Projeto Político Pedagógico

Em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia o egresso do Curso descrito neste PPC deverá ser capaz de:
Coordenar, orientar, executar e supervisionar levantamentos topográficos, geodésicos e locações de obras e loteamentos urbanos e rurais;
Prestar assistência técnica na área de agrimensura;
Dirigir e coordenar equipes técnicas na divisão, avaliação, demarcação de terras, na aquisição e no gerenciamento de dados espaciais e em atividades que envolvam cartografia, informações da terra, fotogrametria e sensoriamento remoto;
Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

As atribuições profissionais do tecnólogo em Agrimensura são:
1) Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
2) Empresas especializadas em levantamento topográficos, geodésicos, locações de loteamentos.
3) Institutos e Centros de Pesquisa.
4) Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Identificar, formular e resolver problemas relacionados com a descrição, a definição e o monitoramento de espaços físicos;
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos da de agrimensura e da cartografia;
Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;
Compreender e aplicar avaliação de viabilidade econômica de projetos;
Compreender e aplicar avaliação de impacto das atividades da agrimensura no contexto social e ambiental;
Exercitar a comunicação com eficiência, nas formas escrita, oral e gráfica;
Aprender a atuar em equipes multidisciplinares;
Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
Exercitar a solidariedade e a alteridade, seja individualmente, seja coletivamente, assumindo sua responsabilidade social, como egresso do ensino superior
Apreender a analisar e executar obras, sistemas, produtos e processos que envolvam atividades da agrimensura;
Apreender a supervisionar, coordenar e executar projetos e serviços da área de agrimensura e cartografia;
Avaliar, classificar e fiscalizar projetos e serviços de agrimensura e cartografia;
Buscar conhecer e saber utilizar novas técnicas e ferramentas da agrimensura;

No decorrer do curso de graduação em Tecnologia de Agrimensura serão utilizados os laboratórios de Informática, Topografia, Didático Multidisciplinar, Materiais de Construção Civil, Solos, Eletrônica, Pavimentação Asfáltica, Estruturas, Desenho e Biologia/Química/Física existentes no Câmpus de Colíder.
Ainda, serão disponibilizados, como ferramentas adicionais e devido ao momento atual, laboratórios virtuais.

Esses laboratórios especializados servem para apoiar a graduação, de forma que o aluno interprete os fenômenos físico-mecânicos, desenvolva as capacidades de abstração e fixação dos conceitos teóricos das disciplinas da graduação, conforme exigido no ENADE. A experiência do aluno em elaborar os experimentos, sob a supervisão do professor, poderá capacitá-los a identificar e fixar as variáveis fundamentais discutidas em sala de aula, aproximando o acadêmico da realidade prática. O curso de Tecnologia em Agrimensura impõe aos docentes a realização de atividades de forma a constituir o conhecimento, estimulando as reflexões por meio de ensaios e testes laboratoriais, o que permitirá ao aluno fazer a interação teórico/prática nas diferentes áreas de atuação profissional características do Tecnólogo em Agrimensura.
Para os alunos desenvolverem essas habilidades e competências deve-se proporcionar que o mesmo obtenha parte dos conteúdos teóricos nas disciplinas e, por meio do laboratório, consiga interpretar os fenômenos envolvidos com as práticas laboratoriais. Para atingir tais metas, algumas ações tornam-se necessárias, como:
- Inter-relacionar os conteúdos das disciplinas básicas com aqueles das disciplinas profissionalizantes do curso, evitando-se que os conteúdos das disciplinas básicas sejam ministrados sem que estejam associados à sua utilização/aplicação no decorrer das disciplinas profissionalizantes (hierarquização dos conteúdos);
- Promover a relação teoria e prática por meio da infraestrutura de laboratórios e de visitas técnicas;
- Flexibilizar os conteúdos profissionalizantes, a partir da matriz básica de formação profissional;
- Fortalecer a relação teoria e a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, os estágios profissionais e as atividades de extensão voltadas às necessidades regionais.

O Currículo do curso de Tecnologia em Agrimensura, obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Graduação em Engenharia (Resolução Nº 02 CNE/CES de 24 de abril de 2019) e está estruturado, conforme a IN 003/2019-UNEMAT, em 04 (quatro) Unidades Curriculares (UC) ou eixos formativos, a saber:
UC I: Créditos obrigatórios de formação geral/humanística, engloba o conjunto de conteúdos básicos;
UC II: Créditos obrigatórios de formação específica de cada curso, pode abarcar o conjunto de conteúdo específicos e profissionais;
UC III: Créditos obrigatórios de formação complementar/integradora, e;
UC IV: Créditos de Livre Escolha.
A UC I corresponde aos estudos/conteúdos de formação geral oriundos de diferentes áreas de conhecimento, aos conteúdos das áreas específicas e interdisciplinares, seus fundamentos e metodologias. Poderá incluir conteúdos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, éticos, políticos, comportamentais, econômicos, de direitos humanos, cidadania, educação ambiental, dentre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea.
A UC II compreende não só os conteúdos específicos e profissionais das áreas de atuação de cada curso, mas também os objetos de conhecimento e as atividades necessárias para o desenvolvimento das competências e habilidades de formação geral do aluno.
A UC III compreende estudos integradores para o enriquecimento curricular.
A UC IV contempla o núcleo de estudos entendidos como de livre escolha do acadêmico, com o objetivo de ampliar a sua formação, complementando, além de destacar as suas habilidades e competências. Nessa unidade os créditos serão de livre escolha do aluno e deverão ser realizados em outros cursos tanto da Unemat quanto de qualquer outra instituição de ensino superior.
O curso apresentará, portanto, um total de 2.400 horas, sendo 420 horas referentes a disciplinas obrigatórias (teóricas e práticas) do Núcleo de Formação Geral e Humanística, 1350.horas do Núcleo de Formação Específica, 510 horas referentes à Formação Complementar/Integradora e 180 horas (12 créditos) referentes a disciplinas optativas livres que poderão ser cursadas em qualquer área, curso/instituição (Quadro 1).

A avaliação do desempenho discente é feita por componente curricular nos termos da Normativa Acadêmica Resolução 054/2011-Conepe, principalmente dos Art. 152 a 158. O controle de frequência do discente é realizado conforme os Art. 169 a 161 da referida Normativa Acadêmica.

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