Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que estuda a energia elétrica, suas propriedades e também o eletromagnetismo.
A principal atribuição do Engenheiro Eletricista é projetar e construir usinas de energia (tais como hidrelétricas, nucleares e termelétricas), linhas de transmissão e sistemas elétricos em geral, tais como motores elétricos, veículos elétricos, máquinas, entre outros.
Na carreira do Engenheiro Eletricista, este profissional poderá escolher entre dois ramos principais de atuação: Eletrotécnica (Engenharia Elétrica Pesada) e Eletrônica (Engenharia Elétrica de Precisão).
No ramo de atuação Eletrotécnica, o profissional vai atuar projetando e dando suporte a grandes sistemas, tais como usinas, motores elétricos pesados e instalações elétricas industriais.
Na área da Eletrônica, o engenheiro eletricista vai atuar em sistemas menores e de maior precisão, tais como máquinas e circuitos eletrônicos, pequenos robôs e sistemas de controles eletrônicos.
Para ter sucesso no curso, é importante ter afinidade com Física e Matemática.
O interessado deve gostar também de resolver problemas e investir na solução encontrada.
O trabalho do engenheiro não é imediatista e exige paciência, dedicação e organização.
Apesar da área pública ser dominante em quantidade de empregos, há espaço para os engenheiros eletricistas em empresas privadas.
O trabalho se concentra em indústrias, prestação de serviços e elaboração de projetos.
Telefone/Ramal:
E-mail: andre.biscaro@unemat.br