Banca de DEFESA: NÁGHILA CRISTINA AMADA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NÁGHILA CRISTINA AMADA DA SILVA
DATA : 28/01/2021
HORA: 16:00
LOCAL: sala remota de web-conferência
TÍTULO:

A VARIAÇÃO SEMÂNTICA DO VERBO PASSAR SOB O ENFOQUE DA TEORIA ENUNCIATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

gramatica tradicional; estruturalismo; verbo; catalogação de palavras e marcador passar; Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Este trabalho, inscrito na linha de pesquisa Estudos dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tem a pretensão de mostrar como se organiza o funcionamento do verbo PASSAR no português do Brasil, a partir da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). Culioli (1990, 1999a, 1999b) inova ao apresentar à linguística uma nova maneira de se fazer ciência propondo a procura do dado linguístico como resultado da articulação entre a linguagem através da diversidade das línguas naturais. Neste trabalho, faremos uma delimitação histórica sobre a classe de palavras “verbos” e sobre os dicionários e catalogação de palavras com objetivo de entender o sentido “dado” pelo tradicionalismo e estruturalismo, visto que na TOPE o sentido não é dado e sim construído. Opomos a qualquer caracterização fundamentada em uma categoria cognitiva supostamente pré-estabelecida, ou em considerações cognitivas que não tenham em conta a observação das formas linguísticas. Assim intuímos que PASSAR e demais léxicos dos dicionários não tem a intenção de apresentar a identidade. Vemos apenas sentidos inventariados que apresentam resultados prontos em que não há um processo a ser construído. Nessa direção, embasados nos pressupostos teóricos da TOPE; através dos enunciados selecionados iremos compreender o funcionamento de PASSAR a partir do pré-construto e a representação visada de cada enunciado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 123477003 - ALBANO DALLA PRIA
Interno - 276.776.128-81 - MARCOS LUIZ CUMPRI - UNEMAT
Externo à Instituição - STEFANO GRIZZO ONOFRE - FAB
Notícia cadastrada em: 07/01/2021 16:07
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1