Banca de DEFESA: LIGIANE OLIVEIRA DOS SANTOS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIGIANE OLIVEIRA DOS SANTOS SOUZA
DATA : 30/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PPGECM
TÍTULO:

PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Práticas docentes de Matemática; Educação de Jovens e Adultos.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Os processos de ensino e de aprendizagem de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm se constituído em objeto de interesse e estudo, dadas as inquietações de professores e pesquisadores em adequar e efetivar o trabalho pedagógico em Matemática em consonância às características socioculturais dos educandos dessa modalidade da Educação Básica. Desse modo, esta investigação consiste em identificar, por meio das falas dos professores, o conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos  e suas práticas docentes através da vivência no codiano no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA 15 de Outubro, em Barra do Bugres – MT. A partir disso, formulamos a seguinte questão orientadora: Quais as práticas docentes no esnsino de Matemática constiuídas no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Barra do Bugres? Com isso, o objetivo é (re)construir a história das práticas docentes no esnsino de Matemática constiuídas no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Barra do Bugres. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com a metodologia da História Oral, na perspectiva de Alberti (2004). Para compor o conjunto de sujeitos participantes, consideramos um grupo de professores matemáticos e pedagogos do CEJA 15 de Outubro, em Barra do Bugres. A análise de dados ocorreu na perspectiva de Severino (2007), com a análise interpretativa. Desta forma, pode-se afirmar que as reflexões produzidas e os saberes dos professores compartilhados a partir das entrevistas permitem constatar que a sensibilidade é um fator importante para o trabalho docente. Mesmo com todas as técnicas e teorias, a relação humana e a interlocução entre professores e alunos produz conhecimentos e aprendizagens que marcarm os sujeitos da EJA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Externo à Instituição - LILIANA KARLA JORGE DE MOURA - IFMT
Notícia cadastrada em: 30/11/2022 08:31
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1