Banca de DEFESA: RENAN MONEZI LEMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENAN MONEZI LEMES
DATA : 23/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa remota - via webconferência
TÍTULO:

PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES BOLIVIANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES- MT: UM ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Imigrantes Bolivianos, Práticas de Ensino, Português como Língua de Acolhimento.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O município de Cáceres- MT possui a característica de receber imigrantes, pois faz fronteira com a Bolívia. É comum que bolivianos, principalmente da cidade de San Matias, imigrem para o Brasil para buscarem melhores condições de vida, tendo em vista que, por conta da fronteira e de acordos políticos, existe uma grande demanda de comércio entre os países. Como consequência dessa realidade, bolivianos fazem morada na cidade de Cáceres juntamente com seus familiares. Dessa forma, crianças bolivianas são matriculadas em escolas públicas e passam a frequentar as aulas. Além do público infantil e juvenil, bolivianos adultos também são matriculados nas escolas na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Pensando nesta realidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar práticas de ensino de Língua Portuguesa para alunos imigrantes bolivianos nas escolas públicas de Cáceres- MT. Este estudo parte da premissa de que é possível que estudantes imigrantes possuam diferentes níveis de conhecimento do português, o que pode dificultar sua formação escolar. Consideramos, também, possíveis dificuldades encontradas pelos profissionais que atendem a este público, levando em consideração desde a formação até as metodologias e abordagens utilizadas para atender a demanda formativa destes grupos de estudantes. Para que esta pesquisa pudesse ser desenvolvida, tomamos como corpus analítico relatos de professores e pedagogos que tiveram experiências com o ensino de Língua Portuguesa para grupos de estudantes bolivianos. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário. Essa pesquisa utiliza das proposições teóricas de PLAc- Português como Língua de Acolhimento, discutida no Brasil, principalmente, por Barbosa e São Bernardo (2018), juntamente com a concepção dialógica da língua(gem), teoria oriunda do Círculo de Bakhtin. Trata-se, pois, de um estudo de caso que nos permitiu realizar análises e reflexões que demonstraram o status quo das práticas de ensino de Língua Portuguesa para alunos imigrantes de nacionalidade boliviana inseridos no contexto escolar público da cidade de Cáceres-MT.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 314.500.911-72 - LUCIA MARIA DE ASSUNÇÃO BARBOSA - UNEMAT
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo à Instituição - JOÃO FÁBIO SANCHES SILVA - UEMS
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 09:40
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1