Banca de QUALIFICAÇÃO: SOCRATES ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SOCRATES ALVES DE OLIVEIRA
DATA : 28/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - Via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: APRENDIZAGENS SOBRE ROLIM DE MOURA – RO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagens. Iniciação Científica. Pesquisa. Ensino de História. ProfHistória. 

 


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres. A iniciação científica como metodologia de aprendizagem no ensino de história local constitui-se objeto de estudo que mobilizou experiências de pesquisa em História com estudantes dos 3º anos da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari, de Rolim de Moura – Rondônia. As pesquisas foram desenvolvidas em 2019 a partir de projetos de iniciação científica nas disciplinas de História e História de Rondônia tendo como objetos de estudo a história da formação do município de Rolim de Moura – RO. Os projetos de iniciação científica ocorreram com as orientações e colaboração do professor das disciplinas acima mencionadas, a partir da concepção de pesquisa-ação, pois, nesta concepção, ao mesmo tempo em que o professor é pesquisador e orientador de seus estudantes, ele próprio pesquisa a sua ação de trabalhar a iniciação científica (projeto e pesquisa) com estudantes do ensino médio e quais as contribuições desta ação para o ensino de História. Os principais referenciais teóricos utilizados neste trabalho são dos autores que discutem sobre o ensino de História no Brasil: Bittencourt (2018), Guimarães (2018) e Silva (2003), a concepção de pequisa-ação: Thiollent (2011) e Tripp (2005) e a concepção de pesquisa e iniciação científica:  Demo (2011) e Freire (2016) e Bagno (2014). A metodologia empregada para a composição das fontes são os relatos de experiências produzidos a partir de resumo expandidos pelos estudantes que desenvolveram os projetos de iniciação científica e de entrevistas, que foram realizadas por meio da metodologia da história oral a partir da concepção teórica de Alberti (2004) que a concebe como metodologia. A iniciação científica mostrou-se uma significativa metodologia didática para o ensino de História, uma vez que contribuiu para o estudo da história do município de Rolim de Moura, proporcionando aos estudantes aprendizados sobre a história local em conexão com a regional e nacional, proporcionando a experiência de desenvolver pesquisa no ensino médio a partir dos projetos de iniciação científica desenvolvidos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Interno - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 53422003 - JOSE PEREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 18/01/2021 17:03
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