Banca de DEFESA: RENILCE MIRANDA CEBALHO BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENILCE MIRANDA CEBALHO BARBOSA
DATA : 20/08/2020
HORA: 07:00
LOCAL: Defesa remota por web-conferência
TÍTULO:

CIÊNCIA DA LINGUAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DA LÍNGUA E DE SEU ENSINO.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ciência; Políticas Públicas; Ensino de Língua; Análise de Discurso.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Esta pesquisa, inscrita na linha de pesquisa Estudos dos Processos Discursivos, do Programa de Pós Graduação em Linguística da UNEMAT, analisa os efeitos da Ciência da Linguagem na política de língua do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em interface com o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). O objetivo deste trabalho consiste em compreender como a língua e seu ensino estão sendo significados nessas políticas públicas de ensino de língua na/para educação básica, a partir da relação constitutiva entre estado/ciência/sociedade que são afetadas pelas práticas científicas, para tanto, toma-se a Análise de Discurso e as História das Ideias Linguísticas (HIL) como dispositivo teórico de reflexão e análise. As questões que direcionaram a reflexão foram: em que medida a existência de um exame nacional único de acesso ao ensino superior e um programa nacional de distribuição de livros didáticos promovem um projeto totalizante de política de língua portuguesa e do seu ensino? Não estaria em jogo a constituição imaginaria de uma unidade teórica e de sentido que homogeneíza um conhecimento sobre a língua e faz eleger uma Ciência da Linguagem como absoluta? Que conhecimentos sobre a língua sustentam as políticas do ENEM e do Programa Nacional do Livro Didático, doravante PNLD? O corpus da pesquisa foi constituído por documentos que dizem sobre a institucionalização, constituição e circulação dessas políticas públicas, desdobradas a partir da constituição de um arquivo de leitura, marcado pela dispersão. Foram analisados recortes de documentos que institucionalizam essas políticas; Cadernos de provas e matriz de referência do ENEM; Catálogos e Guias do PNLD; Edital 04/2015 do PNLD 2018-CGPLI; a Coleção Ser Protagonista e o Manual do professor. Pôde-se compreender pelas análises das formulações das questões objetivas, que a matriz de referência do ENEM ancora-se na concepção de competências e habilidades que constituem, por sua vez, o cerne da teoria da cognição. Também observou-se o funcionamento da sobreposição do gesto de interpretação daquele que formula a questão, em relação ao efeito-leitor, pela interdição do gesto de interpretação daquele que a responde. Ao analisar o livro didático pôde-se compreender que, embora, o livro circunscreva os conteúdos das várias disciplinas/áreas do campos dos Estudos da Linguagem, observa-se como efeito que a coleção Ser Protagonista dissemina três teorias:  interativa, textual e gramatical como objeto de conhecimento para o ensino de língua. Esse funcionamento que congrega e agrupa as teorias, produz o efeito de homogeneização do conhecimento sobre a língua e aponta para uma unidade teórica imaginária.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 83195001 - ANA MARIA DI RENZO
Interno - 83109001 - ANA LUIZA ARTIAGA RODRIGUES DA MOTTA
Interno - 260.313.106-00 - OLÍMPIA MALUF SOUZA - UNEMAT
Externo ao Programa - 83230001 - SANDRA RAQUEL DE ALMEIDA CABRAL HAYASHIDA
Externo à Instituição - GRECIELY CRISTINA DA COSTA - UNICAMP
Externo à Instituição - AGUEDA APARECIDA DA CRUZ BORGES - UFMT
Notícia cadastrada em: 20/07/2020 13:00
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