Banca de DEFESA: ROSILANE SILVA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSILANE SILVA DOS SANTOS
DATA : 30/08/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Cáceres, MT.
TÍTULO:

NARRATIVAS LITERÁRIAS INFANTOJUVENIS: A PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura. Leitura. Ensino. Narrativa infantojuvenil. Meio ambiente.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

 

Objetivamos, nesta dissertação, refletir sobre uma pesquisa desenvolvida em um projeto interventivo no Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS. Este abordou processos de leitura e produção textual, sob a perspectiva dos estudos literários, embasados de acordo com a teoria-metodológica da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1967), e outros autores que discorrem sobre o ensino da literatura, a formação do leitor e o letramento literário, como Regina Zilberman (1989), Rildo Cosson (2019), Nelly Novaes Coelho (2000), Vincent Jouve (2012). Em nosso recorte selecionamos textos literários de Ivens Cuiabano Scaff (2006), Maria de Lourdes da Silva Ramos (2005), Cristina Campos (2008), Durval de França (2008), Alexandre Azevedo (2015), Iraci Conceição Romagnolli Dias (2012), Eduardo Mahon (2019) e Marta Cocco (2019), com a temática sobre o meio ambiente que proporcionou reflexão e interação a alunos do 5º Ano - 2º Ciclo do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Campo Vila União, localizada em Primavera do Leste, MT, sobre as transformações ambientais que o município sofre ao longo dos anos. Baseamo-nos nas metodologias ativas e pesquisa-ação para desenvolvermos as práticas de ensino literário, numa sequência de atividades com momentos motivacionais e vivências de leituras de diversos gêneros textuais, tais como: contos, poemas, filmes, fotografias, letras de música, entrevistas, produções autorais e exposições, em aulas virtuais/remotas devido á pandemia do Covid 19 que assolou todo o planeta, nestes anos de 2020 e 2021. Desta maneira, as atividades de linguagem realizadas proporcionaram aos educandos competências e habilidades para a produção de relatos orais e escritos, apresentações artísticas como forma de expressão literária, reflexão contínua sobre a sua interação com o meio, críticas e argumentações. Percebemos que as práticas literárias de ensino, dinamizadas nos momentos de aprendizagem, fortaleceram a formação leitora discente. Como contribuição pedagógica, produzimos um material didático intitulado Coletânea de atividades literárias para o Ensino Fundamental I, composto a partir do desenvolvimento das aulas planejadas à luz das orientações de documentos oficiais e aporte teórico do ensino literário.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 81016001 - ELIZETE DALL COMUNE HUNHOFF
Externo ao Programa - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Externo à Instituição - GILMEI FRANCISCO FLECK - UNIOESTE
Notícia cadastrada em: 12/08/2021 11:35
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1