Banca de DEFESA: POLIANA DE OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLIANA DE OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 27/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Unemat - BBG
TÍTULO:

CONTRADIÇÕES INTERNAS NO CURSO LIC-TOON: PRODUÇÃO DE CARTOONS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Animações. Formação de professores.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Esta pesquisa objetivou compreender as contradições internas que emergiram durante o trabalho com tecnologias digitais para a produção de cartoons matemáticos na formação inicial. Os participantes da pesquisa foram estudantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), que produziram os cartoons em duplas, sendo que cada uma participou de dez encontros de quatro horas cada. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, com base nos tipos de manifestações discursivas de contradições propostas por Engeström e Sannino (2011). Para tanto, apoiei-me nas três fases de análise sugeridas por esses autores. Sendo assim, em primeiro lugar, identifiquei, nos discursos dos sujeitos participantes, as possíveis pistas linguísticas; numa segunda fase, verifiquei quais delas correspondiam a manifestações discursivas de contradições; na terceira fase, classifiquei-as de acordo com os quatro tipos de manifestações discursivas de contradições: dilema, conflito, conflito crítico e duplo vínculo. Optei ainda por acrescentar uma quarta fase. Nela, com base nas manifestações discursivas de contradições e nos movimentos do sistema de atividade, analisei que nível de contradição interna estava ocorrendo em um dado momento do trabalho. A metodologia de pesquisa adotada foi a do experimento de ensino, que possibilitou compreender, de forma mais detalhada, as ações dos sujeitos durante o desenvolvimento do curso. Os procedimentos e instrumentos para a produção dos dados foram: questionários, entrevistas e observação participante. Durante o último procedimento, foram usados diário de bordo e registros em áudio e vídeo. Os resultados indicam que o enfoque pedagógico idealizado contribuiu para o surgimento de contradições, pois, no desenrolar do curso, cada dupla escolheu um conteúdo matemático de seu interesse, a partir do qual teve que estudar e construir um roteiro para o cartoon. A resolução das contradições que surgiram nesses momentos influenciou o raciocínio dos sujeitos, contribuindo para a aprendizagem de conceitos matemáticos. O surgimento das contradições e a sua resolução foram fatores impulsionadores do desenvolvimento do curso. Além disso, tais contradições atuaram como molas propulsoras, que causaram mudanças nos sistemas de atividade dos sujeitos, apontando rupturas que contribuíram para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 135400002 - MINEIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - JEANETTE EMMA GALLEGUILLOS BUSTAMANTE - UV
Notícia cadastrada em: 22/10/2019 13:46
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