This work presents an educational proposal that considers the teaching and learning process of algebra, in particular, arithmetic progressions, through a perspective of sensory influence. To this end, we use Geogebra software to create a set of learning objects (applets) that, based on the principle of dynamics, allow us to establish a cognitive structure that can lead to the understanding of algebraic patterns linked to numerical sequences in arithmetic progression. These patterns are expressed as figurative/geometric elements, dynamized by movement and visual elements of didactic persuasion. Digital objects created in Geogebra constitute educational products that are presented as results of this work.

SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1