Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLYAN ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLYAN ALVES DA SILVA
DATA : 10/10/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Reuniões - UNEMAT - Barra do Bugres
TÍTULO:

REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE TÓPICOS DE DERIVADAS PARCIAIS NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE BARRA DO BUGRES - MT


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias digitais. Realidade Aumentada. Derivadas Parciais.


PÁGINAS: 26
RESUMO:

Essa pesquisa buscou avaliar como se dá o ensino de conteúdos de matemática, em derivadas parciais, com alunos do curso de Ciência da Computação por meio de um aplicativo com recursos de realidade aumentada. O projeto contemplou além da avaliação, o mapeamento do uso de recursos de Realidade Aumentada no ensino de Matemática e o desenvolvimento do aplicativo para avaliação por um grupo de especialistas. Para tanto, foram realizadas atividades sobre derivadas, valendo-se de recursos de Realidade Aumentada. O aplicativo não traz conteúdo de forma sistematizada, servindo apenas como recurso didático para o professor da disciplina, podendo esse, compô-lo em seu método pedagógico. Com a utilização de descritores personalizados, o usuário pode apontar a câmera do dispositivo móvel para o referido descritor, e quando um meta-dado é reconhecido, informações sobre o tópico correspondente são inseridas na tela. O contexto de produção de dados se deu na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Dep. Est. Renê Barbour, no município de Barra do Bugres, os sujeitos participantes são professores que ministram a disciplina de Cálculo I no curso de Ciência da Computação. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa experimental combinada com pesquisa descritiva qualitativa para a análise, visando a compreensão de aspectos do uso no do aplicativo no cotidiano da sala de aula. A fundamentação teórica está embasada em Marc Prensky, que propõe que os educadores devem ensinar tanto o conteúdo Legado (leitura, escrita, raciocínio lógico) e o Futuro (conteúdo em grande escala, digital e tecnológico) na língua dos Nativos Digitais. Como resultado tem-se a construção de um aplicativo, ao final, buscou-se aferir as potencialidades e limitações de uso do aplicativo na classe, permitindo aos professores, e futuramente os alunos, valerem-se de um recurso que possam auxiliá-los a ter uma melhor compreensão do conteúdo, além de incentivar os educadores a utilizarem uma linguagem de ensino compatível com essa nova geração de estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Interno - 121144002 - CLAUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 135400002 - MINEIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - FELIPE SANTANA FURTADO SOARES - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/09/2019 16:24
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1