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JULIANNA ALVES BAHIA
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A REPRESENTAÇÃO DA CASA E SEUS DESDOBRAMENTOS EM PEDRA CANGA E A DANÇA DO JAGUAR DE TEREZA ALBUES
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Orientador : JESUINO ARVELINO PINTO
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Data: 23/05/2022
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A presença do regionalismo mato-grossense, na maioria das obras de Tereza Albues, denota o comprometimento da escritora em resgatar e conservar a cultura, os hábitos, as tradições e dialetos do povo dessa região, com enredos fascinantes, envolventes e emaranhados de mistérios, com personagens intrigantes; tudo isso correlacionado a denúncias sérias de acentuada relevância social. Nesse contexto, o propósito desta pesquisa consiste em analisar a representação da casa e seus desdobramentos, como o fantástico, a memória e a identidade, nas obras de Tereza Albues, Pedra Canga (1987) e A dança do jaguar (2000), visando apreender as formas de representação do gênero romanesco a partir de duas realidades, a mato-grossense e a sanfranciscana, destacando, assim, o espaço notadamente místico e fantástico em suas narrativas. Para a elaboração do percurso histórico das produções literárias produzidas no Estado do Mato Grosso, situando nesse espaço as narrativas de Albues, o arcabouço teórico centra-se nos estudos de Mendonça (2015), Magalhães (2001, 2002), Nadaf (2004), Castrillon-Mendes (2020), Mahon (2021) e Walker (2021). Pedra Canga e A dança do jaguar são, respectivamente, o primeiro e o último romance publicados por Albues. Neste, a história se passa em São Francisco, nos Estados Unidos, e naquele, em Pedra Canga, pequeno vilarejo situado no interior do Mato Grosso, no Brasil. Porém, apesar da distância geográfica, as tramas possuem alguns pontos em comum. Os espaços dessas narrativas têm notória relevância, pois ambas se alicerçam em duas casas: em Pedra Canga, na casa dos Vergare, situada na Chácara Mangueiral, e, em A dança do jaguar, na casa Vitoriana, de propriedade dos Maltesa. Para discutir as questões pensadas, tomando a narrativa ponto a ponto, adota-se uma postura que prioriza a abordagem analítica dos aspectos intratextuais indissociáveis, ou seja, sem a concatenação por elemento estruturador, mas de forma simultânea, entrelaçando as categorias, embasando-se em teóricos como Bakhtin (1993), Genette (1995), Lins (1976), Dimas (1994), Bachelard (2000), Borges Filho (2007). Para as demais categorias, narrador e personagens, Friedman (2002), Leite, (2004) e Foster (2005). As narrativas de Tereza Albues evidenciam aspectos inerentes ao fantástico, traço recorrente em suas obras. Destarte, o suporte teórico utilizado nesta pesquisa, para esclarecer tal definição, abrange os estudos realizados por Todorov (1975), Rodrigues (1988), Furtado (1980) e Roas (2014); e, em relação aos estudos de memória que, consequentemente, se enveredam pela re(des) construção da identidade, a fundamentação está alicerçada em Halbwachs (1990), Le Goff (2003), Hall (2006), Gagnebin (2006), Ricoeur (2007), Assmann (2011). Quanto às questões identitárias, considerando que somos seres em contínua transformação e, portanto, em processo de (des)(re)construção da identidade, dentre os diversos aspectos que podem contribuir para as mudanças de nossa individualidade, a memória é o que mais influencia nesse percurso, visto que voltar ao passado, relembrar, reviver momentos é algo que faz pensar, refletir, ponderar e, muitas vezes, redimensionar e redirecionar a vida.
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The presence of Mato Grosso’s regionalism, in most of Tereza Albues’s works, denotes the writer's commitment to rescuing and conserving the culture, habits, traditions and dialects of the people of this region, with fascinating, engaging plots and tangles of mysteries, with intriguing characters, all of this correlated with serious denunciations, of marked social relevance. In this context, the purpose of this research is to analyze the representation of the house and its developments, such as the fantastic, memory and identity in the works, in the works by Tereza Albues, Pedra Canga (1987) and A dança do jaguar (2000), aiming to apprehend the forms of representation of the novelistic genre from the two realities, Mato Grosso and Sanfranciscana, thus highlighting the notably mystical and fantastic space in their narratives. For the elaboration of the historical course of the literary productions produced in the State of Mato Grosso, placing in this space the narratives of Albues, the theoretical framework focuses on studies of Mendonça (2015), Magalhães (2001 and 2002), Nadaf (2004), Castrillon-Mendes (2020), Mahon (2021), Walker (2021). Pedra Canga and A dança do jaguar are, respectively, the first and last novels published by Albues. In the first one, the story takes place in Pedra Canga, a small village located in the interior of Mato Grosso, Brazil and in the last one San Francisco, in the United States, despite the geographical distance, the plots have some points in common. The spaces of these narratives are notoriously relevant, as both are based on two houses: in Pedra Canga, in the Vergare house, located in Chácara Mangueiral, and, in A dança do jaguar, in the Vitoriana house, owned by the Maltesa. To discuss, the questions thought, taking the narrative point by point, we adopt a stance that prioritize the analytical approach of inseparable intratextual aspects, that is, without the concatenation by the structuring element, but simultaneously, intertwining the categories, basing on theorists such as Bakhtin (1993), Genette (1995), Lins (1976), Dimas (1994), Bachelard (2000), Borges Filho (2007). For the other categories, narrator and characters, Friedman (2002), Leite, (2004) and Foster (2005). Tereza Albues' narratives show aspects inherent to the fantastic, a recurring feature in her works. Thus, the theoretical support used in this research, to clarify such definition, covers the studies carried out by Todorov (1975), Rodrigues (1988), Furtado (1980) and Roas (2014); and, in relation to memory studies that, consequently, embark on the re(de)construction of identity, the foundation is based on Halbwachs (1990), Le Goff (2003), Hall (2006), Gagnebin (2006), Ricoeur (2007), Sarlo (2007) e Assmann (2011). Regarding identity issues, considering that we are beings in continuous transformation and, therefore, continuously in the process of (de)(re)construction of identity, among the various aspects that can contribute to changes in our individuality, memory is the one that most influences on this route, since returning to the past, remembering, reliving moments is something that makes you think, reflect, ponder and often resize and redirect life.
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PATRÍCIA CINTRA VASCONCELOS ROSSINI
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REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE SINOP:
uma construção discursiva
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Orientador : CRISTINNE LEUS TOME
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Data: 29/06/2022
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Este trabalho aborda a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (REFECCS) sobre o olhar de uma construção discursiva das ações por ela realizadas. A Rede é uma associação filantrópica pioneira e que, desde 2012, atua diretamente com os pacientes diagnosticados e/ou em tratamento de câncer na região norte de Mato Grosso. A investigação tem como objetivos analisar os sentidos produzidos em discursos praticados em diferentes posições-sujeito, considerando seu processo histórico na REFECCS. Nesta perspectiva discursiva se busca compreender os efeitos de sentidos no trabalho de seus membros nas distintas posições-sujeito, seja na de quem ajuda e/ou de quem é ajudado, com a finalidade de compreender o papel da associação no espaço social deste município junto às políticas públicas. Frente à proposta de pesquisa, este estudo recorre à teoria da Análise do Discurso materialista, de linha francesa, a partir das contribuições de Michel Pêcheux, seu fundador, e de pesquisadores brasileiras como Eni Orlandi e Suzy Lagazzi, da Unicamp, FredaIndursky e Maria Cristina Leandro Ferreira, da UFRGS, e Bethânia Mariani, da UFF. As principais noções conceituais abordadas neste estudo são: a formação discursiva, sujeito, ideologia, discurso, efeito de sentido, posição-sujeito, identificação, contraidentificação e desidentificação. A constituição do corpus se deu por meio de documentos, reportagens, fotografias, imagens, testemunhos, projetos e campanhas realizadas pela Rede durante esses dez anos de existência, que convocam a memória e, ao significar, possibilitam a interpretação. Foram realizadas vinte e nove entrevistas semiestruturadas e autorizadas entre agosto de 2021 e janeiro de 2022, de maneira presencial, com gravações e transcrições. Os resultados apontam paraas descobertas dapresença de inúmeros discursos que circulam neste contexto como os de teor político, institucional, familiar, médico ou religioso, os quais referenciam a Rede como uma associação de relevância para pacientes oncológicos, uma vez que sua construção se deve à falta e à falha de uma política pública mais atuante e direcionada. Os membros da rede se autodefinem como membros de uma família, criando atividades que favorecem a construção e a reconstrução de fissuras existentes durante o trajeto de cura, formando, assim, um elo entre a posição-sujeito doente e a posição-sujeito saúde para que seus efeitos (re)signifiquem.
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This work discusses about Rede Feminina de CombateaoCâncer de Sinop (REFECCS) from the perspective of a discursive construction of the actions carried out by it. REFECCS is a pioneer philanthropic association that, since 2012, works directly with patients diagnosed and/or undergoing cancer treatment in the northern region of Mato Grosso. The investigation aims to analyze the meanings produced in discourses practiced in different subject positions, considering their historical process in REFECCS. This way, it seeks to understand the effects of meanings in the work of its members in their different subject positions, whether of those who help and/or those who are helped to understand the role of the association in the social space of this city along with the public policies. Through the research proposal, this study uses the theory of materialistic Discourse Analysis, the French line, with the contributions of Michel Pêcheux, its founder, and Brazilian researchers such as Eni Orlandi and Suzy Lagazzi, from Unicamp, Freda Indursky and Maria Cristina Leandro Ferreira, from UFRGS, and BethâniaMariani, from UFF. The main conceptual notions were discursive formation, subject, ideology, discourse, meaning effect, subject position, identification, counteridentification and disidentification. The corpus included documents, reports, photographs, images, testimonies, projects, and campaigns carried out by REFECCS during its ten years of existence, which summon memory and, in the process of meaning, enable interpretation. This research also had twenty-nine semi-structured and authorized interviews conducted between August 2021 and January 2022, in person, with recordings and transcripts. The results indicate the discoveries in the presence of numerous discourses that circulate in this context, such as those of political, institutional, family, medical or religious content, which refer to REFECCS as an association of relevance to cancer patients, since its construction is due to the lack and failure of a more active and targeted public policy. REFECCS members define themselves as members of a family, creating activities that favor the construction and reconstruction of fissures that exists during the healing path, thus forming a link between the subject position of the patient and subject position of health, to (re)signify their effects.
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KARINA DE OLIVEIRA LUCIO
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A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O INTERNETÊS: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO SOBRE A LÍNGUA(GEM) EM MOVIMENTO
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Orientador : NEUSA INES PHILIPPSEN
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Data: 11/07/2022
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Esta pesquisa aborda sobre o internetês usado nas práticas comunicativas em redes sociais virtuais como processo da evolução da língua, sendo assim mais uma das variações linguísticas da nossa língua. Desse modo, este estudo justifica-se pela busca da compreensão dessa linguagem do ambiente virtual à luz da Sociolinguística Educacional. Sua origem emergiu a partir da inquietude de saber como o internetês é visto por professores e estudantes na sala de aula. Com a finalidade de refletir sobre o uso dessa modalidade virtual no contexto escolar, a pesquisa propôs analisar como ele é tratado no ambiente educacional, exclusivamente nas aulas de Língua Portuguesa, e se os estudantes e professores percebem o internetês como uma variação linguística. Para tanto, a pesquisa foi realizada com base em pressupostos sociolinguísticos encontrados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2019) e Bagno (2007; 2009; 2015), entre outros; sobre o viés das tecnologias digitais, com autores como Barton e Lee (2015) e Recuero (2014), e outros; e sobre as concepções de espaço rural que aparecem em Amaral (2020), Cândido (2010) e demais estudiosos dessa linha. Neste sentido, a execução do presente estudo se deu, além da pesquisa bibliográfica, por meio de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola do campo, situada na comunidade rural de Águas Claras, localizada no município de Juara no estado de Mato Grosso. A abordagem utilizada foi a de pesquisa qualitativa com pesquisa participante e análise interpretativista. A coleta de dados procedeu-se com suporte de entrevistas com os estudantes do 8° e 9° anos do ensino fundamental, 1°, 2° e 3° anos do ensino médio e com a professora de Língua Portuguesa, além da construção de um glossário com termos usados na internet pelos estudantes. Com relação aos resultados obtidos, foi possível constatar que, mesmo sem um trabalho efetivo em sala de aula sobre o internetês como uma variação linguística, os estudantes e a professora o reconhecem como parte dessa evolução. Quanto à interferência na escrita da norma-padrão, os dados mostram um índice mínimo, que se deve também ao fato de não haver um planejamento no ensino sobre essa modalidade de comunicação; isto porque os estudantes reconhecem os contextos de uso da escrita, mas alguns ainda não têm total clareza do assunto. Dessa maneira, ressaltamos a importância da Sociolinguística Educacional para o ensino das variedades e variações linguísticas em sala de aula, a fim de desmistificar mitos, como o que o internetês é um erro gramatical.
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This research discusses about Internet Language used in communicative practices on virtual social networks as a process of language evolution, considered, this way, as one of the linguistic variations of our language. Thus, this study is justified once it aims to understand this language of the virtual environment using the Educational Sociolinguistic approach. Its origin emerged due to the restlessness of knowing how Internet Language is seen by teachers and students in the classroom. To reflect on the use of this virtual modality in the school context, the research proposed to analyze how it is treated in the educational environment, exclusively in Portuguese language classes, and whether students and teachers perceive Internet Language as a linguistic variation. Therefore, the research was carried out based on sociolinguistic assumptions found in studies by Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2019) and Bagno (2007; 2009; 2015), among others; on the bias of digital technologies, with authors such as Barton and Lee (2015) and Recuero (2014), and others; and on the conceptions of rural space that appear in Amaral (2020), Cândido (2010) and other scholars of this line. In this sense, the execution of the present study used the bibliographic and field research, tooking place in a rural school, located in the rural community of Águas Claras, in the municipality of Juara in the state of Mato Grosso. The approach used was qualitative research with participatory research and interpretive analysis. Data collection was carried out with the support of interviews with students from the 8th and 9th years of elementary school, 1st, 2nd, 3rd years of high school and the Portuguese language teacher, in addition to the construction of a glossary of terms used on the internet by students. Regarding the results obtained, it was possible to verify that, even without an effective work in the classroom that takes Internet Language as a linguistic variation, the students and the teacher recognize it as part of this evolution. As regards the interference in the writing of the standard norm, the data show a minimum index, which happens also because there is no planning in teaching about this modality of communication; once students recognize the contexts of use of writing, but some of them still do not entirely understand the matter. This way, we emphasize the importance of Educational Sociolinguistic for the teaching of linguistic varieties and variations in the classroom, to demystify myths, such as the one that see Internet Language as a grammatical error.
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AUREIR ALVES DE BRITO
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DISCURSIVIZAÇÃO DO FAZER UNIVERSITÁRIO NOS PROJETOS CANTEIROS DE SABORES E SABERES: “Estamos propondo uma inversão de sentido”
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Orientador : CRISTINNE LEUS TOME
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Data: 28/07/2022
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Esta investigação discorre sobre dizeres sobre a indissociabilidade da universidade nas práticas discursivas de dois projetos homônimos: o de Extensão e o de Pesquisa “Canteiros de Sabores e Saberes”. Os textos dos formulários institucionalizados desses dois projetos são utilizados por esta pesquisa como corpus analítico, ao lado das entrevistas semiestruturadas, concedidas exclusivamente para esta investigação, realizadas com os sujeitos-estudantes que participaram do referido projeto. Objetiva-se compreender como o discurso da inversão do tripé universitário – de Ensino-Pesquisa-Extensão para Extensão-Pesquisa-Ensino – proposto pelos Projetos Canteiros de Sabores e Saberes, mobiliza os efeitos de sentidos nos sujeitos-estudantes-universitários, a fim de irrigar contradições sobre a memória discursiva cristalizada do fazer universitário. Os objetivos específicos são: a) identificar os efeitos de sentidos advindos do discurso da inversão da indissociabilidade proposto pelos projetos Canteiros de Sabores e Saberes; b) analisar os efeitos de sentidos produzidos a partir das posições-sujeitos assumidas pelos sujeitos dos/nos projetos; c) analisar o processo discursivo dos projetos Canteiros no interior do aparelho ideológico Universidade, particularmente a Universidade do Estado de Mato Grosso. Para tanto, a presente pesquisa se filia à Análise de Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux para realizar as análises com a história, a língua e os sujeitos. No curso deste trabalho, pode-se ter as materialidades discursivas dos dizeres sobre a inversão da indissociabilidade articulando discursividades que inquietam o já-dito da universidade. As conclusões a que chegamos com as análises é que os sentidos da inversão se inscrevem por contraidentificação à formação discursiva universitária, entrepondo os seguintes sentidos para isso: primeiro os sabores, depois os saberes; inversão na formação imaginária do público-alvo; inversão da relação que os sujeitos estabelecem com o objeto; cooperação e mobilização.
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This investigation talks about sayings about the inseparability of the university in the discursive practices of two homonymous projects: the Extension and the Research “Canteiros de Sabores e Saberes”. The texts of the institutionalized forms of these two projects are used by this research as an analytical corpus, alongside the semi-structured interviews, granted exclusively for this investigation, carried out with the subject-students who participated in the aforementioned project. The objective is to understand how the discourse of the inversion of the university tripod - from Teaching-Research-Extension to Extension-Research-Teaching - proposed by the Canteiros de Sabores e Saberes Projects, mobilizes the effects of meanings in university-student-subjects, in order to to irrigate contradictions on the crystallized discursive memory of university work. The specific objectives are: a) to identify the effects of meanings arising from the discourse of the inversion of inseparability proposed by the Canteiros de Sabores e Saberes projects; b) analyze the effects of meanings produced from the subject-positions assumed by the subjects of/in the projects; c) to analyze the discursive process of the Canteiros projects within the University ideological apparatus, particularly the University of the State of Mato Grosso. Therefore, the present research joins Michel Pêcheux's French Discourse Analysis to carry out analyzes with history, language and subjects. In the course of this work, one can have the discursive materialities of the sayings about the inversion of inseparability articulating discursivities that disturb the already-said of the university. The conclusions we reach with the analyzes are that the meanings of inversion are inscribed by counter-identification to the university discursive formation, interposing the following meanings for this: first the flavors, then the knowledge; inversion in the imaginary formation of the target audience; inversion of the relationship that subjects establish with the object; cooperation and mobilization.
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CARLOS ALEXANDRE MANOEL
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MEANDROS DA MEMÓRIA EM UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES
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Orientador : JESUINO ARVELINO PINTO
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Data: 26/08/2022
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Esta pesquisa consiste na reflexão da literatura afro-brasileira, a partir do romance Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, enfatizando a recuperação da memória coletiva como estratégia narrativa. Ao privilegiar aspectos da ancestralidade africana e da atualidade da narrativa, objetivamos desvendar, na arquitetura da obra, seus motivos temáticos centrais e os aspectos formais em que se percebe o diálogo entre os temas históricos e a contemporaneidade. Para a elaboração do percurso histórico das produções de literatura contemporânea e afro-brasileira, no intuito de compreensão e análise crítica do romance de Gonçalves, o suporte teórico centrou-se em estudos de Bernd (1988), Munanga (1988), Ianni (1998), Gilroy (2001), Bosi (2002), Proença Filho (2004), Carneiro (2005), Assis (2008), Agamben (2009), Schøllammer (2009), Fonseca (2010) e Dalcastagnè (2012). Um defeito de cor é o segundo trabalho literário de Ana Maria Gonçalves. O romance é centrado na personagem Kehinde, uma africana idosa que, no final do século XIX, já cega e à beira da morte, viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. No percurso da memória, fatos históricos, como a Independência do Brasil, em 1822, e a Revolta dos Malês, em 1835, estão imersos no tempo e espaço das personagens, contextos que permitem a criação de uma saga emocionante e verossímil da história de Kehinde e todos os negros que representam a diáspora africana em território brasileiro. Para discutir questões do real ao ficcional, abordando elementos de estratégias narrativas, discursivas e memória no romance, tem-se como embasamento teórico: Lins (1976), Halbwachs (1990), Dimas (1994), Nunes (1995), Canclini (1998), Le Goff (2003), Bauman (2005), Bhabha (2007), Ricouer (2007), Arfuch (2018), Candau (2019) e Hall (2019). Com Um defeito de cor, Ana Maria Gonçalves manifesta os traços do momento histórico e da realidade social ao abordar a formação de um povo e de uma nação, resgatando a africanidade no processo de construção da identidade cultural. Nesse processo, a memória se constitui ferramenta de registro dos costumes e das tradições.
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This research consists of reflecting on the afro-brazilian literature from the novel Um defeito de cor (2006), by Ana Maria Gonçalves, emphasizing the recovery of collective memory as a narrative strategy. By privileging aspects of African ancestry and the current nature of the narrative, we aim to unveil, in the architecture of the work, its central thematic motives and the formal aspects, in which the dialogue in which the dialogue between historical themes and contemporaneity is perceived. For the elaboration of the historical trajectory of the productions of contemporary and African-Brazilian literature, in order to understand and critically analyze the novel by Gonçalves, the theoretical support was centered on studies of Bernd (1988), Munanga (1988), Ianni (1998), Gilroy (2001), Bosi (2002), Proença Filho (2004), Carneiro (2005), Assis (2008), Agamben (2009), Schøllammer (2009), Fonseca (2010), Dalcastagnè (2012). Um defeito de cor (A defect in color) is the second literary work by Ana Maria Gonçalves. The novel is centered on the character Kehinde, an elderly African woman who, at the end of the 19th century, already blind and at death’s door, travels from Africa to Brazil in search of her lost son for decades. In the course of memory, historical facts such as the Independence of Brazil, in 1822 and the Malês Revolt, in 1835 are immersed in the time and space of the characters, contexts that allow the creation of an exciting and believable saga of the history of Kehinde and all the blacks who represent the African diaspora in Brazilian territory. In order to discuss issues from the real to the fictional, approaching elements of narrative, discursive and memory strategies in the novel, the following theoretical references are used: Lins (1976), Halbwachs (1990), Dimas (1994), Nunes (1995), Canclini (1998), Le Goff (2003), Bauman (2005), Bhabha (2007), Ricouer (2007), Arfuch (2018), Candau (2019), Hall (2019). With Um defeito de cor, Ana Maria Gonçalves manifests the traces of the historical moment and social reality when approaching the formation of a people and a nation, rescuing Africanity in the process of building cultural identity. In this process, the memory is constituted as a tool for registering customs and traditions.
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FRANCISCO JOSÉ GOMES PEREIRA
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LETRAMENTO CRÍTICO EM AMBIENTES DE VULNERABILIDADE: do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) às práticas no/do Cotidiano
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Orientador : HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA
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Data: 26/08/2022
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As linguagens são fenômenos sociais e culturais que se transformam, se adaptam e se reconstroem, progressivamente, conforme cada povo de tempos em tempos, subrepresentados em diversos grupos sociais. As linguagens têm ganhado notoriedade cada vez mais no mundo contemporâneo. O estudo tem como objetivo compreender como as mobilizações dos letramentos são promovidas, no contexto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), norte-matogrossense-amazônico e de que forma promovem o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas em situação de vulnerabilidade. Utilizou-se a metodologia qualitativa para obter uma visão mais holística dos participantes de pesquisa sobretudo das orientações de Bauer, Gaskell e Allum (2015), Mattos (2011), Moita Lopes (1994). A viagem permitiu-se coletar vários dados por meio dos instrumentos como observação participante, diário reflexivo, entrevista semiestruturada, registro documental e o grupo focal, pois tais técnicas ajudam a validar a materialidade dos registros como reiteram os autores Ludke e André (1986), Gil (2008), Gaskel (2015) e Gutierrez (1993), Fonseca (2002). No entanto, para identificar e analisar os dados, as lentes teoricamente ancoradas no Letramento Critico sob a perspectiva da Linguística Aplicada Critica (LAC) por autores como Freire (2015, 2017, 1989, 1979) Menezes de Souza (2011), Monte-Mór (2015, 2018), Jordão (2013), Kleiman (1995, 2005), Tfouni, Monte-Serrat e Martha (2013), Luke e Frebody (1997 apud HOPPE, 2014), Sardinha (2018), Street (2014, 2015), Pennycook (2006), Rajagopalan (2003), Signorini (2006) e dentre outros. Estes autores compreendem a linguagem como prática social. A partir dos estudos propostos, portanto, compreendo que as práticas sociais de linguagem, movidas pelos eventos de letramentos, portanto, são fenômenos inseparáveis, das práticas de letramentos. Ou seja, coexistem. Em suma, constatou-se que os letramentos nos lócus de pesquisa não fazem usos de leituras e de escritas alfabética em salvo momentos, mas de diálogos, de roda de conversas, pintura em telas, artesanatos, danças, palestras, oficinas e outras formas. Entretanto, o desenvolvimento da consciência crítica ocorre de forma rápida, sutil e sensível, pois seus posicionamentos não são com palavras rústicas, cruéis, duras ou um discurso longo. São frases curtas e rápidas em momentos descontraídos de formação cidadã, de compaixão e de formação humanizadora.
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Languages are social and cultural phenomena that transform, adapt and reconstruct themselves, progressively, according to each nation from time to time, underrepresented in diverse social groups. Languages have increasingly risen in prominence in the contemporary world. The study aims to understand how the mobilizations of literacies are promoted, in the context of the Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), north Mato Grosso-Amazon, and how they promote the development of critical consciousness of people in vulnerable situations. Qualitative methodology was used to obtain a more holistic view of the research participants especially the guidelines of Bauer, Gaskell and Allum (2015), Mattos (2011), Moita Lopes (1994). The journey allowed to collect various data through the instruments such as participant observation, reflective diary, semi-structured interview, documentary record and the focus group, because such techniques help to validate the embodiment of the records as stated by the authors Ludke and André (1986), Gil (2008), Gaskel (2015) and Gutierrez (1993), Fonseca (2002). However, to identify and analyze the data, the theoretically anchored lenses on Critical Literacy from the perspective of Critical Applied Linguistics (LAC) by authors such as Freire (2015, 2017, 1989, 1979) Menezes de Souza (2011), Monte-Mór (2015, 2018), Jordão (2013), Kleiman (1995, 2005), Tfouni, Monte-Serrat and Martha (2013), Luke and Frebody (1997 apud HOPPE, 2014), Sardinha (2018), Street (2014, 2015), Pennycook (2006), Rajagopalan (2003), Signorini (2006) and among others. These authors understand language as a social practice. Based on the proposed studies, therefore, I understand that social practices of language, driven by literacy events, therefore, are inseparable phenomena, from literacy practices. In other words, they coexist. In short, it was found that the literacies in the research locus do not make use of alphabetic reading and writing at all times, but of dialogues, conversation circles, painting on canvases, crafts, dances, lectures, workshops, among other forms. However, the development of critical consciousness occurs quickly, subtly, and sensitively, because their positions are not with crude, rude, harsh words or long speeches. The critical literacy of people in vulnerable situations are representations of short sentences in relaxed dialogues in everyday moments.
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ANA MARIA BARBOSA JORGE
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ORALIDADE E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS DE ENSINO:
reflexão sobre as marcas da oralidade verificadas em textos escritos de alunos do ensino fundamental em uma escola de educação básica
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Orientador : NEUSA INES PHILIPPSEN
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Data: 15/09/2022
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No decorrer da alfabetização escolar, o desenvolvimento da escrita é fundamental para a geração e disseminação do conhecimento no universo que orienta o ensino da Língua Portuguesa. Esta pesquisa surgiu da observação, enquanto professora da Edução Básica, de que os discentes desconheciam as características das modalidades da língua, oral e escrita, enquanto variação linguística. O trabalho pondera sobre práticas de ensino nessas duas modalidades que compreendem a escrita e a oralidade como autênticas e possíveis de estudo, devido ao caráter variável e mutável de ambas. Propôs-se identificar nos textos de discentes do Ensino Fundamental, Anos finais, aspectos da oralidade no nível morfofonológico e morfossintático registrados nos textos escritos e relacionar tais aspectos com o perfil e questões sociais do aluno. Para isso, tomou-se como base os estudos apresentados por Cagliari (2002, 2005) que tratam dos fenômenos referentes aos “erros” oriundos da transposição da fala para a escrita. Além de estudos que tratam da variação linguística e suas representações sociais que implicam nos letramentos para o ensino de Língua Portuguesa; a língua e suas modalidades nas convenções históricas e sociais e a influência que estas exercem nas práticas da orlidade e da escrita, entre outros. Verificou-se como os estudantes matriculados no 6.º e 9.º anos, em uma escola pública de Educação Básica, interpretam essas modalidades ao reflexionarem sobre as multiplicidades linguísticas, vistas como práticas sociais de ensino. No campo teórico, o trabalho se desenvolveu na perspectiva da Sociolinguística Educacional, tendo em vista a investigação ocorrer em um contexto educativo que envolve escola, estudantes e professoras. A abordagem utilizada foi a qualitativa, que se ocupa da interpretação das modalidades da língua oral e escrita, atribuindo-lhes significado. A oralidade é vista na pesquisa como prática social interativa com propósitos comunicativos. Os instrumentos utilizados foram questionários exploratórios aplicados a alunos e professoras de Língua Portuguesa, questionário socioeconômico aplicado aos responsáveis, além de interação por meio de diálogos e reflexões sobre o ensino-aprendizagem. O corpus utilizado para as análises foi composto por quarenta (40) textos do gênero relato de experiência produzidos pelos educandos. Os resultados confirmaram as hipóteses da pesquisa pela análise dos corpora, no sentido de marcas da oralidade no nível (fonético-fonológico e morfossintático) se fazerem presentes na escrita dos alunos. A maior incidência dessas marcas prepondera-se na troca ou uso indevido das letras, transcrição fonética e falta de acento gráfico no 6º ano e forma morfológica diferente, problema sintático no 9º ano. As preponderâncias dessas marcas podem ser justificadas, da seguinte maneira, há uma maior preocupação no trabalho com a leitura e interpretação de textos no 6º ano, e uma preocupação muito menor com o ensino da gramática. Há, contudo, uma maior preocupação com o ensino da gramática e bem menos com a leitura e interpretação textual no 9º ano. Assim, este estudo tem como propósito auxiliar os professores de Português do Ensino Fundamental a refletirem sobre fenômenos linguísticos, características da fala, presentes nos textos escritos de seus alunos, a partir dos resultados obtidos.
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During school literacy, the development of writing is essential for the generation and dissemination of knowledge in the universe that guides the teaching of the Portuguese Language. This research arose from the observation, as a teacher of Basic Education, that the students were unaware of the characteristics of the language modalities, oral and written, as linguistic variation. The work ponders on teaching practices in these two modalities that understand writing and orality as authentic and possible to study, due to the variable and changeable character of both. The purpose was to identify in the texts of students of the Elementary School, Final Years, aspects of orality at the morphophonological and morphosyntactic level registered in the written texts and relate such aspects to the student's profile and social issues. To do so, the studies presented by Cagliari (2002, 2005), which deal with the phenomena related to the "errors" arising from the transposition of speech to writing, were used as a basis. In addition to studies that deal with linguistic variation and its social representations that involve literacy in Portuguese language teaching; language and its modalities in historical and social conventions and the influence these have on the practices of speaking and writing, among others. It was verified how students enrolled in the 6th and 9th grades, in a public school of Basic Education, interpret these modalities when reflecting on the linguistic multiplicities, seen as social practices of teaching. In the theoretical field, the work was developed from the perspective of Educational Sociolinguistics, considering that the research takes place in an educational context that involves school, students and teachers. The approach used was qualitative, which deals with the interpretation of the oral and written language modalities, giving them meaning. Orality is seen in the research as an interactive social practice with communicative purposes. The instruments used were exploratory questionnaires applied to the students and to the Portuguese Language teachers, a socioeconomic questionnaire applied to the caretakers, and interaction through dialogues and reflections on teaching-learning. The corpus used for the analyses was composed of forty (40) texts of the experience report genre produced by the students. The results confirmed the research hypotheses by analyzing the corpora, in the sense that orality marks at the level (phonetic-phonological and morphosyntactic) are present in the students' writing. The highest incidence of these marks preponderates in the exchange or misuse of letters, phonetic transcription and lack of a graphical accent in 6th grade and different morphological form, syntactic problem in 9th grade. The preponderance of these marks can be justified as follows: there is a greater concern with reading and interpretation of texts in the 6th grade, and a much smaller concern with the teaching of grammar. There is, however, a greater concern with the teaching of grammar and much less with reading and textual interpretation in the 9th grade. Thus, this study aims to help Elementary School Portuguese teachers reflect on linguistic phenomena, speech characteristics, present in the written texts of their students, based on the results obtained.
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ALANA SARA ZIMMERMANN
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CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO INCLUSIVO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: relações estabelecidas entre instituições do âmbito da Rede Municipal de Educação de Sinop, Mato Grosso
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Orientador : JULIANA FREITAG SCHWEIKART
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Data: 16/09/2022
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A presente pesquisa vincula-se à Linguística Aplicada e teve por objetivo analisar as concepções construídas pelos participantes em relação educacional entre instituições públicas municipais e educação inclusiva. Almejamos, dessa forma, responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Como a relação entre as instituições CMEEIS e CEFORME e as escolas municipais se desenvolve para o atendimento do aluno com deficiência? 2) Quais concepções de inclusão permeiam o olhar de profissionais das instituições municipais CMEEIS, CEFORME e escolas municipais? O referencial teórico deste trabalho baseia-se nos conceitos relacionados a inclusão, educação inclusiva e deficiência (ARANHA, 2000; CYPEL, 2003; MITTLER, 2003; MANTONAN, 2004; 2003; 2015; MACARULLA; SAIZ, 2009) e, ainda, sobre a formação continuada de professores (GARCÍA, 2011; MANTOAN, 2003; 2015; MITLLER, 2003; RODRIGUES; LIMA-RODRIGUES, 2011; SANTOS, 2017, entre outros). Quanto ao aporte metodológico, o estudo caracteriza-se pelo prisma qualitativo-interpretativista e, para desenvolver a investigação, foram utilizados questionários semiestruturados, entrevistas semiabertas e diário de campo da pesquisadora. Os participantes da pesquisa são professores da rede municipal de ensino. Os resultados do estudo discutem a relação educacional entre as três instituições de ensino municipais e centralizam a atenção nas concepções dos professores sobre o processo de inclusão.
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The present research is linked to the area of Applied Linguistics and aimed to analyze the conceptions built by the participants in the educational relationship between municipal public institutions and inclusive education. In this way, we aim to answer the following research questions: 1) How does the relationship among the CMEEIS and CEFORME institutions and the municipal schools are developed to serve students with disabilities? 2) What concepts of inclusion permeate the view of professionals from municipal institutions CMEEIS, CEFORME and municipal schools? The theoretical framework of this work is based on concepts related to inclusion, inclusive education and disability (ARANHA, 2000; CYPEL, 2003; MITTLER, 2003; MANTONAN, 2004; 2003; 2015; MACARULLA; SAIZ, 2009) and also on continuing teacher education (GARCÍA, 2011; MANTOAN, 2003; 2015; MITLLER, 2003; RODRIGUES; LIMA-RODRIGUES, 2011; SANTOS, 2017, among others). As for the methodological contribution, the study is characterized by a qualitative-interpretative perspective and, to develop the investigation, semi-structured questionnaires, semi-open interviews and the researcher's field diary were used. The research participants are teachers from the municipal school system. The results of the study discuss the educational relationship between the three municipal teaching institutions and centralize attention to teachers' conceptions of the inclusion process.
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GISELE FERNANDA RODRIGUES DOS SANTOS
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Autonomia no letramento digital: experiências de professores de línguas no período de ensino remoto
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Orientador : JULIANA FREITAG SCHWEIKART
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Data: 22/09/2022
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O estudo tem como objetivo principal investigar o desenvolvimento da autonomia dos professores de língua portuguesa e língua inglesa em serviço no ensino remoto, no contexto pandêmico da Covid-19. No âmbito educacional, o retorno das aulas não presenciais foi uma das medidas emergenciais para enfrentamento da proliferação da COVID-19. Assim, inesperadamente os professores tiveram que ministrar suas aulas mediadas exclusivamente pelas tecnologias digitais. No quadro teórico da pesquisa, utilizou-se principalmente as contribuições dos estudos de autores da Linguística Aplicada (LA) como Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), (2006). Autores sobre letramento digital e práticas digitais Barton e Lee (2015), Dudeney; Hockly; Pegrum (2016) e contribuições de autores que tratam sobre a temática da autonomia na aprendizagem, Benson (2008), Littlewood (1997), autonomia de professores Contreras (2002), saberes docentes Tardif (2014) e formação de professores Imbernón (2011). A abordagem do trabalho centrou-se na pesquisa com narrativas e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista narrativa. Participaram da pesquisa cinco professores da rede estadual de Mato Grosso, municípios de Sinop e Sorriso. As análises do estudo apresentaram reflexões significativas para a profissão docente, porque configurou um olhar voltado para os saberes dos professores mobilizados frente ao desafio em lecionar as aulas de língua portuguesa e inglesa no ensino remoto
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The main objective of the study is to investigate the development of the autonomy of Portuguese and English language teachers, in service in the context of the Covid-19 pandemic. In the educational field, the return of non-face-to-face classes was one of the emergency measures to deal with the proliferation of COVID-19. Thus, unexpectedly, teachers had to teach their classes mediated exclusively by digital technologies. In the theoretical framework of the research, the contributions of studies by authors of Applied Linguistics (LA) such as Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), (2006) were mainly used. Authors on digital literacy and digital practices Barton and Lee (2015), Dudeney; Hockly; Pegrum (2016) and contributions from authors dealing with the theme of autonomy in learning, Benson (2008), Littlewood (1997), autonomy of teachers Contreras (2002), teaching knowledge Tardif (2014) and teacher training Imbernón (2011). The approach of the work focused on research with narratives and as a data collection instrument, the narrative interview was used. Five teachers from the state network of Mato Grosso, municipalities of Sinop and Sorriso participated in the research. The analysis of the study presented significant reflections for the teaching profession, because it configured a look focused on the knowledge of teachers mobilized in the face of the challenge of teaching Portuguese and English classes in remote teaching.
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ELIVALDO DA SILVEIRA ROSA
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A EMERGÊNCIA DA IDENTIDADE PROFESSOR ERE DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE PANDEMIA: um estudo situado em duas cidades da regiãonorte-mato-grossense
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Orientador : OLANDINA DELLA JUSTINA
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Data: 23/09/2022
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Esta pesquisa, situada nas experiências vivenciadas no contexto de pandemia da Covid-19, tem como objetivo analisar as ações didático-pedagógicas narradas por professores de língua inglesa no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e que atuaram no ensino da disciplina em escolas públicas estaduais situadas em duas cidades da região norte-mato-grossense do Brasil. Tem ainda o intuito de compreender como tais condições operam e mobilizam para a emergência de uma nova identidade à luz teórica dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC). Como viés teórico, na área da Linguística Aplicada, recorremos às teorias fundamentadas como SAC (LARSEN-FREEMAN, 1997, 2017; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; SILVA & BORGES, 2016, para citar alguns), discutimos o conceito de identidade (GIDDENS, 2002; CASTELL, 2018; HALL, 2020 [1992]) e adotamos a noção de identidade fractalizada (SADE, 2009; RESENDE, 2009; SADE, 2011a, 2011b; MENEZES, 2017) para a leitura dos dados. Metodologicamente, o estudo se vale da abordagem de pesquisa qualitativo-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009; PÁDUA, 2015; PAIVA, 2019) de base etnográfica (RODRIGUES-JUNIOR & PAIVA, 2007; SILVA, 2008; ANDRÉ, 2012) desenvolvida por meio de pesquisa com narrativas (LIBLICH et al, 1998; ELLIOT, 2005; BARKHUIZEN et al 2014; BARCELOS, 2020). Os resultados obtidos evidenciam que, devido às condições de ensino desencadeadas pela necessidade de distanciamento social em favor da vida durante a pandemia, as circunstâncias exigiram dos professores auto-organização e adaptação impelindo-os a novas práticas envolvendo os meios digitais de interação online (síncrona e assíncrona). Sendo assim, com a tentativa de assegurar as ações sociopedagógicas, novos comportamentos identitários emergem que os caracterizam como professores ERE.
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This research situated on the experiences that teachers have lived in the context of the Covid-19 pandemic, aims to analyze the didactic-pedagogical efforts of English language teachers during the Emergency Remote Teaching (ERT) and who worked in public schools located in two cities in the North of Mato Grosso State, Brazil. It aims as well to understand how such teaching requirements operated and mobilized for the emergence of a new identity in the theoretical light of Complex Adaptive Systems (CAS). To support the investigation theoretically construed under the principles of Applied Linguistics, it turns to grounded theories such as CAS (LARSEN-FREEMAN, 1997, 2017; DAVIS & SUMARA, 2006; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; SILVA & BORGES, 2016, to mention just a few), discusses concepts of identity (GIDDENS, 1982; HALL, 2020, CASTELLS) and adopts the notion of identity as a fractal system (SADE, 2009; RESENDE, 2009; SADE, 2011a, 2011b; MENEZES, 2017). Methodologically, the study draws on the qualitative-interpretativist research approach (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009; PAIVA, 2019; PÁDUA, 2015) under the ethnographic base research (ANDRÉ, 2012; RODRIGUES-JUNIOR & PAIVA, 2007; SILVA, 2008) and developed through the narratives (BARKHUIZEN et al 2014; LIBLICH et al, 1998; BARCELOS, 2020; ELLIOT, 2005). The results achieved show that due to the teaching conditions triggered by the need for social distancing on behalf of life during the coronavirus pandemic, the circumstances demanded of teachers’ self-organization and adaptation compelling them to new teaching practices involving digital means of online interaction (synchronous and asynchronous). Therefore, new identity behaviours emerge and characterize those research participants as ERT teachers as an attempt to ensure socio-pedagogical actions.
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VANESA APARECIDA DE OLIVEIRA
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Narrativas visuais de professores de inglês em escolas periféricas: um estudo sobre suas crenças e identidades docentes
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Orientador : ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
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Data: 23/09/2022
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Este estudo tem como objetivo analisar narrativas de experiências de ensino de inglês em escolas periféricas. As crenças de ensino de inglês dos professores que atuam nesse contexto e suas identidades profissionais são discutidas. Os participantes de pesquisa são seis professores de língua inglesa de escolas públicas periféricas de um município da região norte do estado de Mato Grosso. O aporte teórico compreende considerações sobre identidade (HALL, 2006; LEFFA, 2012; SILVA, 2014, 2000), crenças de ensino-aprendizagem, (BARCELOS, 2001, 2004a, 2004b, 2006; FÉLIX, 1998; LIMA, 2011), identidade docente (CLANDININ; HUBER, 2005; PIMENTA, 1999), e espaço periférico (TIARAJU, 2020). O estudo assume a forma de uma pesquisa com narrativas (BARCELOS, 2020). As narrativas visuais se constituem como instrumento principal para acessar as experiências dos professores: desenhos, por meio dos quais eles representam suas experiências de ensinar inglês em escolas periféricas. Os outros instrumentos são materiais escritos que contextualizam os desenhos: explicações e respostas a perguntas complementares sobre as imagens produzidas pelos professores, e relatos de suas trajetórias docentes. A análise das narrativas se pauta pela perspectiva holística com foco no conteúdo (LIEBLICH et al., 1998) e pela metodologia crítica visual (ROSE, 2016). Os desenhos permitem a professores representar suas crenças e experiências profissionais e, sobretudo, refletir sobre o que significa ser um docente de língua inglesa em contexto periférico, por meio de elementos não-verbais. Os professores participantes deste estudo acreditam que o ensino de inglês vai muito além de contemplar a estrutura da língua. Para eles, ser professor de inglês de escola periférica se constitui como um desafio devido aos diferentes níveis de aprendizagem e privação de seus alunos.
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The aim of this study is to analyse narratives of English teaching experiences in schools in deprived areas. The beliefs of English teachers that work in this context and their professional identities are discussed. The research participants are six English teachers from deprived state schools in a town in the northern region of the state of Mato Grosso. The theoretical background draws on considerations of identity (HALL, 2006; LEFFA, 2012; SILVA, 2014, 2000), teaching and learning beliefs (BARCELOS, 2001, 2004a, 2004b, 2006; FÉLIX, 1998; LIMA, 2011), teacher identity (CLANDININ; HUBER, 2005; PIMENTA, 1999), and suburbs (TIARAJU, 2020). The study takes the form of a narrative research (BARCELOS, 2020). Visual narratives are the main instrument to access teachers' experiences: drawings, through which they represent their experiences of teaching English in deprived schools. Other instruments include written materials that contextualize the drawings: explanations and answers to complementary questions about the images produced by the teachers, and reports of their teaching trajectories. The analysis of the narratives is guided by a holistic-content perspective (LIEBLICH et al., 1998) and visual critical methodology (ROSE, 2016). The drawings help teachers represent their beliefs and professional experiences and, above all, reflect on what it means to be an English teacher in a deprived school in a non-verbal way. The teachers participating in this study believe that teaching English goes far beyond contemplating the structure of the language. For them, being an English teacher in a deprived school is a challenge, given the different levels of learning and deprivation of their students.
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DAYANE CIBELLE VARGAS
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OS DISCURSOS PRODUZIDOS NA IMPLANTAÇÃO DA DELEGACIA ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO À MULHER, À CRIANÇA E ADOLESCENTE E AO IDOSO EM SINOP – MATO GROSSO EM 2018
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 26/09/2022
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O presente estudo teve como objetivo analisar os discursos que emergiram acerca da proposta de implantação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, à Criança e Adolescente e ao Idoso, em Sinop, localizada na região norte de Mato Grosso, no ano de 2018, com a finalidade de compreender quais sentidos foram mobilizados, quando o tema da violência de gênero foi colocado em pauta pela política pública, com enfoque na defesa dos direitos da mulher. O estudo proposto teve como base teórico analítica a Análise de Discurso de linha francesa, conforme proposto por Michel Pêcheux e Eni Orlandi, além de apropriar-se de conceitos da Sociologia e do Direito. Para o levantamento dos dados foi utilizada a pesquisa documental e a entrevista, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os sujeitos envolvidos na implantação da Delegacia, dentre eles, membros da Rede de Enfrentamento e Combate à Violência Doméstica, da Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, do município de Sinop. A partir dos dados analisados, é observada a existência de discursos diferentes e mesmo opostos que concorrem no fazer emergir sentidos à Delegacia, ao feminino e às relações sociais locais. Esses discursos se articulam com relações de poder e denunciam construções ideológicas, de patriarcalismo, que visam a dominação e recebem como resposta as reações, dentre as quais se destaca o engajamento, pela implantação da Delegacia.
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The present study aimed to analyze the discourses that emerged about the proposal for the implementation of the Specialized Police Station for the Care of Women, Children and Adolescents and the Elderly, in Sinop, located in the northern region of Mato Grosso, in 2018, in order to understand which meanings were mobilized when the issue of gender violence was put on the agenda by public policy, focusing on the defense of women's rights. The proposed study had as its analytical theoretical basis the French Discourse Analysis, as proposed by Michel Pêcheux and Eni Orlandi, in addition to appropriating concepts of Sociology and Law. For the data survey, documentary research and interviews were used, by means of semi-structured interviews conducted with the subjects involved in the implementation of the Police Station, among them, members of the Network for Confronting and Combating Domestic Violence, the Women's Rights Commission of the OAB/MT and the Municipal Council for Women's Rights in the city of Sinop. From the data analyzed, it is observed the existence of different and even opposing discourses that compete in the emergence of meanings to the Police Station, the feminine and the local social relations. These discourses are articulated with power relations and denounce ideological constructions of patriarchy, which aim at domination and receive as a response the reactions, among which stands out the engagement for the implementation of the Police Station.
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JORDIEL PEREIRA DA SILVA
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REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS MARGINALIZANTES SOBRE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO MUNICÍPIO DE SINOP E REGIÃO AMAZÔNICA MATO-GROSSENSE
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 27/09/2022
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A pesquisa teve por objetivo analisar os discursos da mídia sobre as travestis e transexuais na cidade de Sinop e arredores na região Amazônica Mato-grossense. Ela lança seu olhar para um corpus composto por 14 notícias publicados em sites da região entre março de 2018 a junho de 2021, veiculadas pelos três sites com maior destaque na região e pesquisado pelos descritivos travestis e transexuais. Esse recurso possibilitou evidenciar os elementos discursivos e percorrer o caminho para o processo de construção dos sentidos, visando compreender como se dão as condições de produção e a definição de sentidos que operam sobre a marginalização desse grupo social pela mídia, em uma perspectiva da linguagem atravessada pelo simbólico. A pesquisa está situada na Análise de Discurso materialista e embasada nas contribuições do filósofo francês Michel Pêcheux e da pesquisadora brasileira Eni Orlandi, com destaque para os conceitos de discurso, formações discursivas, formações ideológicas, bem como os efeitos de sentido, construções discursivas e silenciamento. No decorrer do trabalho, contextualiza-se uma linha histórica das lutas dos direitos das travestis e transexuais, questões de gênero e sexualidade. Nessa perspectiva, é trabalhada a questão da construção dos sujeitos travestis e transexuais enquanto identidade de gênero. Analisa-se, ainda, os sentidos que emergem no imaginário social tendo como base os discursos da mídia. Em termos de análises, observou-se que os efeitos de sentido trazidos nas matérias demonstram que as travestis e transexuais vivenciam estigmas que operam sobre a construção de suas identidades e seus corpos dificultando que as mesmas possam se ressignificar e transitar livremente no meio social sem julgamentos marginalizadores.
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The research aimed to analyze the media discourses about transvestites and transsexuals in the city of Sinop and surroundings in the Amazon region of Mato Grosso. She casts her gaze at a corpus composed of 14 news articles published on websites in the region between March 2018 and June 2021, broadcast by the three most prominent websites in the region and researched by transvestites and transsexuals. This resource made it possible to highlight the discursive elements and follow the path to the process of construction of meanings, aiming to understand how the conditions of production and the definition of meanings that operate on the marginalization of this social group by the media occur, in a perspective of language traversed by the symbolic. The research is based on the historical materialist Discourse Analysis and based on the contributions of the French philosopher Michel Pêcheux and the Brazilian researcher Eni Orlandi, with emphasis on the concepts of discourse, discursive formations, ideological formations, as well as the effects of meaning, discursive constructions and silencing. In the course of the work, a historical line of struggles for the rights of transvestites and transsexuals, gender and sexuality issues is contextualized. From this perspective, the issue of the construction of transvestites and transsexuals as gender identity is addressed. It also analyzes the meanings that emerge in the social imaginary based on media discourses. In terms of analysis, it was observed that the effects of meaning brought in the articles demonstrate that transvestites and transsexuals experience stigmas that operate on the construction of their identities and their bodies, making it difficult for them to resignifies themselves and move freely in the social environment without judgments marginalizers.
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JANE LEMOS RAVAGNANI
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ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: concepções de docentes, gestores e pais
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Orientador : OLANDINA DELLA JUSTINA
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Data: 28/09/2022
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No estudo ora apresentado são investigadas as concepções dos professores, de gestores e dos pais de alunos sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças e que vivenciaram a pandemia da Covid-19. O estudo realizado tem o propósito de entender quais foram suas aprendizagens e enfrentamentos resultantes desse período, como se relacionam ao período que o precede e os reflexos posteriores ao distanciamento social. Foram identificados quais os multiletramentos estiveram presentes no processo antes do ensino remoto emergencial e quais foram estimulados durante e após essa modalidade de ensino, sob a perspectiva de pessoas que se relacionam diretamente com os alunos que integram as escolas públicas municipais de Lucas do Rio Verde-MT. Os pressupostos teóricos enveredam pela Linguística Aplicada e discutem os conceitos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (MONTE MÓR, 2000; 2002; 2008; RAJAGOPALAN, 2005, entre outros), de língua inglesa para crianças (ROCHA, 2008; SANTOS E BENEDETTI, 2009; RAVAGNANI E JUSTINA, 2021), o ensino em tempos pandêmicos (BERALDO, 2020; LIBERALI, 2020), acerca dos letramentos e multiletramentos com base em estudiosos que os conceituam de maneira a permitir relacioná-los a ao momento em foco (FREIRE, 1987, 1989, 1996; THE NEW LONDON GROUP, 1996; SOARES, 2002, 2003, 2004; STREET, 2003; KLEIMAN, 2007; COSCARELLI, RIBEIRO, 2011; ROJO, 2012, 2020; KALANTIZS et al., 2020) e no tocante às emoções (BARCELOS, 2015; BARCELOS e DA SILVA, 2015; NÓVOA, 2020, para citar alguns). Em relação ao aporte metodológico, o estudo está fundamentado a partir dos princípios da pesquisa qualitativa (BAUER e GASKELL, 2002; ANDRADE e HOLLANDA, 2010), de cunho etnográfico (SPRADLEY, 1980; WATSON-GEGEO, 1988). Para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações com registro de notas de campo pela pesquisadora. A análise dos dados pauta-se na abordagem interpretativista (SCHWANDT, 2000; ORLIKOWSKI, BAROUDI, 1991). Os dados demonstraram que os multiletramentos foram estimulados de acordo com as concepções dos três grupos de participantes por meio do uso das tecnologias digitais com finalidade pedagógica, o que contribuiu para o ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para as crianças. Entretanto, as concepções em relevo evidenciam comparações entre o ensino presencial e o remoto pelas quais todos os envolvidos nesse cenário enfrentaram desafios em relação à adaptação ao ensino remoto e à necessidade de distanciamento social que, por vezes, despertaram emoções aflitivas e alguns alunos não chegaram a resultados satisfatórios na aprendizagem, mesmo diante do esforço hercúleo de professores.
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This master thesis is the result of a research about the conceptions of teachers, managers, and parents of students about teaching English Language to children that experienced the Covid-19 pandemic and also they learn the language. The purpose of this study is to understand what were their learning and confrontations resulting during this period, how they relate to the period that precedes it, and the reflections afterwards of social distancing. Multiliteracies were identified and were present in the process before the emergency remote teaching and were stimulated during and after that teaching modality, from the perspective of people who relate directly with the students that integrate the public schools in Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, Brazil. The theoretical assumptions go through Applied Linguistics and discuss the concepts of English language teaching and learning (MONTE MÓR, 2000; 2002; 2008; RAJAGOPALAN, 2005, among others), English language for children (ROCHA, 2008; SANTOS E BENEDETTI, 2009; RAVAGNANI E JUSTINA, 2021), teaching in pandemic times (BERALDO, 2020; LIBERALI, 2020), about literacies and multiliteracies in researchers that conceptualize the meanings in a way that allows relating them to the moment in focus (FREIRE, 1987, 1989, 1996; THE NEW LONDON GROUP, 1996; SOARES, 2002, 2003, 2004; STREET, 2003; KLEIMAN, 2007; COSCARELLI, RIBEIRO, 2011; ROJO, 2012, 2020; KALANTIZS et al. , 2020) and regarding emotions (BARCELOS, 2015; BARCELOS and DA SILVA, 2015; NÓVOA, 2020, to name a few). In relation to the methodological contribution, the study is based on the principles of qualitative research (BAUER and GASKELL, 2002; ANDRADE and HOLLANDA, 2010), of an ethnographic nature (SPRADLEY, 1980; WATSON-GEGEO, 1988). For data generation, semi-structured interviews and observations were carried out with field notes recorded by the researcher. Data analysis is guided by the interpretative approach (SCHWANDT, 2000; ORLIKOWSKI, BAROUDI, 1991). The data showed that multiliteracies were stimulated according to the conceptions of the three groups of participants through the use of digital technologies for pedagogical purposes, which contributed to contextualized and meaningful teaching-learning for the children. However, the conceptions in relief show comparisons between face-to-face and remote teaching, where all those involved in this scenario faced challenges in relation to adapting to remote teaching and the need for social distance that, at times, aroused afflictive emotions, and some students did not achieve satisfactory learning results, even in the face of the teachers’ herculean efforts.
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MARGARIDA KORPALSKI
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PLURALIDADE IDENTITÁRIA EM NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE
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Orientador : GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
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Data: 28/09/2022
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O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos indicativos da representação e reconfiguração identitária feminina no romance, Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. Para isso, observou-se o percurso representativo de novas identidades na obra pertencente à literatura pós-colonial escrita por mulher, no âmbito de uma sociedade periférica, a narrativa traz outras representações simbólicas em relação ao papel social feminino na Modernidade Reflexiva. A partir do protagonismo da personagem Rami, estabelece-se a representação de seus pares, nesse espaço, ocorre o conflito com a opressão e a subalternidade. Ademais, é característico da literatura pós-colonial, abordar o papel social da mulher para dezestabilizar os estereótipos históricos, no sentido que promove a reflexão acerca da equidade de gênero e a discussão sobre o silenciamento imposto, como é o caso das mulheres no geral e principalmente às pertencentes aos povos colonizados, a exemplo de Moçambique. Para embasamento da análise, foram utilizados os apontamentos de Hall (2003 e 2006) sobre identidade, de Bonnici (2000) e Mata (2014) no que diz respeitoà teoria pós-colonial, e os ensinamentos de Zolin (2019), Woolf (1928) e Perrot (1998) em relação à autoria feminina, essas teorias contribuiram para intelecção a respeito do papel histórico da linguagem e da literatura utilizados por classes dominantes na afirmação de modelos sociais hegemônicos em oposição à literatura escrita por mulheres na contemporaneidade, cuja contribuição tem sido na representação e reconsideração de identidades plurais, como, por exemplo, em Niketche, ao apresentar uma sociedade multicultural e seus diferentes sistemas conjugais.
Palavras-chave: Literatura Moçambicana; Paulina Chiziane; Niketche; Identidade.
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The present study aims to analyze the indicative aspects of female identity representation and reconfiguration in the novel, Niketche: uma história de poligamia, by Paulina Chiziane. For this, the representative path of new identities was observed in the work belonging to the post-colonial literature written by women within a peripheral society, the narrative brings other symbolic representations in relation to the female social role in Reflective Modernity. From the role of the character Rami, the representation of her peers is established, in this space, there is a conflict with oppression and subalternity. Furthermore, it is characteristic of post-colonial literature to address the social role of women in order to destabilize historical stereotypes, in the sense that it promotes reflection on gender equity and the discussion on imposed silencing, as is the case with women in general and mainly those belonging to colonized peoples, such as Mozambique. To support the analysis, Hall’s (2003 and 2006) notes on identity, Bonnici (2000) and Mata (2014) on postcolonial theory were used, and the teachings of Zolin (2019), Woolf (1928) and Perrot (1998) in relation to female authorship, these theories contributed to the understanding about the historical role of language and literature used by dominant classes in the affirmation of hegemonic social models in opposition to the literature written by women in contemporary times, whose contribution has been in the representation and reconsideration of plural identities, as for example in Niketche, when presenting a multicultural society and its different conjugal systems.
Keywords: Mozambican Literature; Paulina Chiziane; Niketche; Identity.
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VALQUIRIA DALILA MOREIRA VIARO MARQUES
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ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL DE NOVA MUTUM
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Data: 28/09/2022
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Esta dissertação intitulada Atlas Semântico-Lexical de Nova Mutum, doravante ASeLNoMu, tem como tema a variação linguística. Seu objetivo é identificar as variantes semântico-lexicais em uso nos quatro pontos de inquérito, na cidade de Nova Mutum, localizada na região médio norte do estado de Mato Grosso, traçando fotografias sociolinguísticas sob o aspecto semântico lexical da contribuição dos falares dos migrantes e dos informantes nascidos nessa cidade. Além disso, descrever o contexto linguístico de contato de muitos falares do Português Brasileiro em uma região de recente ocupação pelo processo migratório interno ocorrido a partir de meados do século XX. Para a realização dessa pesquisa seguiu-se os pressupostos teórico-metodológicos da Dialetologia Pluridimensional (RADTKE e THUN, 1996) e THUN (1998; 2005; 2009). Também foram elaboradas cartas linguísticas contemplando as dimensões diatópica, diagenérica, diageracional. O instrumento para a recolha dos dados foi o Questionário Semântico Lexical (QSL), com 202 questões, do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), versão 2001. As entrevistas foram realizadas junto a 32 mutuenses, em 4 pontos de inquérito. O trabalho organiza-se em 4 capítulos e os dados foram coletados a partir da aplicação do Questionário Semântico-Lexical (QSL/ALiB) em entrevistas gravadas, transcritas e armazenadas em um banco de dados, gerando base para o tratamento das informações no formato tabelas e cartas linguísticas. Para cada questão gerou-se uma carta, que além de revelar as variantes em maior ocorrência em Nova Mutum, mostrou um conjunto de fotografias sociolinguísticas da distribuição diatópica e da influência topodinâmica deste espaço geográfico, social, histórico e cultural.
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This dissertation entitled Semantic-Lexical Atlas of Nova Mutum, henceforth ASeLNoMu, has linguistic variation as it theme. Its objective is to identify the semantic-lexical variants in use in the four survey points, in the city of Nova Mutum, located in the middle northern region of the state of Mato Grosso, tracing sociolinguistic pictures under the lexical semantic aspect of the contribution of the speakers of migrants and informants born in this city. Furthermore, to describe the linguistic context of contact of many Brazilian Portuguese speakers in a region recently occupied by the internal migratory process that took place from the middle of the 20th century. To carry out this research we followed the theoretical and methodological assumptions of Pluridimensional Dialectology (RADTKE and THUN, 1996) and THUN (1998; 2005; 2009). Linguistic charts data were also elaborated contemplating the diatopic, diageneric, and diagenerational dimensions. The instrument for data collection was the Lexical Semantic Questionnaire (QSL), with 202 questions, from the Linguistic Atlas of Brazil (ALiB), 2001 version. The interviews were conducted with 32 Mutuenses, in 4 survey points. The paper is organized in 4 chapters and the data were collected from the application of the Semantic-Lexical Questionnaire (QSL/ALiB) in recorded interviews, transcribed and stored in a database, generating the basis for the treatment of information in the format of tables and linguistic charts. For each question a chart was generated, which besides revealing the variants in greater occurrence in Nova Mutum, showed a set of sociolinguistic pictures of the diatopic distribution and the topodynamic influence of this geographic, social, historical and cultural space.
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KEYLA MORALES DE LIMA GARCIA
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IDENTIDADE RURAL E CONFLITOS DO CAMPO EM APESAR DO AMOR, DE MARLI WALKER, E NOS CORDÉIS DE LUZIMAR MEDEIROS BRAGA
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Orientador : HENRIQUE RORIZ AARESTRUP ALVES
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Data: 30/09/2022
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Este trabalho busca analisar a representação do camponês e do campo na obra Apesar do amor, de Marli Walker e nos cordéis A Origem da Riqueza e O Cordel da Reforma Agrária, de Luzimar Medeiros Braga, refletindo também sobre a identidade e os elementos que interferem na sua formação. Por ser um grupo social deixado à margem pelo grande capital, os camponeses têm sido emudecidos em suas histórias, culturas, tradições, bem como nas questões voltadas à economia e meio ambiente e, nesse processo, têm sofrido grandes impactos do processo de implantação de inovações tecnológicas na produção de alimentos do campo. Sendo assim, seria interessante perceber como esses temas são apresentados pelas obras em questão, bem como os significados possíveis que sugerem. A metodologia de pesquisa usada para a realização do trabalho é de cunho bibliográfico, e a fundamentação teórica baseia-se principalmente nas obras de Sigmund Bauman (1999), Stuart Hall (2006), Michel Foucault (1979), e Ecléa Bosi (1994), que abordam questões sobre identidade, memória, modernidade e relações de poder, as quais se fazem essenciais para a realização do trabalho de pesquisa. Também serão utilizadas obras sobre a literatura de cordel, como de Santos (2017) e de SILVA (2015), além de estudos sobre a história da colonização do campo da região norte de Mato Grosso, realizados por Peripolli (2008) e Souza (2008). Também serão de grande valia os textos de Antonio Candido (1972/1984/1996) e Alfredo Bosi para a fundamentação (1977) das análises dos cordéis e dos poemas. Tanto nos poemas de Marli Walker quanto nos cordéis de Luzimar Braga os conflitos sociais são apresentados de forma direta e indiretamente, trazendo representações do campo e dos camponeses capazes de evidenciar injustiças e mazelas sociais que se querem naturalizadas por ideologias hegemônicas atreladas ao funcionamento do grande capital e do agronegócio.
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This work seeks to analyze the representation of the peasant and the countryside in the work Antes do amor, by Marli Walker and in the cordéis A Vantagens da Riqueza and O Cordel da Reforma Agrária, by Luzimar Medeiros Braga, also reflecting on the identity and the elements that interfere in the your training. As a social group left on the sidelines by big capital, peasants have been muted in their histories, cultures, traditions, as well as in issues related to the economy and environment and, in this process, have suffered major impacts from the process of implementing innovations. technologies in rural food production. Therefore, it would be interesting to understand how these themes are presented by the works in question, as well as the possible meanings they suggest. The research methodology used to carry out the work is bibliographic, and the theoretical foundation is based mainly on the works of Sigmund Bauman (1999), Stuart Hall (2006), Michel Foucault (1979), and Ecléa Bosi (1994) , which address questions about identity, memory, modernity and power relations, which are essential for carrying out the research work. Works on cordel literature will also be used, such as Santos (2017) and SILVA (2015), as well as studies on the history of rural colonization in the northern region of Mato Grosso, carried out by Peripolli (2008) and Souza (2008). ). The texts by Antonio Candido (1972/1984/1996) and Alfredo Bosi will also be of great value for the foundation (1977) of the analyzes of the cordéis and the poems. Both in Marli Walker's poems and in Luzimar Braga's cordéis, social conflicts are presented directly and indirectly, bringing representations of the countryside and peasants capable of highlighting injustices and social ills that want to be naturalized by hegemonic ideologies linked to the functioning of big capital. and agribusiness.
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SOLANGE CORREIA DE LIMA
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A CONSTRUÇÃO DO MÚLTIPLO FEMININO EM NÃO PRESTA PRA NADA, DE MARTA HELENA COCCO
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Orientador : ADRIANA LINS PRECIOSO
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Data: 30/09/2022
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Por meio da obra Não presta pra nada (2020), de Marta Cocco, este estudo investigou os desdobramentos da mulher e sua escrita na narrativa do gênero conto. Consideramos que o universo feminino, representado por personagens, mulheres, surgem em pleno movimento de construção de protagonismo social, cultural, político e econômico. Nesse processo contínuo de conquista de liberdade e de direitos, traçamos um percurso histórico, desde os movimentos sufragistas, enquanto raiz das conquistas feministas, compreendendo assim o alicerce da edificação da mulher como sujeito social. Amparados nos aportes teóricos de Castells (1999) sobre a construção da identidade e o contexto de poder; em Del Priore (2011) e Nísia Floresta (1989), sobre o papel da mulher na sociedade patriarcal e os aspectos de dependência e inferioridade; em Beauvoir (1980) e Michelle Perrot (2005), que discorrem sobre as mulheres e os silêncios da história e em Bonnici e Zolin (2019), nos debates sobre as mudanças no campo intelectual, marcadas pela quebra de paradigmas e pela descoberta de novos horizontes. Na égide da teoria da narrativa e do conto, ancoradas em Jolles (1976), quanto a forma do conto; Cortázar (1993) e Piglia (1994) sobre a estrutura do conto; Gotlib (2006) e a definição de conto, possibilitaram o estudo teórico sobre a complexidade das personagens nos textos, bem como da posição da narradora que, tendo como ponto de partida a voz feminina (e seus silêncios), assume uma postura crítica diante do patriarcado e realiza reflexões sobre a mulher envolvendo toda sua subjetividade e experiência, não somente na luta contra o patriarcalismo, mas também, e sobretudo , num movimento consciente de conquista e afirmação diante de um cenário que lhe foi negado a participação até bem pouco tempo.
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The present study sought, through the work Não presta pra nada (2020), by Marta Cocco, sought to investigate,
through the studies of the narrative of the tale, the female universe represented through
the characters: women who appear in the middle of the construction movement. of protagonism,
in the continuous process of conquest of freedom and rights. To this end, suffragist and feminist movements
were approached as a foundation for the construction of women as a social subject. Supported by the theoretical
contributions of Castells (1999) on the construction of identity and the context of power;
in Del Priore (2011) and Nísia Floresta (1989) on the role of women in patriarchal society
and the aspects of dependence and inferiority; in Beauvoir (1980) and Michelle Perrot (2005) on
women and the silences of history; Bonnici and Zolin (2019) on the changes in the intellectual field,
marked by the breaking of paradigms and the discovery of new horizons. In the aegis of the theory
of narrative and short story anchored in Jolles (1976) regarding the form of the short story;
Cortázar (1993) and Piglia (1994) on the structure of the short story; Gotlib (2006) and the definition
of a short story: made possible the theoretical study of the complexity of female characters in the texts,
as well as the position of the narrator who, having as a starting point the female voice (and her silences),
by assuming a critical stance regarding the inconveniences of patriarchy and to reflect on women
and involve all their experience, not only in the fight against patriarchy, but, above all, in a
conscious movement of conquest and affirmation in a scenario that was denied participation until very recently.
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IZABELA SECCO
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CINEMA E LITERATURA: A QUEDA DA CASA DE USHER VERSUS A CASA MONSTRO, A QUESTÃO DO CORPO E A PERSONIFICAÇÃO DA CASA, UM ESTUDO COMPARATIVO
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Orientador : HENRIQUE RORIZ AARESTRUP ALVES
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Data: 03/10/2022
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O conto A queda da casa de Usher, publicado por Edgar Allan Poe em 1839 e a obra cinematográfica A casa monstro, dirigida por Gil Kenan e produzida por Robert Zemeckis e Steven Spielberg no ano de 2006, são objeto de análise comparativa deste estudo, no qual se verifica como estão representadas simbolicamente as casas, tanto seus espaços internos quanto externos, de acordo com embasamentos teóricos principalmente de Todorov (1992), Furtado (1980) e Gaudreault (2009). A análise comparativa entre a obra cinematográfica e a ficção literária será apresentada levando-se em conta os diferentes contextos temporais e espaciais que envolvem a obra clássica de Poe e a contemporânea de Gil Kenan, além de evidenciar as diferenças das linguagens das obras, já que se trata de uma obra literária e uma animação. Essas questões implicam na utilização de textos teóricos que fundamentem as relações entre essas diferentes narrativas, como o texto de Ivete Walty (2011) intitulado Palavra e imagem: leituras cruzadas, dentre outras obras teóricas. Mesmo que quase dois séculos as separem, faz-se interessante analisar essas obras tanto pelo viés das semelhanças quanto das diferenças, tomando-se o devido cuidado para não cometer anacronia. Dessa maneira, os elementos narrativos que compõem as obras serão relacionados para que se produzam significados capazes de questionar a imagem tradicional de “casa” como célula fundamental da família patriarcal, já que, ao invés de proteção aos personagens, promovem ameaças, medo e terror.
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The short story The Fall of Usher House, published by Edgar Allan Poe in 1839 and the cinematographic work The Monster House, directed by Gil Kenan and produced by Robert Zemeckis and Steven Spielberg in 2006, are the object of comparative analysis of this study, in the which it is verified how the houses are symbolically represented, both their internal and external spaces, according to theoretical foundations mainly from Todorov (1992), Furtado (1980) and Gaudreault (2009). The comparative analysis between cinematographic work and literary fiction will be presented taking into account the different temporal and spatial contexts that involve Poe's classic work and Gil Kenan's contemporary work, in addition to highlighting the differences in the languages of the works, since it is a literary work and an animation. These questions imply the use of theoretical texts that support the relationships between these different narratives, such as the text by Ivete Walty (2011) entitled Word and image: cross-readings, among other theoretical works. Even though almost two centuries separate them, it is interesting to analyze these works both from the point of view of similarities and differences, taking due care not to commit anachronism. In this way, the narrative elements that make up the works will be related so that meanings are produced capable of questioning the traditional image of “house” as a fundamental cell of the patriarchal family, since, instead of protecting the characters, they promote threats, fear and terror.
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JOSÉ DA SILVA ARAÚJO JÚNIOR
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CONFLUÊNCIA ENTRE AS ARTES: natureza, cultura e mito em Pedro Casaldáliga e Mari Bueno
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Orientador : ADRIANA LINS PRECIOSO
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Data: 17/10/2022
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A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa que analisou configurações poéticas da obra Versos Adversos: Antologia (2006), do escritor espanhol Pedro Casaldáliga e o caráter engajado de seus poemas, que, através de imagens poéticas, ressaltam a importância da natureza, da cultura e do mito na literatura produzida no Estado de Mato Grosso. Para concretização desse desiderato, realizou-se uma análise dos poemas escolhidos sob o viés semiótico nas relações interartes que envolvam o texto literário e a pintura. Dessa forma, efetuou-se um estudo comparativo entre a obra Versos Adversos: Antologia (2006) e as telas pintadas pela artista plástica Mari Bueno, que tratam, cada uma a seu modo, de realidades distintas que possuem pontos de contato no campo da significação, expondo, assim, a tradição mato-grossense através de dados textuais, históricos e sociais. Objetivou-se, desse modo, compreender como se dá o processo de correlação entre o discurso poético e a pintura através da transmutação do significado advindo dessa fusão. Sendo assim, através de empenho metodológico qualitativo de caráter bibliográfico, a pesquisa fundamentou-se na interdisciplinaridade dos estudos comparatistas. Nesse sentido, o exame dessas duas áreas de conhecimento, ou seja, do texto literário encontrado na poesia de Casaldáliga e as telas criadas pela artista Mari Bueno, foi feita a luz da semiótica, especialmente amparada pelas contribuições de Greimas (1917-1992), Pietroforte (2006), Souriau (1983), Wolffllin (2015), Gombrich (2000), Hauser (2003) Lótman (1978), Eliade (1992) e Bosi (2000), que serviram de alicerce para esta investigação, já que possibilitaram a compreensão dos nossos objetos de análise em sua correlação com outra linguagem artística. Sendo assim, a confluência da obra literária numa pintura, além de promover a verossimilhança, desempenha um papel transformador que pode convergir para um mesmo fim, humanizar e transformar o indivíduo e, consequentemente, mudar o meio no qual está inserido, conciliando o sensível com o intelectível, além de contribuir para a divulgação de uma produção cultural e artística de excelência que vem sendo realizada no estado.
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The present dissertation presents the result of a research that analyzed poetic configurations of the work Versos Adversos: Antologia (2006), by the Spanish writer Pedro Casaldáliga and the engaged character of his poems, which, through poetic images, emphasize the importance of nature, culture and myth in the literature produced in the State of Mato Grosso. To achieve this desideratum, an analysis was carried out of the poems chosen under the semiotic bias in the interart relations that involve the literary text and painting. In this way, a comparative study was carried out between the work Versos Adversos: Antologia (2006) and the canvases painted by the plastic artist Mari Bueno, which deal, each in its own way, with different realities that have points of contact in the field of meaning. , thus exposing the Mato Grosso tradition through textual, historical and social data. Thus, the objective was to understand how the process of correlation between poetic discourse and painting takes place through the transmutation of the meaning arising from this fusion. Therefore, through qualitative methodological efforts of a bibliographic nature, the research was based on the interdisciplinarity of comparative studies. In this sense, the examination of these two areas of knowledge, that is, the literary text found in the poetry of Casaldáliga and the canvases created by the artist Mari Bueno, was carried out in the light of semiotics, especially supported by the contributions of Greimas (1917-1992), Pietroforte (2006), Souriau (1983), Wolffllin (2015), Gombrich (2000), Hauser (2003) Lótman (1978), Eliade (1992) and Bosi (2000), which served as a foundation for this investigation, as they enabled the understanding of our objects of analysis in their correlation with another artistic language. Thus, the confluence of the literary work in a painting, in addition to promoting verisimilitude, plays a transforming role that can converge to the same end, humanize and transform the individual and, consequently, change the environment in which it is inserted, reconciling the sensitive with the the intelligible, in addition to contributing to the dissem
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WAGNER PEREIRA DE SOUZA
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O PROTAGONISMO DAS MULHERES NEGRAS NO ROMANCE TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR
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Orientador : SHIRLENE ROHR DE SOUZA
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Data: 17/11/2022
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Esta dissertação de mestrado, intitulada O protagonismo das mulheres negras no romance Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, trata do protagonismo das personagens femininas na literatura contemporânea. O objetivo da pesquisa é mostrar que o romance brasileiro, na contemporaneidade, sinaliza a inclusão de vozes historicamente silenciadas e não representadas na literatura nacional. Para desenvolver o tema, toma-se o romance Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, como objeto de investigação. A partir das inferências contidas no romance, observa-se que a narrativa estabelece um diálogo por meio de evidências a personagens que podem se entendidos como arquétipos da sociedade. Nesse ínterim, entre os principais temas, discutem-se os novos moldes de escravidão no Brasil; a luta de subalternos por ascensão social e intelectual; a ancestralidade e a espiritualidade manifestada por meio de atos religiosos, entre eles o jarê. Para a análise desses fatores, foi utilizado, entre os principais teóricos, Bruce-Mitford (1997), pois suas contribuições são efetivas para análise do evento religioso jarê; Duarte (2008), pelos estudos sobre os cinco principais conceitos estabelecidos por ele para identificar se uma produção pertence à literatura afro-brasileira; Bakhtin (2002), que trata do sentido do romance na experiência do homem moderno, ou a discussão de Fanon (2015), que trata da resistência frente à força ideológica do colonizador, e, também, a discussão sobre o gênero narrativo realizada por Todorov (2003), Brait (1985), Ribeiro (2019), Gonzales (2018), dentre outros. Torto Arado expõe atrocidades de um Brasil pouco conhecido e mostrado e, nesse contexto, o romance evidencia muitas situações que são “invisíveis” ao conhecimento de muitos brasileiros. Itamar Vieira Junior apresenta um dos “brasis” dentro do Brasil.
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This Master's Thesis, entitled The protagonism of black women in the novel Torto Arado, by Itamar Vieira Júnior, deals with the protagonism of female characters in contemporary literature. The objective of the research is to show that the Brazilian novel, in contemporary times, signals the inclusion of voices historically silenced and not represented in national literature. To develop the theme, the novel Torto Arado, by Itamar Vieira Júnior, is taken as an object of investigation. From the inferences contained in the novel, it is observed that the narrative establishes a dialogue through evidence to characters that can be understood as archetypes of society. In the meantime, among the main themes, the new forms of slavery in Brazil are discussed; the struggle of subordinates for social and intellectual ascension; the ancestry and spirituality manifested through religious acts, including jarê. For the analysis of these factors, Bruce-Mitford (1997) was used among the main theorists, as his contributions are effective for the analysis of the religious event Jarê; Duarte (2008), for studies on the five main concepts established by him to identify whether a production belongs to Afro-Brazilian literature; Bakhtin (2002), which deals with the meaning of the novel in the experience of modern man, or the discussion of Fanon (2015), which deals with the resistance against the ideological force of the colonizer, and also, the discussion about the narrative genre, carried out by Todorov (2003), Brait (1985), Ribeiro (2019), Gonzales (2018), among others. Torto Arado exposes atrocities of a little known and shown Brazil and, in this context, the novel highlights many situations that are “invisible” to the knowledge of many Brazilians. Itamar Vieira Junior presents one of the “Brazils” within Brazil.
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GLAUCIA RIBEIRO LIMA
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CORAÇÃO MADEIRA: patriarcado e autoficção na narrativa de autoria feminina produzida em Mato Grosso
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Orientador : ANTONIO APARECIDO MANTOVANI
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Data: 30/11/2022
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Este estudo tem como objetivo analisar o limiar entre a protagonista de Coração Madeira (2020) e a autora do romance em tese, Marli Walker, e a presença da mulher na colonização do sertão amazônico a partir da protagonista, considerando a literatura de autoria feminina, o patriarcado e o feminismo. O romance selecionado para este estudo apresenta uma narrativa construída em meio ao processo de colonização do norte de Mato Grosso e os desafios que a mulher precisa enfrentar numa sociedade patriarcal. A protagonista, Filha do Meio, que consegue se libertar das amarras do patriarcalismo e empoderar-se, contrapõe-se a muitas mulheres que ficaram no anonimato durante o processo de colonização do sertão amazônico. Para a análise do romance, esta pesquisa contempla como o patriarcado se consolidou na sociedade e as suas implicações na vida social das mulheres ao longo dos séculos. Ademais, buscou-se demonstrar como o surgimento do feminismo influenciou a mulher a ascender na sociedade e conquistar, ainda que gradativamente, um lugar de direito em várias esferas sociais, pois com conquistas advindas do movimento feminista, a mulher vem ecoando sua voz também por meio da escrita literária. Para compor as análises, utilizou-se das teorias que conceituam a autoficção, termo este cunhado por Serge Doubrovsky (1977). Esse aspecto criado pelo autor geralmente é utilizado pela crítica literária nas narrativas que contemplam características autobiográficas em textos ficcionais. Nesse sentido, essa pesquisa se vale também das contribuições de Vicent Colonna, que estão presentes em Ensaios sobre autoficção (2014). Foram utilizadas, ainda, obras que abordam o patriarcado, o feminismo e as produções de autoria feminina, dentre elas Gênero, patriarcado, violência (2015), de Haleieth Iara Bongiovani Saffioti; O segundo sexo (2016), de Simone de Beauvoir e A mulher na história da literatura (2015), de Cecil Jeanine Albert Zinani. A fim de investigar a literatura produzida em Mato Grosso, foram recuperadas as contribuições de Marli Walker com Mulheres silenciadas e vozes esquecidas: Três séculos de Poesia feminina em Mato Grosso (2021) e de Hilda Magalhães com Literatura e poder em Mato Grosso (2002).
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O romance selecionado para este estudo, Coração Madeira (2020), de Marli Walker, apresenta uma narrativa construída em meio ao processo de colonização do Norte de Mato Grosso. A obra demonstra os desafios que a mulher, representada nesta pesquisa pela protagonista Filha do Meio, precisa enfrentar numa sociedade patriarcal. Esta personagem, que consegue se libertar das amarras do patriarcalismo e empoderar-se, representa tantas outras que ficaram no anonimato na colonização do sertão amazônico. Para a análise do romance em tese, este estudo buscará entender como o patriarcado se consolidou na sociedade e as suas implicações na vida social das mulheres ao longo dos séculos. Além disso, buscará também demonstrar como o surgimento do feminismo influenciou a mulher a ascender-se na sociedade e conquistar, ainda que gradativamente, um lugar de direito em várias esferas sociais, considerando que com conquistas advindas do movimento feminista, a mulher vem ecoando sua voz também através da escrita literária. Para este trabalho foram utilizadas obras que abordam questões acerca do patriarcado, do feminismo e da autoria feminina, dentre elas, A criação do patriarcado de Gerda Lerner (2019), O segundo sexo (2016) de Simone de Beauvoir e A mulher na história da literatura (2015) de Cecil Jeanine Albert Zinani. Sobre a literatura mato-grossense foram utilizadas as contribuições de Hilda Magalhães com Literatura e poder em Mato Grosso (2002) e Eduardo Mahon com a obra A literatura contemporânea em Mato Grosso (2021).
Palavras-chave: Literatura de autoria feminina. Literatura mato-grossense. Patriarcado. Feminismo. Coração Madeira.
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GUSTAVO SANTOS DE MACEDO
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UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA VIOLÊNCIA HATER NO ENSINO REMOTO REPRESENTADA POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MATO GROSSO
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Orientador : ALBINA PEREIRA DE PINHO
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Data: 12/12/2022
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Nesta pesquisa busca-se analisar as representações discursivas da violência hater no ensino remoto construídas por professores de Língua Portuguesa do Mato Grosso. Especialmente, porque os discursos hater veiculados na internet foram evidenciados em contexto escolar face ao cenário pandêmico provocado pela pandemia da Covid-19 e são entendidos, nesse estudo, como prática social. A pesquisa baseia-se na abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso Crítica (ADC), com enfoque qualitativo-interpretativista, fundamentada nas considerações de Norman Fairclough (2016 [1992]; 2003). Vale salientar que os estudos de Giddens (1991), Bourdieu (2001), Lebrun (2008), Rebs e Ernest (2017) e Verme e Aplle (2021) referenciam a construção de uma perspectiva teórica na qual entende-se o fenômeno hater como adepto a uma estrutura cultural, social e ideológica de violência simbólica e não somente como um grupo social. Desse modo, a formulação do corpus analítico da pesquisa compõe-se por excertos de discursos representados por meio de questionários e entrevistas com professores(as) de Língua Portuguesa da educação básica pública e gratuita do Estado de Mato Grosso. Em um primeiro momento, foram feitos questionários online pelo Google Forms, para identificação dos(as) professores(as) que experienciaram discursos de ódio durante suas aulas na modalidade remota e para reconhecer o que esses profissionais entendem por violência hater. Em um segundo momento, foram feitas entrevistas semiestruturadas, de forma online, para compreender as representações da violência hater em seus discursos. Os dados produzidos na pesquisa possibilitaram identificar os elementos linguísticos que evidenciavam práticas discursivas da cultura hater e as representações discursivas de docentes atuantes na educação básica durante o período de ensino remoto. Além disso, foi possível propor elementos para o enfrentamento ao discurso de ódio na educação básica.
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The considerable proliferation of hate speech in our society is a worrying fact, especially when these speeches, known as hater, become institutionalized and are practiced in a school context by certain groups/subjects with criminal purposes. In this sense, this research seeks to analyze the representational meaning in the discourses practiced by Portuguese Language teachers in the context of Mato Grosso on hater violence in remote teaching. Especially, because such activities were carried out in a school context in the face of the pandemic scenario caused by Covid-19 and are understood, in this study, as a social practice. The research, linked to the area of Applied Linguistics, is anchored in the theoretical-methodological approach of Critical Discourse Analysis (CDA), with a qualitative-interpretative approach, based on the considerations of Norman Fairclough. It is worth noting that the studies by Giddens (1991), Boudieu (2001), Lebrun (2008), Rebs and Ernest (2017) and Verme and Aplle (2021) dialogue with this work and recognize the hater phenomenon adept at a cultural, social structure ideological and symbolic violence. Thus, for the construction of the research corpus, an online form was created in Google Forms, at first, to identify teachers who experienced hate speech in online classes. In a second moment, five teachers from the Portuguese Language area, working in Basic Education of the public network of the State of Mato Grosso, were interviewed. Based on the data analysis, it was possible to identify the linguistic elements that evidenced discursive practices of the hater culture in remote teaching, recognize the production conditions represented by the teachers, and understand the discursive practices of confronting hate speech in remote teaching. by these teachers.
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TATIANE GOMES DA SILVA
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UMA AGENDA DE LEITURAS EM DOZE LENDAS BRASILEIRAS, DE CLARICE LISPECTOR: O TEMPO DAS CALENDAS NAS NARRATIVAS POPULARES
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Orientador : SHIRLENE ROHR DE SOUZA
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Data: 15/12/2022
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Esta pesquisa trata da relação entre literatura infantil e cultura popular brasileira, a partir da obra Doze lendas brasileiras (2014), de Clarice Lispector, que reúne narrativas tradicionais, de diferentes regiões. A autora organiza as histórias em uma agenda anual de leituras, da qual parte a hipótese de que o tempo constitui um paradoxo na obra, visto que, de um lado, há o tempo cronológico, que organiza as leituras a partir do calendário, e o tempo mítico, que organiza as narrativas em uma dimensão alheia ao tempo cronológico. O objetivo é ampliar estudos sobre a obra e sobre a literatura infantil. No percurso da pesquisa, discute-se os aspectos específicos da literatura infantil, os gêneros literários mais presentes na literatura infantil e o funcionamento do tempo nas narrativas populares. No aporte teórico da pesquisa, estão críticos e teóricos da literatura, podendo-se citar: autores como Jolles (1976), Cademartori (1994), Abramovich (2006), Candido (2009), Benjamin (1993), Bettelheim (2007), Cascudo (2015), Gotlib (2009), Propp (2010), Lajolo e Zilberman (1999), Coelho (2002). Com a obra de Doze lendas brasileiras, Clarice Lispector conecta, com sensibilidade, cultura popular e literatura infantil.
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This research deals with the relationship between children's literature and Brazilian popular culture, based on Clarice Lispector's book Doze Legends Brasileiras (2014), which brings together traditional narratives from different regions. The author organizes the stories in an annual agenda of readings, from which the hypothesis arises that time constitutes a paradox in the work, since, on the one hand, there is chronological time, which organizes the readings based on the calendar, and the mythical time, which organizes the narratives in a dimension alien to chronological time. The objective is to expand studies on the work and on children's literature. In the course of the research, specific aspects of children's literature are discussed, the literary genres most present in children's literature and the functioning of time in popular narratives. In the theoretical contribution of the research, there are critics and theorists of the literature, such as: authors such as Jolles (1976), Cademartori (1994), Abramovich (2006), Candido (2009), Benjamin (1993), Bettelheim (2007), Cascudo (2015), Gotlib (2009), Propp (2010), Lajolo and Zilberman (1999), Coelho (2002). With the work of Twelve Brazilian Legends, Clarice Lispector sensitively connects popular culture and children's literature.
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