Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA FONSECA BRAGAGNOLLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA FONSECA BRAGAGNOLLO
DATA : 23/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/cio-uwtt-tpx
TÍTULO:

TRANSITANDO ENTRE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS ASSOCIADOS AO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM O GEOGEBRA


PALAVRAS-CHAVES:

GeoGebra; Interação Colaborativa, Geometria Espacial


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A interação nos fóruns-tarefa possibilita a produção de conhecimentos sobre o GeoGebra bem como a colaboração entre os cursistas (DANTAS, 2016). O curso de GeoGebra apresenta uma procura muito grande, principalmente por professores de matemática. Essa procura indica uma mobilização dos professores de matemática em busca de qualificação e de melhorias de suas práticas.
A nossa participação inicialmente como alunos e posteriormente como moderadores nas edições do curso de GeoGebra junto a equipe do sitio ogeogebra.com.br, possibilitou vermos neste curso um ambiente muito rico para as pesquisas em ensino de matemática. Entendemos que o mesmo possibilita a interação e a colaboração dos participantes principalmente durante a realização das atividades do curso (DANTAS, 2016).
Reconhecendo que essa interação proporciona a troca de conhecimentos sobre o ensino de matemática com o GeoGebra, e que “professores de matemática que usam o GeoGebra, transitam pela Matemática do Matemático (MM), a Matemática da Escola (ME) e a Matemática do GeoGebra (MG)” (GONÇALVES, 2016, p. 32) a pergunta que foi levantada e que pretendemos responder é: “Como ocorre o transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola, a Matemática do GeoGebra e a BNCC no ensino de geometria espacial? Dessa forma o nosso objetivo nesta pesquisa é compreender as direções do trânsito entre modos de produção de significados matemáticos nas produções sobre geometria espacial dos cursistas da 17º edição do curso de GeoGebra relacionadas com a BNCC. Para isso nos pautamos em Gonçalves (2016) que discorre sobre os modos de se produzir significados matemáticos e legitima o transitar entre a Matemática do Matemático (MM) Matemática da Escola (ME) e Matemática do GeoGebra (MG).
Perante as considerações explanadas, esta pesquisa se justifica por contribuir com o meio acadêmico no que tange às discussões e compreensões sobre os modos de produção de significados matemáticos com o GeoGebra no ensino de geometria espacial. Contribuir com concepções sobre o ensino de geometria espacial com o GeoGebra baseadas nas perspectivas da Base Nacional Comum Curricular para o ensino deste tema. Além disso irá colaborar com a elaboração da proposta de ensino e de atividades sobre geometria que poderão compor os cursos de matemática com o uso do software GeoGebra na formação inicial e continuada de professores de matemática. Visto que este é um dos objetivos do projeto de pesquisa ao qual esta pesquisa está vinculada, intitulado “Tecnologias Digitais para Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática: Composição, implementação e estudo de uma estrutura tecnológica com base no GeoGebra, ambiente Moodle e o Conceito de Interação colaborativa” (GONÇALVES et al., 2016, p.01) institucionalizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” (UNEMAT), Campus Universitário Renê Barbur em Barra do Bugres – MT, aprovado mediante edital 042/2016 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e coordenado pelo professor Dr. William Vieira Gonçalves, orientador desta dissertação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - SÉRGIO CARRAZEDO DANTAS - UNESPAR
Notícia cadastrada em: 19/04/2021 08:22
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1