Projeto Político Pedagógico

 O curso proposto visa à formação de um profissional da educação com atuação na área de Ciências nos anos finais do ensino do Ensino Fundamental, com competência ética, política e técnica; e habilidades e conhecimentos que possibilitam a ele atuar com uma visão orgânica da Ciência, apresentando toda sua pluralidade em consonância com as diferenças ambientais, sociais e culturais. Este professor fará de sua prática um meio para proporcionar o desenvolvimento do conhecimento científico. Destaca-se que este profissional deverá atender às competências assim especificadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para licenciatura em Ciências da Natureza, O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza assim se propõe a desenvolver e aplicar, na Educação Básica – Fundamental e Médio, as especificidades do processo científico, articulando os saberes das diferentes áreas do conhecimento com o fazer ciência e sua experimentação. Deste modo, o curso habilita professores para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental, através de um currículo direcionado a estes estudantes em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.0005 de 25 de junho de 2014) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019). A oferta deste curso será resultante do que propõe a própria LDB que em seu Inciso IV do artigo 9º afirma que caberá à União estabelecer em colaboração com os Estados, Distrito Federal e Municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum. E é a partir deste trabalho conjunto que surgiu em 2014, a Lei nº13.005/2014 que promulgou o Plano Nacional de Educação (PNE), no qual reitera a necessidade de estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, as diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitadas as diversidades regionais, estaduais e locais. E é assim que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é constituída, com foco no desenvolvimento de competências e educação integral, com garantia de igualdade, diversidade e equidade. Diante do exposto, destaca-se dentro da Meta 7 do Plano Nacional de Educação a estratégia 7.5 que visa a formalização e execução de planos de ações articuladas, dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a educação básica pública e às estratégias de apoio técnico e financeiro voltadas à melhoria da gestão educacional, à formação de professores e professoras e profissionais de serviços e apoio escolares, à ampliação e ao desenvolvimento de recursos pedagógicos e à melhoria e expansão da infraestrutura física da rede escolar, de modo que o presente projeto visa atender esta meta, com o desenvolvimento e oferta de uma formação em Licenciatura em Ciências da Natureza totalmente direcionada para os princípios estabelecidos no PNE e nas BNCC. Destaca-se que este profissional deverá ter as competências assim especificadas no Art. 4º da Resolução CNE/CP nº02/ de dezembro de 2019: Art. 4º As competências específicas se referem a três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente. São elas: I - conhecimento profissional; II - prática profissional; e III - engajamento profissional. § 1º As competências específicas da dimensão do conhecimento profissional são as seguintes: I - dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los; II - demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem; III - reconhecer os contextos de vida dos estudantes; e IV - conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais. § 2º As competências específicas da dimensão da prática profissional compõem-se pelas seguintes ações: I - planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens; II - criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem; III - avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino; e IV - conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades. § 3º As competências específicas da dimensão do engajamento profissional podem ser assim discriminadas: I - comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional; II - comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender; III - participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos; e IV - engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar. O perfil do licenciado formado em Ciências da Natureza Licenciatura é de um profissional com sólido conhecimento científico em Física, Química, Biologia e suas aplicações, marcado pela interdisciplinaridade. Este profissional é capacitado a atuar na Educação Básica como professor para as Ciências da Natureza no Ensino Fundamental (II), podendo ocupar-se com a formação e a divulgação do saber das Ciências da Natureza nos diferentes espaços da educação formal, não formal e informal. O egresso também estará apto para propor metodologias e materiais de apoio inovadores, e para identificar os fatores determinantes do processo educativo no contexto da realidade escolar.

 

 O profissional habilitado no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura poderá atuar na educação formal em escolas de Educação Básica como professor de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.

 

 Destacam-se as seguintes competências no licenciado em Ciências da Natureza Licenciatura: • Apreciar os documentos legais vigentes relacionados ao Ensino de Ciências da Natureza voltados para a Educação Básica. • Compreender sua formação profissional dentro do contexto educacional promovendo a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão; • Conhecer o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica; • Desenvolver habilidades necessárias para o ensino na área de Ciências da Natureza a partir da contextualização e da problematização dentro de uma perspectiva interdisciplinar; • Estimular o desenvolvimento da educação ambiental, da inclusão, da cidadania, da sustentabilidade, das relações étnico-raciais entre outros ao longo da formação docente • Reconhecer os saberes da área de Ciências da Natureza, Química, Biologia e Física, ajustando-o ao contexto social e cultural da atuação profissional considerando características regionais e locais.

 

 

 

 

 

 

 
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