Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ ARRUDA ACOSTA FERREIRA DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BEATRIZ ARRUDA ACOSTA FERREIRA DA CRUZ
DATA : 19/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa da PPGL
TÍTULO:

AS FAKE NEWS COMO CONDIÇÕES INICIAIS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS


PALAVRAS-CHAVES:

Fake News; Sistemas Dinâmicos Complexos; Práticas de Leitura


PÁGINAS: 98
RESUMO:

As atuais formas de leitura são decorrentes “do surgimento de novas práticas sociais, oriundas da vida moderna que, por sua vez, requerem que o sujeito assuma outras ou novas habilidades para lidar com as atividades de leitura e escrita” (VALE; STRIQUER, 2014, p.211) Assim, surge, então, a urgência de que o aluno desenvolva capacidades linguísticas que corresponda ao contexto atual mediado pela tecnologia e que, consequentemente, aprenda a “tomar e sustentar decisões, fazer escolhas e assumir posições conscientes e reflexivas” (BNCC, 2017, p.477). Nessa direção, a escola possui o papel importante de criar espaços e atualizações contemporâneas que permitam que essas práticas de leitura online aconteçam. Essa pesquisa tem como objetivo contribuir com a constituição de um sujeito-leitor mais qualificado e crítico diante das novas materialidades textuais postas em circulação, em particular no contexto online, fazendo isso a partir da compreensão e interpretação de Fake News. Adoto os Sistemas Dinâmicos Complexos (SDC) como vertente teórica e compreendo as práticas de leitura como um sistema complexo, uma vez que “seu comportamento emerge das interações do seu componente” (LARSEN-FREEMAN E CAMERON, 2008, p.2). Desse modo, foram analisados, com base nos pressupostos teóricos dos SDC, todos os dados coletados a partir das gravações das discussões no decorrer de cada encontro presencial da oficina Leitura e Interpretação de Texto – Para Além das Fake News, desenvolvida com os alunos das turmas de 3° ano da Escola Estadual União e Força. Essa oficina teve como objetivo contribuir para que o os alunos participantes pudessem compreender outros modos de leitura existentes tanto no contexto off-line quanto no online, fazendo isso por meio das Fake News. Assim, analiso também todos os recortes das postagens do grupo do WhatsApp da oficina coletadas pela ferramenta printscreen. Além disso, tomo as Fake News como materialidade de análise. Essa pesquisa apresenta uma forma de abordar e desenvolver Fake News nas escolas como um caminho para formação de um sujeitor-leitor mais crítico diante das novas textualidades em uma época marcada pela Pós-verdade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39626001 - VALDIR SILVA
Externo ao Programa - 132024002 - ANA CAROLINA DE LAURENTIS BRANDAO
Externo à Instituição - Roberta Varginha Ramos - UNICAP
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 08:17
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