Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON DIAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELLINGTON DIAS SILVA
DATA : 29/11/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de defesa virtual no Google Meet do PPGL
TÍTULO:

Dinâmicas pandêmicas das práticas de ensino de língua inglesa em um Curso de Letras da UNEMAT: será que nada será como antes?

 


PALAVRAS-CHAVES:

práticas pedagógicas; ensino de Inglês; tecnologia; Sistemas Dinâmicos Complexos; professores; pandemia; digital.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Em decorrência das medidas sanitárias estabelecidas pelas instituições de saúde do Brasil, devido a pandemia do Coronavírus (2020/21), as práticas educacionais tiveram de ser (re)organizadas e adaptadas, por meio da instituição do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa modalidade de ensino chegou à universidade e também provocou uma mudança generalizada para as novas formas de ensinar diante das condições que a realidade do momento impunha. Diante dessa mudança tão expressiva, questionamos como se deram as práticas de ensino de Língua Inglesa no contexto pandêmico dentro da universidade. Esta pesquisa tem como proposta investigar e analisar as práticas digitais de professores do ensino superior e em que medida as tecnologias digitais foram incorporadas nas práticas de ensino de professores de Língua Estrangeira, no curso de Letras, da UNEMAT. O estudo foi amparado pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos que nos proporcionou uma visão global do funcionamento dinâmico entre as partes e o todo sistêmico dessas práticas. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso com entrevistas, em vídeo, com professores que atuaram efetivamente durante a pandemia com aulas de Inglês. Eles relataram suas experiências a partir de um questionário feito oralmente em ritmo de diálogo. Esses relatos foram transcritos e analisados à luz da teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (HOLLAND 1995); (LARSEN-FREEMAN 1997, 2008, 2017); (SILVA, 2008) e Paiva (2015, 2016, 2019). Esses dados abrem pressupostos para compreendermos a lingua(gem) e os espaços digitais como sistemas dinâmicos complexos que se (re)organizam e (re)adaptam à medida em que os usuários interagem uns com os outros e observar como que, a partir desse fenômeno, o sistema vai se reestruturando. Por apresentar natureza qualitativa, base exploratória e descritiva, delimitamos a análise dos dados coletados nos temas mais relevantes para essa pesquisa. Por mais que a experiência tenha sido no mesmo momento, com condições similares (remoto) e ministrando a mesma disciplina, poderemos ver que os resultados são heterogêneos, pois a experiência de cada professor foi única, entretanto não deixam de encontrar pontos de interseção e percepções afins entre esses professores nas práticas e nas reflexões dessas práticas. Os dados apontaram que os professores tiveram muita dificuldade de se adaptar no início, devido a prevalência de práticas analógicas e do presencial, porém com a adaptação constante dessas práticas diante da necessidade, o trabalho foi realizado por meio de conteúdos interativos digitais e com a incorporação de novas ferramentas ao trabalho a fim de desenvolver as habilidades comunicativas da língua.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39626001 - VALDIR SILVA
Interno - 132024001 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO GOMES - UFAL
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 11:21
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1