Banca de DEFESA: MARCIO NORBERTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO NORBERTO DA SILVA
DATA : 10/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - BARRA DO BUGRES (ONLINE) MEET
TÍTULO:

ENSINO DE PROBABILIDADE: UM ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2020


PALAVRAS-CHAVES:

Estado da Arte. Ensino de Probabilidade. Dissertações e Teses. Jogos


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou: investigar e analisar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas ao Ensino de Probabilidade dentro dos programas de pós-graduação no Brasil no período de 2000 a 2020. Desta maneira, a questão norteadora que direcionou nossa investigação foi: O que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Ensino de Probabilidade desenvolvidas no período de 2000 a 2020 no Brasil? A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dissertações e teses publicadas na BDTD e no banco de dissertações do PROFMAT no período de 2000 a 2020, por meio do “Estado da Arte”, o qual possibilita a compreensão dos estudos realizados a respeito do Ensino de Probabilidade, de modo quantificado e ordenado. O Corpus da Pesquisa foi constituído por um total de 207 pesquisas – dissertações e teses – envolvendo a referida temática. Para a análise desse material, assume-se o caráter essencialmente interpretativo e a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). A partir do levantamento e das análises realizadas, observou-se um crescimento das investigações a respeito do Ensino de Probabilidade presente em oito temáticas principais: (i) Relações de Probabilidade e Estatística; (ii) Relações de Probabilidade e Combinatória; (iii) Conteúdos e Conceitos de Probabilidade; (iv) Probabilidade e suas Aplicações; (v) Ensino de Probabilidade e a Formação de Professores de Matemática; (vi) Ensino de Probabilidade com Jogos; (vii) Ensino de Probabilidade com Tecnologias; (viii) Ensino de Probabilidade através da Resolução de Problemas. Considerando estes oito eixos temáticos elencados nesse Estado da Arte, compreendemos que o Ensino de Probabilidade ganhou destaque nos últimos 20 anos, mas com mais força nos últimos anos com o PROFMAT, bem como com a materialização como unidade temática na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ressaltamos a necessidade de futuras pesquisas que aprofundem as discussões sobre o ensino de Probabilidade, lançando novos questionamentos e metodologias de Ensino, propiciando uma visão mais aprofundada e crítica do que já foi produzido nas dissertações e teses. Como Produto Educacional, catalogamos 31 pesquisas relacionadas ao Ensino de Probabilidade com Jogos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 257955001 - JUNIOR CESAR ALVES SOARES
Externo à Instituição - LUCIANO DUARTE DA SILVA - CEFET/GO
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 16:09
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1