Banca de DEFESA: ROSÂNGELA ANTONINI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSÂNGELA ANTONINI
DATA : 02/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa remota - via webconferência
TÍTULO:

EJA: uma modalidade e muitos sentidos: um estudo das significações dos “Alunos” da eja nas leis que garantem o acesso a essa modalidade


PALAVRAS-CHAVES:

Nomeação, Renomeação, Regra de Organização Pedagógica, Aluno, Semântica do Acontecimento, Educação de Jovens e Adultos/Centro de Educação de Jovens e Adultos.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo analisar o sentido de aluno nos documentos oficiais dos Centros de Jovens e Adultos-CEJAs em Mato Grosso, considerando a história da educação e seu desenvolvimento para atender os jovens e adultos, alunos da EJA. O trabalho inscreve-se na linha de pesquisa dos Estudos dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com aporte teórico da Semântica do Acontecimento (Guimarães, 2002,2017, 2018), que trata o estudo da significação no acontecimento do dizer. É nesta medida que pautaremos sobre a história da educação brasileira, no processo analítico que se ressignifica na/pela linguagem através do funcionamento da língua na/pela enunciação. Iremos analisar semântico-enunciativamente a palavra “aluno” nas ROPs (Regras de Organizações Pedagógicas) dos CEJAs (Centro de Educação de Jovens e Adultos) do Estado de Mato Grosso; o Decreto nº 1.123 de 28 de janeiro de 2008 que trata da estrutura e organização dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, em Mato Grosso e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) 9.394/96  que compõem o corpus desta pesquisa que foi dividida em três capítulos: No primeiro capítulo discorremos sobre a Educacão de Jovens e Adultos nas Leis que garantem essa modalidade de ensino no Brasil; em seguida alguns apontamentos sobre um percurso para a Semântica da Enunciação que servirão de base teórica metodológica para o capítulo subsequente, que será dedicado às análises semânticas-enunciativas dos recortes apresentados. As análises vão nos mostrar como os sentidos da palavra “aluno” foram constituídos durante as mudanças das Leis que garantem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Mato Grosso.

 

Palavras-chave: Nomeação, Renomeação, Regra de Organização Pedagógica, Aluno, Semântica do Acontecimento, Educação de Jovens e Adultos/Centro de Educação de Jovens e Adultos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 074.143.406-78 - EDUARDO ROBERTO JUNQUEIRA GUIMARAES - UNEMAT
Interno - 37199002 - TAISIR MAHMUDO KARIM
Externo à Instituição - LUCIANA NOGUEIRA - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 07:56
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1