Banca de QUALIFICAÇÃO: LÚCIA FLÁVIA CAMPOS DA SILVA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÚCIA FLÁVIA CAMPOS DA SILVA LEITE
DATA : 28/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual (web conferência)
TÍTULO:

A competência digital profissional de professores de língua inglesa: perspectivas de egressos de um curso de letras de uma universidade do estado de mato grosso


PALAVRAS-CHAVES:

Competência digital profissional; Professores de inglês; Curso de Letras, PIBID.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Este estudo se insere na área da Linguística Aplicada, na linha de pesquisa do estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Nesta dissertação, discutimos as competências digitais de egressos do curso de Letras e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de uma universidade do estado de Mato Grosso, de acordo com a concepção de competência digital profissional proposta por Gudmundsdottir e Hatlevik (2018), e Brevik e colaboradores (2019). Tivemos como objetivo maior entender o impacto da formação inicial no desenvolvimento da competência digital profissional de professores de inglês. Buscamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: 1. Que competências digitais professores de inglês egressos de um curso de Letras do estado de Mato Grosso desenvolveram a partir das experiências vivenciadas no curso? 2. De que maneira o curso contribuiu para que esses professores desenvolvessem sua competência digital profissional? Ancoramo-nos em discussões sobre o papel das tecnologias digitais na sociedade contemporânea (ARAÚJO; VILAÇA 2016), o papel das tecnologias digitais nas práticas de linguagem (BARTON; LEE, 2015), o papel das tecnologias digitais no ensino de línguas adicionais (LEFFA, 2006; PAIVA, 2013), o papel das tecnologias digitais nas políticas oficiais de ensino de línguas adicionais (BRASIL,2017), e letramento/competência digital na formação de professores (ARAÚJO, 2018; BREVIK et al., 2019; BUZATO, 2006; DUDENEY et al., 2016; GUDMUNDSDOTTIR; HATLEVIK, 2018; XAVIER, 2005). Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva que segue os pressupostos do estudo de caso (GIL,2002). Os dados foram coletados através de um questionário online aberto, realizado com egressos do curso de Letras e do PIBID de uma universidade do estado de Mato Grosso que atuam como professores de inglês na educação básica. A categorização dos dados foi feita de acordo com as competências digitais delimitadas por Gudmundsdottir e Hatlevik (2018) e Brevik e colaboradores (2019). São elas: competência digital genérica (a mais simples das competências de que os professores precisam para atuar como educadores em contextos digitais), competência digital didática (diz respeito a como as disciplinas nas escolas são afetadas pelas tecnologias digitais), competência profissionalmente orientada (diz respeito à atuação profissional dos professores, como eles projetam as aulas, como se comunicam com colegas e alunos etc.) a agência digital transformadora ( é a competência dos professores  que diz respeito em tomar iniciativas e transformar suas práticas docentes  utilizando ferramentas digitais). Percebemos que de acordo com a respostas dos participantes, o curso Letras falhou em capacitar os professores com relação ao uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa, já que disciplinas sobre linguagem e tecnologia foram ministradas tardiamente durante o curso. Já o programa PIBID auxiliou seus egressos a utilizarem as ferramentas digitais no ensino básico, bem como, os auxiliou na experiencia profissional da carreira docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132024002 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Externo à Instituição - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA - UFLA
Interno - 39626001 - VALDIR SILVA
Notícia cadastrada em: 16/04/2021 17:14
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