Banca de DEFESA: FÁBIO ANTUNES BRUM DE CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIO ANTUNES BRUM DE CAMPOS
DATA : 05/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala A02
TÍTULO:

O ENSINO DA MATEMÁTICA COM FRACTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES EM MEIO AO CURSO ENFRAC


PALAVRAS-CHAVES:

Fractais. Práticas de ensino. Tecnologias digitais.

 


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada durante o curso “Ensino da Matemática com Fractais” (Enfrac), destinado a professores de Matemática e Pedagogia do estado de Mato Grosso. Tal curso foi desenvolvido de forma semipresencial, com aulas presenciais no campus de Barra do Bugres da Universidade do Estado de Mato Grosso e com aulas à distância pela plataforma do Google Sala de Aula (ou Google Classroom). Os professores cursistas foram apresentados a práticas de ensino da Matemática com fractais, por meio de recursos manipuláveis e digitais, voltados para o ensino na Educação Básica. Entre essas práticas realizadas pelos cursistas, podem ser destacados o desenvolvimento de jogos digitais de aprendizagem, a criação da “Pirâmide Enfrac” e de uma pirâmide fractal por cubos, a construção de fractais no GeoGebra, a construção de um caleidoscópio, a avaliação das propostas de ensino apresentadas a eles durante o curso e a busca por objetos do conhecimento matemático possíveis de serem abordados no Ensino Básico. Dessa forma, nesse curso, buscamos compreender como abordar práticas de ensino da Matemática com fractais para a Educação Básica. Para a análise dos dados, utilizamos a triangulação, que teve como instrumentos imagens, vídeos, materiais produzidos pelos cursistas e questionários. Como resultados, foi possível perceber que as práticas de ensino apresentadas aos cursistas do Enfrac podem serem replicadas ou adaptadas em outras práticas de ensino da Matemática para a Educação Básica e que os recursos digitais devem fazer parte das práticas de ensino da Matemática com fractais nesse contexto de ensino. Assim, esperamos que este trabalho possa contribuir para a inserção ou popularização do ensino da geometria Fractal na Educação Básica e para realização de outras práticas de ensino da Matemática com tecnologias digitais nessa etapa de escolarização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINEIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - FREDERICO JOSÉ ANDRIES LOPES - UFMT
Notícia cadastrada em: 07/02/2020 14:45
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