Banca de DEFESA: PATRÍCIA BARBOSA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA BARBOSA DE OLIVEIRA
DATA : 31/03/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de defesas do PPG em Linguística (UNEMAT - Cidade Universitária)
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO DE FELICIDADE EM LETRAS DE MÚSICAS SERTANEJAS: RETOMADA E ATUALIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Letras de música sertaneja. Mudanças histórico-sociais. Sentidos de felicidade.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar que efeitos de sentidos em torno de felicidade que se constituem historicamente em letras de músicas sertanejas compostas em períodos diferentes, entre 1962 e 2012, considerando as condições de produção e as posições de sujeito nas suas relações com a memória discursiva, ou seja, sob a perspectiva teórica da análise de discurso de linha francesa, cunhada por Pêcheux. O corpus de análise foi composto de quatro letras de música sertaneja, sendo duas do sertanejo caipira, uma do sertanejo romântico e outra do sertanejo universitário. Para a análise discursiva, seguimos um percurso histórico-social da constituição do discurso na música sertaneja, focando na relação das letras de músicas sertanejas com sua exterioridade e observando as posições dos sujeitos em relação à memória discursiva e às formações discursivas. Para tanto, foi fundamental considerar a constituição discursiva dos sujeitos interpretes e compositores sertanejos, assim como suas formações ideológicas, relacionando-os às imagens dos sujeitos representados nas letras de músicas analisadas. Além disso, também foi importante relacionar as letras de músicas sertanejas escolhidas a acontecimentos histórico-sociais dos períodos em que foram feitas as composições. Por conseguinte, relacionando língua, sujeito e história analisamos a constituição do efeito de sentido de felicidade no sertanejo caipira, romântico e universitário procurando observar a representatividade do discurso do brasileiro na música sertaneja e com o estudo dessa representação discursiva observamos, pois, o homem brasileiro sertanejo falando e significando no mundo. Como resultado, na análise discursiva das letras de músicas selecionadas, percebemos que ao longo do processo histórico-social pelo qual a música sertaneja passou, muitas foram as mudanças sofridas pelos sujeitos representados nela, assim como os efeitos de sentidos dos discursos produzidos por eles. No que se refere ao sentido de felicidade, observamos que na primeira letra de música, o sentido de felicidade para o sujeito rural representado está ligado ao campo, enquanto para o sujeito urbano representado na mesma música refere-se à ostentação; para o sujeito representado na segunda letra de música o sentido de felicidade também está relacionado ao campo; na terceira letra de música o sentido de felicidade vincula-se ao amor; e na última letra de música, o sentido de felicidade vinculado à ostentação é retomado. Nessa conjuntura, ancorando-se na memória discursiva do sujeito caipira, romântico e universitário, os sentidos retomam o já-dito, ressignifica, diferencia e atualiza-os.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 101365010 - MILENA B. MORAES
Externo ao Programa - 70160009 - REJANE CENTURION GAMBARRA E GOMES
Externo à Instituição - ROBERTO LEISER BARONAS - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 03/03/2020 08:12
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