Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA GREICY GIL ALFEN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA GREICY GIL ALFEN
DATA : 10/05/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Cáceres, MT.
TÍTULO:

LEITURA LITERÁRIA E PLURALIDADE CULTURAL: EIXOS QUE SE CONECTAM NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E NO ENSINO DE LINGUAGENS


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura literária. Literatura. Ensino. Pluralidade Cultural.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Objetiva-se, neste projeto propositivo apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, refletir e promover práticas de leitura e escrita em sala de aula que favoreçam a produção de sentidos para a leitura literária, por meio de textos em versos e prosa, com o tema a “pluralidade cultural”, em diferentes gêneros literários, estes vistos, em muitos casos, apenas como leitura obrigatória para tirar boas notas ou simplesmente como pretexto para o ensino de gramática. As atividades literárias serão planejadas para serem desenvolvidas a alunos do 9º Ano – 3º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Estadual Domingos Briante, localizada em São José do Rio Claro, MT. Desta maneira, pretendemos dar voz e autonomia para os alunos, para que realmente a aprendizagem aconteça de maneira significativa e edificante. Durante o projeto proporemos o uso das metodologias ativas, visto que pretendemos desenvolver práticas de ensino literário que promovam a participação e interação dos alunos, da família e da comunidade escolar e que valorizem uma educação antirracista, de conscientização sobre as diferenças sociais, culturais, históricas e geográficas. No decorrer do desenvolvimento do projeto propositivo esperamos resultados satisfatórios no sentido de sensibilizar o sujeito leitor para a fruição literária e na construção e apropriação de sentidos para os textos literários. Orientaremos para um trabalho avaliativo contínuo, incluindo várias formas de avaliação, como individual, autoavaliação, avaliação em grupo e reflexões pessoais.  Para isso, utilizamo-nos de um referencial teórico-metodológico embasado na Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1967) e autores que discorrem sobre a formação do leitor e do ensino de literatura, como Colomer (2003; 2007), Cosson (2021), Fleck (2019; 2021), Jouve (2002), Rouxel (2020),  Zilberman (2004, 2014) entre outros. Desta maneira, esperamos que as atividades propostas a serem desenvolvidas durante o projeto promovam uma reflexão crítica sobre o texto literário, a recepção do leitor e ampliação de horizontes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIVANIZE CARBONIERI - UFMT
Presidente - 81016001 - ELIZETE DALL COMUNE HUNHOFF
Interno - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Externo à Instituição - GILMEI FRANCISCO FLECK - UNIOESTE
Interno - 37107001 - OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
Notícia cadastrada em: 12/04/2022 09:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1