Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA GRACIELA LUFT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA GRACIELA LUFT
DATA : 24/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: PPGL-UNEMAT on-line
TÍTULO:

Verbo-visualidade em atividades de literatura no livro didático do ensino médio: análise dialógica


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático. Literatura. Ensino Médio. Teoria dialógica da linguagem.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta Dissertação está inscrita na linha de pesquisa Estudo de Processos e Práticas Sociais da Linguagem pertencente, na Área de Concentração Estudo de Processos Linguísticos, do Programa de Mestrado em Linguística da Unemat, Câmpus Universitário “Jane Vanini” e vinculada ao projeto de pesquisa “Livros didáticos de Língua Portuguesa: limites e possibilidades para o ensino-aprendizagem da leitura e escrita”, coordenado pela Profa. Dra. Elizangela Patrícia Moreira da Costa. Tem por objetivo geral investigar a verbo-visualidade em atividades de literatura em uma coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, editada em 2016 e indicada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (BRASIL, 2018). Objetiva, ainda, compreender, a partir das propostas didáticas direcionadas para a reprodução de pintura, quais relações dialógicas são estabelecidas para promover a formação do leitor literário do Ensino Médio, em uma coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa, do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem dialógica que se sustenta nos pressupostos da Teoria Dialógica da Linguagem, de Bakhtin e o Círculo. O trabalho busca respostas para as seguintes questões de investigação: 1. Que relação dialógica é estabelecida entre as propostas didáticas direcionadas para a reprodução de pintura e os estudantes por meio das atividades de leitura apresentadas em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio para promover a formação do leitor literário? 2. Como essa relação dialógica pode favorecer a formação do leitor literário do Ensino Médio? 3. Quais as estratégias teórico-metodológicas são empregadas para a formação do leitor literário do Ensino Médio? Metodologicamente, mapeamos a incidência e posição das reproduções de pintura nas seções dedicadas ao ensino da literatura na coleção de livros; delimitamos o corpus pelas regularidades encontradas e procedemos à análise dialógica dos enunciados. Os resultados parciais demonstram baixa incidência das reproduções de pintura em atividades específicas de leitura, maior incidência desses enunciados como uma forma de ilustração. Nas seções em que se tem como objetivo a leitura de imagem, o foco das comandas de atividades centra-se na linguagem visual de um enunciado constituído pela dimensão verbo-visual. Espera-se que os resultados auxiliem professores a refletirem criticamente sobre as atividades propostas nos livros didáticos, ampliando a gama de atividades que exploram a dimensão verbo-visual dos enunciados, a fim de contribuir com a formação de um leitor crítico que, para além do texto, perceba os efeitos de sentido e respondam ativamente aos discursos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON CRISTIANO DA SILVA - SEDUC
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Externo ao Programa - 245039002 - SAMUEL LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/09/2021 09:27
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1