Projeto Político Pedagógico

O graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas deverá possuir uma
sólida formação teórica, conceitual e epistemológica em Biologia, que inclua o conhecimento da
biodiversidade e das relações que se constituem entre eles. Nesta formação deve privilegiar o
entendimento do processo sócio-histórico da construção do conhecimento da área biológica, tanto no
que se refere ao domínio e compreensão da realidade, quanto da formação da consciência crítica e
bioética que lhe permita interferir e transformar as condições da escola, da educação e da sociedade,
desempenhando seu papel de formador de cidadãos.
Deverá também estar capacitado para a busca autônoma, a produção e divulgação do
conhecimento, com visão crítica das possibilidades presentes e futuras e inovadoras da profissão.
Deve ainda estar comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta
profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos, morais
e legais.
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Resolução nº 015/2018 – AD REFERENDUM DO CONEPE Página 9 de 69
É necessário também que tenha consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade
de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca de melhoria da qualidade de vida da
população humana, assumindo a sua responsabilidade na preservação e conservação da
Biodiversidade.
Que seja um profissional inovador apto a atuar em um mercado competitivo em constantes
transformações e que esteja capacitado para o desenvolvimento do trabalho em equipe.
Que faça opções capazes de provocar impacto na vida social, econômica e ambiental da
região, do estado, do país e consequentemente do planeta.
Que tenha uma formação interdisciplinar e multidisciplinar, mas que seja também
particularizada, dando ênfase à prática docente do Ensino Fundamental e Médio, à pesquisa
científica e à produção acadêmica. O profissional biólogo deve portar-se como educador, consciente
de seu papel na formação de cidadãos, tornando-o capaz de desempenhar o papel de gerador e
transmissor do saber nos diferentes ramos de sua área específica de conhecimento.
Que o profissional licenciado e bacharel em Ciências Biológicas deva se empenhar na sua
formação acadêmica continuadamente, baseados nos princípios da dignidade humana, nas relações
universais de conhecimento e das diferentes culturas, sendo um cidadão responsável e participativo,
integrado à sociedade em que vive, no entanto, crítico de seus problemas.

A Lei Federal 6.684 de 03 de setembro 1979 em conformidade com a alteração estabelecida
pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982 e com Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983,
estabelece a área de atuação do Biólogo, sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por
outros profissionais igualmente habilitados. Na forma da legislação específica, o Biólogo poderá:
I - Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários
setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e
melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes
desses trabalhos;
II - Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e
associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua
especialidade;
III - Realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres, de acordo com o currículo
efetivamente realizado.
Além do acima exposto, poderá também atuar como educador nos ensinos Fundamental,
Médio e Superior da rede pública e particular de ensino. Estendendo esta função à elaboração de
programas, planejamento e organização de laboratórios para o ensino de Ciências e Biologia, a
produção e análise crítica de livros didáticos e paradidáticos e a busca de alternativas para as
práticas educacionais tradicionais.

O campo de atuação profissional é considerado diversificado, amplo, emergente, crescente,
em transformação contínua, exigindo um profissional cuja formação ao nível de graduação, o
capacite a:
 Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental,
dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e
solidariedade;
 Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive
em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo
em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
 Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas,
comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para
ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
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 Portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na
perspectiva sócio-ambiental;
 Utilizar o conhecimento na organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a
legislação e políticas públicas referentes às áreas das ciências biológicas;
 Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas
referente à inter-relação dos conceitos, princípios e das teorias;
 Estabelecer relações entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade;
 Aplicar o método científico para o planejamento, gerenciamento e execução de processos
e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos,
pareceres, dentre outros, em diferentes contextos;
 Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o
contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a
legislação pertinente;
 Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação
profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
 Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a
democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
 Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos
profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo e globalizado;
 Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e
produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e
epistemológicos;
 Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura
de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e
corporativas inerentes ao exercício profissional.

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