Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA MORENO DE ASSIS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA MORENO DE ASSIS SANTOS
DATA : 20/07/2022
HORA: 08:00
LOCAL: UNEMAT - BARRA DO BUGRES (ONLINE) MEET
TÍTULO:

POTENCIALIDADES DO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Feira de Matemática. Professores que Ensinam Matemática. Terceiro Espaço Formativo. Formação Continuada de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 189
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no contexto das potencialidades das Feiras de Matemática para os processos formativos de professores. Neste contexto objetivamos investigar as potencialidades da Feira de Matemática como um espaço formativo para a prática pedagógica dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim sendo, a questão norteadora da pesquisa é: Quais as potencialidades do espaço formativo da Feira de Matemática no município de Barra do Bugres para a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A nossa fundamentação teórica envolve as seguintes temáticas: Terceiro Espaço Formativo, Formação Continuada de Professores de Matemática e as Feiras de Matemática. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever, interpretar e delinear compreensões das respostas ao questionário online (Google Forms) de 57 professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental orientadores de trabalhos apresentados na I Feira de Matemática de Barra do Bugres – I FEMABB realizada em 2019. Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Categorias de Análise, sendo (i) Contribuições Didático-Metodológicas da Feira de Matemática para o Processo de Ensino da Matemática;(ii) Contribuições Formativas da Feira de Matemática para a Prática Pedagógica dos Professores que Ensinam Matemática;(iii) Possibilidades da Feira de Matemática para Aprendizagem dos Alunos; e (iv) Potencialidades da Feira de Matemática como Espaço Formativo Híbrido (3º Espaço), pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico - interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa - para nos proporcionar compreensão do objeto investigado. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Externo à Instituição - REGINA CÉLIA GRANDO - UFSC
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 11:45
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1