Banca de DEFESA: ADRIANE PEREIRA CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANE PEREIRA CARNEIRO
DATA : 29/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: google meet - https://meet.google.com/otj-xovp-sxq
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A PRÁTICA PEDÁGOGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CONFRESA-MT.



PALAVRAS-CHAVES:

 Políticas educacionais, Formação de professores, Autonomia e Emancipação.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A presente pesquisa parte do seguinte questionamento: Qual o legado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores no Ensino de Ciências da Natureza, no município de Confresa-MT? Teve como objetivo investigar as contribuições do PNAIC, para a prática pedagógicas dos professores alfabetizadores da rede estadual no Ensino de Ciências da Natureza do município mencionado, foi revisitado as políticas educacionais nacional em alfabetização que antecederam ao programa na esfera federal e estadual no tocante ao Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo de investigação se constituiu no município de Confresa-MT. Trabalhamos com uma amostra de dez professoras alfabetizadoras, dois coordenadores pedagógicos, dois diretores, o coordenador regional  do programa  referente ao período de 2017/2018, e a Secretária Municipal de Educação do ano vigente. Garantimos  o anonimato dos participantes da pesquisa, sendo estes denominados com a letra P (Professor) seguida de algarismos alfanuméricos e para os demais sujeitos utilizamos as denominações seguidas de algarismos alfanuméricos. O processo de investigação aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas, obtidas através de gravações de áudios e transcritos posteriormente, sendo categorizadas tematicamente e analisadas com base na Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin(2011).  As categorizações foram definidas em quatro eixos: Perfil dos Professores, Recursos pedagógicos, Práticas Pedagógicas de professores alfabetizadores no Ensino de Ciências da Natureza e formação de professores. Como resultado temos que o PNAIC, enquanto programa de formação contribuiu de forma significativa fornecendo subsídios  para as práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras da rede estadual, no Ensino de Ciências da Natureza do município de Confresa-MT. Foram apontados alguns pontos negativos para o referido  programa. Quanto às políticas educacionais nacional em alfabetização que antecederam ao programa na esfera federal e estadual no tocante ao Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os sujeitos entrevistados citaram os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs, Projeto Inajá I e II, Proformação- Programa de Formação de Professores em Exercício, estes dois últimos foram programas de formação para professores em exercício, sem habilitação para trabalhar com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em relação às práticas pedagógicas apresentadas durante o programa em questão, as professoras entrevistadas alegaram que a maioria se perdeu, visto que ao término do PNAIC e com troca de governo, os programas também. Atualmente está em vigor o Programa Alfabetiza-MT, programa este que, tem levado em consideração no processo de alfabetização, somente a leitura e a escrita. Ainda o Sistema Estruturado de Ensino de Mato Grosso- SEE, a  utilização do livro didático principal fonte de recurso metodológico. Neste contexto, tencionamos que esta pesquisa possa fornecer elementos que subsidiem a prática pedagógica das professoras pedagogas ao trabalharem o Ensino de Ciências da Natureza no processo de alfabetização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 956.474.908-59 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA -
Interno - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Externo à Instituição - PEDRO MARTINS SOUSA - IFMT
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 07:22
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