Banca de DEFESA: FÁBIA CRISTINA SALES NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIA CRISTINA SALES NEVES
DATA : 30/03/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Remota - meet.google.com
TÍTULO:

GLOSSÁRIO EM LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DISCURSIVA DO LÉXICO


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático; Função-autor; Efeito-leitor; Glossário; Léxico.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Inscrita na área de concentração Estudos de Processos Linguísticos e vinculada à linha de pesquisa Estudos de Processos Discursivos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, esta dissertação tem como objetivo compreender como os livros didáticos trabalham e/ou organizam o ensino do léxico a partir dos glossários. Leva-nos a refletir sobre o processo de produção de sentido inscrito nesses glossários e o que essas palavras constroem para o sujeito-aluno. Outro aspecto a ser considerado é a maneira como o sujeito-autor se posiciona perante o LD: ele considera as formações discursivas dos sujeitos-alunos ao inscrever sentidos no glossário? Quais movimentos interpretativos podem ser feitos em relação à função-autor e ao efeito-leitor de glossários? As discussões são arroladas tendo como pressuposto teórico e metodológico a Análise de Discurso (AD) iniciada por Michel Pêcheux, na França e Eni Orlandi, no Brasil, articulada à História das Ideias Linguísticas (HIL). Analisamos o ensino do léxico de três livros didáticos: Português Linguagens, Singular e Plural e Projeto Teláris, trabalhados no sexto ano do Ensino Fundamental de três instituições de ensino localizadas no município de Porto Esperidião-MT, para compreendermos os mecanismos de produção e efeitos de sentido nesses discursos. Observamos durante nossos estudos que os glossários dos livros didáticos analisados ainda são trabalhados na perspectiva de análise de texto, como retorno de um mesmo, e, em diversos momentos, os sentidos das palavras do glossário ficam reduzidos ao espaço em que se encontram, não proporcionando ao aluno condições de atravessarem as barreiras estruturais linguísticas para dar sentido através de seus gestos de interpretação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 101625005 - FLAVIO ROBERTO GOMES BENITES
Interno - 55846009 - JOELMA APARECIDA BRESSANIN
Externo à Instituição - VERLI FÁTIMA PETRI DA SILVEIRA - UFSM
Notícia cadastrada em: 08/03/2021 19:33
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1