Banca de DEFESA: AMAURI MORET DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMAURI MORET DA SILVA
DATA : 31/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: On-line (Plataforma Meet)
TÍTULO:

PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA LIBRAS E DO PORTUGUÊS PARA SURDOS EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ANÁLISE DIALÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Alunos Surdos. Atendimento Educacional Especializado. Libras. Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 208
RESUMO:

Esta tese se insere na linha de pesquisa Estudos de Processos e Práticas Sociais da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tendo como objetivo geral investigar quais relações dialógicas são estabelecidas entre as práticas didático-pedagógicas utilizadas por dois professores, em uma sala (virtual) de atendimento educacional especializado, de uma escola de educação especial, localizada no município de Rolim de Moura/RO e os documentos legais (Decreto n. 5.626/2005, Lei n. 13.005/2014, Lei n. 13.146/2015 e Lei n. 14.191/2021), que dispõem sobre a educação de surdos. Nesta perspectiva, buscou-se compreender quais concepções de língua, linguagem e ensino sustentam essas práticas, e, não obstante, como elas podem contribuir com a aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa, no contexto analisado – uma sala de aula de atendimento especial, em contexto remoto de ensino. O estudo se fundamenta na teoria dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo, em especial, nos conceitos de relações dialógicas, enunciado concreto e compreensão ativa e responsiva, em diálogo com estudos surdos sobre a língua de sinais, a cultura surda e a educação de surdos. Defende-se a tese de que as escolhas didático-pedagógicas feitas pelos professores, bem como suas concepções sobre língua e linguagem, são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, nas aulas de Libras e Língua Portuguesa. Nesse sentido, a hipótese que sustenta este trabalho reside nas escolhas didático-pedagógicas desses professores, assim como na concepção de língua e linguagem assumida por esses profissionais de Libras e Língua Portuguesa, evidenciando como essas questões estão refletidas e refratadas no processo de ensino e, nesse bojo, na aprendizagem dos alunos surdos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de abordagem dialógica, norteada pelas seguintes questões: 1) Quais práticas didático-pedagógicas são utilizadas por dois professores de Libras e Língua Portuguesa, para o ensino de Libras e Língua Portuguesa, em uma sala virtual de atendimento educacional especializado a alunos surdos, de uma escola especial em Rolim de Moura/RO? 2) Quais concepções de língua, linguagem e ensino de línguas sustentam as práticas didático-pedagógicas utilizadas por dois professores de Libras e Língua Portuguesa para alunos surdos, em uma sala virtual de atendimento educacional especializado a alunos surdos, de uma escola especial, localizada no município de Rolim de Moura/RO? 3) Quais os tipos de relações dialógicas são estabelecidos entre as práticas didático-pedagógicas utilizadas por esses professores e os documentos legais, e como podem contribuir com a aprendizagem dos alunos surdos? No tocante ao percurso metodológico, os dados foram gerados a partir da observação de 18 (dezoito) aulas, ocorridas via plataforma Google Meet, gravadas com o uso do aplicativo Screen Recorder Stúdio. Dessas aulas, selecionamos, com base nas regularidades observadas e nos objetivos da pesquisa, 04 (quatro) eventos para as análises dialógicas dos enunciados, sendo 02 (duas) aulas de Libras e 02 (duas) aulas de Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que as escolhas didático-pedagógicas dos professores têm um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem das línguas, mas de forma descontextualizada e pouco efetiva para a vida prática dos alunos surdos. O professor de Libras tenta conciliar o ensino dessa disciplina com o de Língua Portuguesa, mas acaba por não atingir nenhum dos dois objetivos. A professora de Língua Portuguesa, por sua vez, prioriza o ensino estrutural, sem levar em consideração as especificidades linguísticas dos alunos surdos. Por essa razão, afirmamos que a Libras e o Português não foram tomados como objetos de ensino, pois o foco no processo educacional foi a apresentação dos sinais em Libras, do mesmo modo como os seus significados em português escrito, sem realmente selecionar conteúdos específicos dessas duas línguas, durante a sua aprendizagem. Além disso, a concepção de língua e linguagem adotada pelos professores engendra uma concentração na língua apenas como instrumento de comunicação, o que não atende ao que propõem os documentos oficiais, que indicam um ensino bilíngue, interacional, dialógico e bicultural. Os dados da pesquisa apontaram para a existência das forças centrípetas e centrífugas nas práticas dos professores, uma vez que eles ora dirigiam o ensino das línguas para aquisição de sinais e suas memorizações, configurando uma prática estruturalista, centrada no código (forças centrípetas), ora tinham uma prática voltada para as situações de uso, buscando estabelecer conexões com a vida cotidiana dos alunos, rompendo, dessa forma, com a abordagem monolíngue e, nessa esteira, buscando uma prática social, interativa (forças centrífugas). Essas constatações evidenciaram as relações dialógicas ora dissonantes, ora harmônicas em relação aos documentos oficiais, que orientam o ensino de Libras e Português como segunda língua para surdos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 466.104.133-04 - ALEXANDRE MELO DE SOUSA - UFAC
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA BALIEIRO LODI - USP
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo ao Programa - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 416.935.071-53 - SANDRA PATRÍCIA DE FARIA DO NASCIMENTO - UnB
Interno - 83247001 - WELLINGTON PEDROSA QUINTINO
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 15:18
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