Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL SERVINO DA SILVA ALBARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL SERVINO DA SILVA ALBARES
DATA : 16/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

Processo de construção de sentido e multissensorialidade na formação inicial de estudantes de Letras.


PALAVRAS-CHAVES:

Afeto; Multissensorialidade; Construção de sentidos; Linguagens e Tecnologias Digitais; Universidade pública.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A presente pesquisa qualitativa, com características da epistemologia da emergência e da netnografia, teve como objetivo analisar os encontros entre os acadêmicos do segundo ano do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e uma variedade de textos nas aulas remotas de Linguagens e Tecnologias Digitais. Também buscou investigar os efeitos de sentidos produzidos por esses encontros entre os estudantes e os diferentes textos que circulam nas mídias sociais. O trabalho fundamentou-se nos estudos de uma perspectiva multissensorial e afetiva, abordando os letramentos sensoriais, o afeto e os conceitos meaning e feeling (MILLS, 2016, 2013; MORGAN, ROCHA e MACIEL, 2021; OTT, 2017; DELEUZE e GUATTARI, 1995; AHMED, MORGAN e MACIEL, 2021; PEREIRA e MACIEL, 2019, dentre outros autores). A pesquisa foi realizada durante o mês de setembro de 2021. A coleta de dados se deu por meio de gravação em vídeo e/ou áudio das aulas on-line, especificamente durante as apresentações (seminários) dos estudantes, além das suas produções e o diário de campo da pesquisadora. A análise consistiu na investigação e descrição dos aspectos emergentes (MACIEL, 2016; SOMERVILLE, 2007) ao longo do processo investigado, tendo em conta interações genuínas, espontâneas e naturais (KOZINETS, 2010; CORRÊA e ROZADOS, 2017). Esse trabalho contribuiu para a ressignificação da concepção de como os sentidos são construídos e podem emergir, considerando uma dimensão corporificada e afetiva tanto na teoria quanto na prática da democracia na sala de aula e na sociedade, em geral. O estudo resultou na reflexão acerca da linguagem em conexão com o cognitivo e o emocional no sentido de expandir as perspectivas de construção do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 638.809.461-91 - RUBERVAL FRANCO MACIEL - UNEMAT
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo à Instituição - NELAGLEY MARQUES - UEMS
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 10:57
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1