Banca de DEFESA: SILVANI DE PAULA TAVARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANI DE PAULA TAVARES
DATA : 28/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Forma Remota
TÍTULO:

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE CONTOS ESTRANHOS E AZUL DE FEVEREIRO, DE EDUARDO MAHON


PALAVRAS-CHAVES:

Formação do leitor. Eduardo Mahon. Teoria da Recepção. Leitura Subjetiva. Contos.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo geral: propor atividades de leitura aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Acadêmico Lauro Augusto de Barros, ampliar as suas competências leitoras e lhes possibilitar a produção dos próprios textos e a revelação das suas subjetividades imbricadas no processo de constituição dos sentidos.

Para tanto, utilizamos o gênero contos fantásticos a fim de desencadear reflexões acerca da condição humana, da miséria, do preconceito, da solidão, da loucura, da maldade e da morte por meio da ironia, da fantasia e do estranhamento diante dos eventos narrados. Esperamos, dessa maneira, atrair o interesse, o prazer e a apropriação da leitura de textos em geral.

Como apoio teórico utilizamos: a) a formação do sujeito leitor a partir de Iser (1979) e Jauss (1979); b) a leitura subjetiva com base nos pressupostos de Jouve (2002, 2012); Rouxel (2013) e Xypas (2018); c) a leitura literária através dos postulados de Colomer (2008); d) a literatura fantástica conforme os preceitos de Todorov, Cortázar e Roas, dentre outros.

A metodologia utilizada foi baseada na pesquisa-ação postulada por Thiollent (2008) e as atividades de leitura e escrita dividiram-se em: 1) leitura de 06 contos extraídos da obra Contos estranhos de Eduardo Mahon; 2) leitura de 03 contos da obra Azul de fevereiro desse mesmo autor; 3) leitura de outros 3 contos, tais como: A menina dos fósforos de Hans Christian Andersen, Olhos d’água de Conceição Evaristo e O gato preto de Edgard Allan Poe; 4) elaboração de diários de leitura; 5) produção de contos; 6) análise das produções dos discentes sob o viés da leitura subjetiva.

Esta pesquisa tem como base a abordagem da teoria da recepção e da leitura subjetiva com leitores e produtores de contos em processo inicial de conscientização de sua experiência estética e reconhecimento do outro e de si enquanto ser social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 37107001 - OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
Interno - 83238001 - VERA LUCIA DA ROCHA MAQUEA
Externo à Instituição - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA XYPAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/07/2021 18:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1