Banca de DEFESA: LOURDES SERAFIM DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LOURDES SERAFIM DA SILVA
DATA : 29/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

ENSINO DE LÍNGUAS NA REGIÃO DE FRONTEIRA: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SILENCIAMENTO E DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de línguas; Fronteira; Políticas públicas; Diversidade de línguas; Análise de Discurso.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente tese, filiada à linha de pesquisa Estudos de processos discursivos, na área de concentração Estudo de processos linguísticos, tem por objetivo compreender os processos de silenciamento e de produção de sentidos nas políticas públicas de ensino para a educação básica e nos discursos das assessorias pedagógicas de dois municípios de fronteira da região Oeste do Estado de Mato Grosso. Lançamos um olhar para as textualidades das políticas públicas e os discursos coletados por meio das respostas de um questionário enviado às assessorias pedagógicas dos municípios de Cáceres e de Porto Esperidião, municípios que fazem fronteira com a Bolívia, lócus da pesquisa. Inscrevemo-nos no âmbito da História das Ideias Linguísticas, articulada à Análise de Discurso de linha materialista, formulada por Pêcheux e outros pesquisadores, na França, e desenvolvida, inicialmente, por Eni Orlandi, no Brasil, para analisar o corpus, compreendendo o discurso enquanto objeto simbólico que produz sentidos. Olhamos para o material de análise considerando as condições de produção dos discursos dos sujeitos participantes, a relação que os dizeres estabelecem com outros discursos, especialmente com as políticas de ensino de línguas, para observarmos o processo discursivo em funcionamento. Nosso olhar, para os discursos das assessorias pedagógicas busca compreender os processos de silenciamento, quais sejam, o dito e o não-dito, o eufemismo e a interdição; e, também, os processos de produção de sentidos no que tange às políticas de formação docente e ações que atendam alunos imigrantes. Percebemos em nossa pesquisa que o Estado produz, pelo poder legislador, uma injunção à interpretação e, ao pensar políticas para os imigrantes, provoca a desigualdade, pois não avança quando o imigrante adentra o ambiente escolar, já que as práticas cotidianas nas escolas o fazem um aluno invisível na falta de políticas que de fato atendam às questões de línguas impostas na fronteira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55846009 - JOELMA APARECIDA BRESSANIN
Interno - 101625005 - FLAVIO ROBERTO GOMES BENITES
Externo ao Programa - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - ELIANA STURZA - UFSM
Externo à Instituição - SANDRA RAQUEL DE ALMEIDA CABRAL HAYASHIDA - UNEMAT
Notícia cadastrada em: 18/11/2021 08:52
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1