Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIRENE CAVICHIOLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDIRENE CAVICHIOLI
DATA : 10/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT on line
TÍTULO:

A APLICABILIDADE DO MÉTODO ENUNCIATIVO DE LEITURA (MEL) NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO – O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino, Método Enunciativo de Leitura (MEL). História e Cultura Local.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

O desenvolvimento da competência leitora, têm sido tema recorrente no processo de ensino aprendizagens das Escolas de Mato Grosso. Essa preocupação se deu devido os resultados de avaliações em larga escala, onde revelam que a maior parte dos alunos brasileiros não desenvolve habilidades leitoras além do nível mais básico de compreensão. Os documentos que normatizam o ensino no Brasil e no estado de Mato Grosso preconizam um ensino contextualizado, garantindo ao mesmo tempo a diversidade, a pluralidade e a individualidade dos educandos, entretanto, conforme revelam os índices apresentados pelos avaliadores (PISA/INAF) os alunos apresentam um índice abaixo do rendimento, principalmente, no quesito proficiência em leitura. Segundo o relatório do Inep, em 2008, os alunos apresentaram um desempenho sofrível, alcançando o último lugar entre os países participantes.  As estatísticas do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) na sua edição mais recente de 2018, aplicada no Brasil revelam: apenas 2% dos estudantes atingiram o nível 5 e 6 de proficiência em leitura. São estudantes que compreendem textos longos, sabem lidar com conceitos abstratos e contraintuitivos, e diferenciam fato de opinião, enquanto os demais sabem apenas identificar a ideia geral de um texto de tamanho moderado e encontrar informações explícitas. Já em 2009, o Brasil atingiu um desempenho significativo, no qual 50% dos alunos conseguiram atingir o nível 2, que está relacionado às atividades de leitura como localização de informações. Entendemos, que estes resultados ainda são insatisfatórios para se formar um cidadão atuante e participativo, de maneira que reflita acerca de sua condição humana em sociedade. Portanto, refletindo sobre tais pontos, constatamos que os métodos utilizados anteriormente não foram eficazes e enfatizamos a aplicabilidade de um Método Enunciativo de Leitura (MEL), como ferramenta pedagógica de trabalho multidisciplinar, objetivando se tornar suporte aos professores da Educação Básica, no desenvolvimento de competências que viabilizem, concretamente, habilidades leitoras em quaisquer áreas do conhecimento. Tendo como objeto o estudo de textos que circulam nas esferas sociais de alunos da Educação Básica, o corpus se dará com textos específicos cuja temática seja a abordagem à Cultura e História Regional/Local do município de Várzea Grande. O trabalho com textos, em circulação tomados como estudo, os quais enunciam suas Histórias e Culturas Local, assim como os seus processos de ocupação e formação, marca um lugar comum dentro de quaisquer escolas, uma vez que dizer essas histórias, sob uma perspectiva semântico-enunciativa é fazer significar a identidade dos cidadãos que vivem nesse município de Mato Grosso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 37199002 - TAISIR MAHMUDO KARIM
Interno - 123477002 - ALBANO DALLA PRIA
Externo à Instituição - Jocyare Cristina Pereira de Souza - UninCor
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 17:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1