Banca de DEFESA: JÚLIO CEZAR RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÚLIO CEZAR RODRIGUES DA SILVA
DATA : 31/03/2021
HORA: 17:00
LOCAL: Defesa remota - via webconferência
TÍTULO:

O ESPAÇO E-URBANO: EFEITOS DE SENTIDO E A OPACIDADE NOS DISCURSOS DE INFRAESTRUTURA E SUSTENTABILIDADE SOBRE CIDADE, EM FUNCIONAMENTO NO PROJETO INFRA EM MOVIMENTO!


PALAVRAS-CHAVES:

E-urbano. Efeitos de Sentido. Infraestrutura. Sustentabilidade. Projeto Infra em Movimento.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Esta Dissertação inscreve-se na Área de Concentração Estudo de Processos Linguísticos, Linha de Pesquisa Estudo de Processos Discursivos, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A pesquisa tem, como aporte teórico-metodológico, a Teoria de Análise de Discurso (AD), materialista, de linha francesa. Analisamos os efeitos de sentido que circulam sobre cidade, bem como a opacidade nos/dos discursos que se inscrevem, ora pela infraestrutura do espaço urbano, ora pelas políticas e discursos de sustentabilidade funcionando – ou não – no espaço urbano. Os materiais de análise são compostos por três vídeos e dois mapas interativos do Projeto Infra em Movimento (PIM), fomentado pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), a Rede Globo de Televisão (RGT) e o Banco do Bradesco (Bradesco) em veículos digitais. Por meio das formulações midiáticas e pelas relações sociais que se estabelecem na contemporaneidade, em contraponto com o silenciamento e o apagamento de outros sentidos de cidade, concebemos que não está em circulação, nos materiais, o(s) real(is) de cidade que se materializam por meio de uma ordem e uma organização próprias. Desse modo, articulamos as discussões a respeito de cidade, sujeito, discurso e mídia no sentido de produzir um deslocamento às análises do corpus, permeando pelos sentidos e formulações outros(as) quando se mobiliza questões de infraestrutura e estabelecem políticas de sustentabilidade, ao passo em que para que exista a promoção de infraestrutura, necessariamente são acionadas questões de sustentabilidade. Não há como instaurar-se a expansão e/ou modernização/atualização do espaço urbano e suas relações, se não houverem, previamente, a exploração dos recursos naturais. Assim, as organizações e empresas, na maioria das vezes privadas, investem em discursos que são veiculados pelos recursos midiáticos, do eletrônico, no sentido de promoverem e/ou amenizarem os silêncios em relação ao acelerado crescimento citadino e, em contrapartida, a tentativa de implementar-se, aos sujeitos urbanos, qualidade de vida e sustentabilidade à vida na urbe.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83195001 - ANA MARIA DI RENZO
Interno - 83109001 - ANA LUIZA ARTIAGA RODRIGUES DA MOTTA
Externo à Instituição - Debora Raquel Hettwer Massmann - UFAL
Notícia cadastrada em: 15/02/2021 19:19
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1