Banca de DEFESA: NILSON AMANCIO DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NILSON AMANCIO DE JESUS
DATA : 11/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA GEPEME - UNEMAT - CAMPUS II BARRA DO BUGRES (ONLINE)
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Livros didáticos, Professores de Matemática, Ensino Médio, BNCC.


PÁGINAS: 154
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no contexto dos Livros Didáticos de Matemática na prática do Professor que atua no Ensino Médio. Assim sendo, objetivamos investigar as percepções dos Professores de Matemática do Ensino Médio sobre a utilização dos livros didáticos em sala de aula.  A questão norteadora da pesquisa é: Quais são as percepções dos Professores de Matemática do Ensino Médio em relação a utilização dos livros didáticos de Matemática em sala de aula? Nosso aporte teórico está entre diversos autores e pesquisadores que enfatizam a importância do livro didático na prática do professor de Matemática no Ensino Médio. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever, interpretar e delinear compreensões das respostas ao questionário online (Google Forms) de 25 professores de Matemática que atuam no Ensino Médio. Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de 20 Unidades de Registro que foram articuladas entre si por meio de confluências e divergências para a configuração de quatro Categorias de Análise, sendo: (i) Conteúdos de Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio; (ii) Livros didáticos de Matemática na Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Médio; (iii) Divergências e distanciamentos dos livros didáticos de Matemática e a realidade dos Alunos do Ensino Médio; e (iv) Entraves para a Produção de Materiais Curriculares de Matemática pelos Professores do Ensino Médio, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa –, para nos proporcionar compreensão do objeto investigado. Assim sendo, constatamos que os Livros Didáticos de Matemática influenciam na prática pedagógica dos Professores de Matemática no Ensino Médio, pois são utilizados como sendo o principal recurso didático para ministrar as suas aulas. No entanto, 64% dos professores de Matemática não seguem a sequência de capítulos dos livros didáticos, preferindo mesclar as unidades temáticas e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula ao invés de seguir a ordem estipulada pelos autores das obras. Os professores de Matemática reconhecem que os Livros Didáticos do Ensino Médio vêm adequando os conteúdos as habilidades da BNCC, apesar de apresentarem dificuldades em alinhar no seu trabalho em sala de aula, as competências e habilidades da BNCC. Destacam ainda a ausência de propostas didáticas para que os conteúdos de Matemática possam ser ensinados por meio de recursos tecnológicos, como software, aplicativos, smartphone e outras mídias digitais. Na percepção dos Professores de Matemática, os livros didáticos do Ensino Médio trabalhados nas escolas são produzidos para um público geral, o que provoca um distanciamento do contexto das escolas e das realidades dos alunos. Além disso, 67,2% dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio entendem que eles deveriam elaborar seus próprios materiais curriculares para trabalhar nas aulas de Matemática e não somente utilizar os livros didáticos fornecidos. Mas para isso, elencam diversos entraves e dificuldades para a produção de materiais curriculares que contemplam o contexto, a realidade e as necessidades formativas dos alunos, como: apoio governamental, formação continuada, valorização salarial, tempo, colaboração entre os professores


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANO DUARTE DA SILVA - CEFET/GO
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 12:54
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1