Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA GERETTI DE SOUZA JAGNOW

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA GERETTI DE SOUZA JAGNOW
DATA : 10/12/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

O FUNCIONAMENTO DO DISCURSO POLÍTICO-JURÍDICO SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: A DIVISÃO DE SUJEITOS E SENTIDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso. Educação Profissional e Tecnológica. Forma-sujeito-histórica. Políticas públicas de ensino.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Nosso trabalho se inscreve na área de concentração Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Estudos de Processos Discursivos, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e objetiva compreender os efeitos de sentido dos discursos sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A teoria que sustenta essa discussão é a Análise de Discurso de linha materialista, fundada por Michel Pêcheux, na França, no final da década de 60, introduzida e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi, a partir da década de 70. Neste trabalho, tomamos o percurso – Colônia, Império e República – pelo qual se deu a implementação da Educação Profissional e Tecnológica para compreender o funcionamento dos discursos que são retomados, atualizados nas/pelas políticas públicas de ensino mais atuais. Dessa forma, descrevemos e analisamos o funcionamento do discurso político, ou seja, o modo como as relações de poder e de sentidos estão sendo juridicamente sustentadas. Observamos, também, a forma-sujeito histórica (religiosa e capitalista) no funcionamento dos discursos sobre a Educação Profissional e Tecnológica, tendo em vista que o sujeito religioso, interpelado pela Igreja, tem Deus como centro; já o sujeito capitalista, o sujeito-de-direito, conforme Haroche (1992), tem a ideia de autonomia e liberdade, mas é assujeitado pelo Estado e pelas Leis de forma abstrata, fazendo parecer, na evidência de direitos e deveres, que o indivíduo é o único responsável por si. Desse modo, compreendendo que os discursos são constituídos dos dizeres ditos e esquecidos (interdiscurso) e, também, dos não-ditos, pudemos observar nas análises dos recortes selecionados que é pela educação que o Estado busca dominar os sujeitos, utiliza-se da Educação Profissional e Tecnológica para alcançar seus objetivos: dominar e adestrar as forças de trabalho (AMARAL, 2007a), direcionando os estudantes, principalmente pobres e negros, a esta modalidade de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55846009 - JOELMA APARECIDA BRESSANIN
Interno - 83195001 - ANA MARIA DI RENZO
Externo à Instituição - LUCIANA NOGUEIRA - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 23/11/2021 08:49
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