Banca de QUALIFICAÇÃO: JHONATAN MATOS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JHONATAN MATOS DE SOUZA
DATA : 08/02/2021
HORA: 13:00
LOCAL: web
TÍTULO:

PROPOSTA DE UM POÇO DE INFILTRAÇÃO APRIMORADO


PALAVRAS-CHAVES:

alagamento; poço de infiltração; filtragem


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O alagamento em um ambiente urbano ocorre comumente em decorrência de um ou mais fatores associados, dentre eles, o alto nível de impermeabilização da superfície do solo, a baixa cota do terreno e a deficiência do sistema de drenagem, seja pela obstrução do sistema ou mal dimensionamento para chuvas com grande intensidade (maior tempo de retorno -TR).

Nas cidades o alagamento atua como um impacto negativo sobre a vida de moradores e transeuntes que ficam impossibilitados de se deslocarem normalmente durante o fenômeno de chuvas intensas, coexistindo ao risco de contágio por doenças infeciosas e compostos tóxicos através do contato direto ou indireto com a água contaminada retida na via. Existindo nos casos mais graves a ocorrência de potenciais perdas humanas além de bens materiais.

Essa pesquisa traz como alternativa estrutural o uso de poços de infiltração na mitigação do alagamento, sendo estes associados de forma paralela ao sistema de drenagem pública de águas pluviais, promovendo a restituição do recurso hídrico ao lençol freático através da infiltração, livre de poluentes externos. Deste modo desenvolveram-se testes para a criação de um modelo reduzido de sistema de filtragem que permita a retenção de contaminantes e infiltração da água no solo.

Para determinar a eficácia do sistema proposto foram coletadas para ensaio em laboratório amostras de água de escoamento superficial durante a precipitação e sedimentos da via em uma região delimitada dentro da cidade de Cuiabá-MT, respectivamente para a determinação de contaminação microbiológica e por metais pesados. Com estas amostras serão realizados sucessivos ensaios de filtragem para garantir que a concentração de poluentes presentes na água apresente níveis aceitáveis para a sua devolução ao meio ambiente.

O sistema de filtragem do poço de infiltração pode ser dividido em três etapas, a primeira de ordem física subdividida em duas partes, por densidade e mecânica, sendo a segunda e terceira etapas respectivamente com a retenção química e biológica. Os materiais empregados nas camadas de filtragem serão analisados utilizando critérios como acessibilidade e eficiência da retenção de poluentes, saturação, durabilidade e tempo de infiltração.

Posteriormente ao analisado será definido o modelo de filtro ideal corresponde a camada dos materiais nas quantidades mínimas ou espessura mínima para uma filtragem satisfatória na qualidade da água restituída ao subsolo, permitindo que a quantidade de contaminantes estejam dentro dos limites de concentração considerados seguros, como é descrito na resolução CONAMA nº 396 de 7 de abril de 2008. De acordo com os resultados de análise de amostras colhidas em campo podem ser limitados alguns locais de implantação do poço de infiltração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 123201003 - FRANCISCO LLEDO DOS SANTOS
Interno - 118181008 - WILKINSON LOPES LAZARO
Externo ao Programa - 80970002 - DIONEI JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - Cristhiane Michiko Passos Okawa - UEM
Notícia cadastrada em: 26/01/2021 18:01
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1