Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIRA DOS SANTOS ZANINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAIRA DOS SANTOS ZANINI
DATA : 14/07/2022
HORA: 08:40
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOPEDOLÓGICA: DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DOS PROCESSOS EROSIVOS NA SUB-BACIA DO CÓRREGO PIRAPUTANGA EM RESERVA DO CABAÇAL/MT.

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Paisagem. Córrego Piraputanga. Reserva do Cabaçal/MT. Morfopedologia. Processos erosivos.


PÁGINAS: 167
RESUMO:

O presente estudo da dissertação se consiste em buscar por meio da óptica morfopedológica, sendo esta a intersecção da análise do solo, material de origem e relevo, fazer uma análise das causas dos processos erosivos laminares e lineares na sub-bacia do córrego Piraputanga, afluente do rio Cabaçal, no município de Reserva do Cabaçal/MT. A pesquisa possui grande importância para as contribuições quanto a qualidade ambiental, posto que é cabeceira de drenagem da Bacia do Alto Paraguai. Para o estudo foi delimitado como objetivo principal descrever os processos erosivos encontrados dentro dos Compartimentos Morfopedológicos e apontar meios prognósticos aos mesmos, além disso, fez-se necessária a realização de diversos objetivos específicos para alcance do objeto de estudo, como: levantar a bibliografia acerca da temática, descrever o processo histórico de ocupação e uso da terra na bacia, mapear e caracterizar os fatores geoambientais de geologia, geomorfologia, pedologia, clima, vegetação e uso e cobertura, produzir o mapa final morfopedológico, dos locais de coleta e de pontos erosivos, Caracterizar a suscetibilidade às erosões laminares e lineares por compartimento morfopedológico, analisar a atual situação dos processos e fatores erosivos da sub-bacia, e, posteriormente, apresentar sugestões de melhorias à qualidade ambiental para os problemas observados. A metodologia empregada para a pesquisa ficou dividida em sete etapas: suporte teórico, mapeamento temático, levantamento geoambiental, cartografia digital: aplicação e produção do mapa morfopedológico, trabalho de campo, trabalho laboratorial, classificação da erodibilidade. Dentro destes segmentos, foram encontrados seis compartimentos morfopedológicos, sendo estes: CM-I Chapada, CM-II Colinas amplas e médias, CM-III escarpas, CM-IV Fundos de vale, CM-V Terraços e planícies e CM-VI Morros e morrotes isolados. Foi realizada a correlação destes com a declividade apresentada por cada um, e disso retirada a suscetibilidade a erosões laminares e lineares. Por fim, notou-se que o CM-II Colinas amplas e médias foi o compartimento classificado como mais suscetível à erosões, classificada por classe I: extremamente suscetível a erosões laminares e Extremamente suscetíveis a ravinas e voçorocas para erosões lineares. Portando estas características, o compartimento morfopedológico ressaltado apresenta uma voçoroca de grande expressividade, descrita no texto do trabalho. O segundo compartimento morfopedológico mais suscetível é o CM-VI morros e morrotes isolados, caracterizado com classe II, Muito suscetível à erosão laminar e muito suscetíveis a ravinas e pouco suscetíveis a voçorocas para erosão linear. Por fim, os resultados demonstraram, em suma, solos de consistência arenosa, relevos com declives que favorecem o escoamento superficial e como produto disso, a maioria dos compartimentos morfopedológicoss suscetíveis à processos erosivos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 113239002 - JOAQUIM CORREA RIBEIRO
Interno - 393.900.588-64 - GUSTAVO ROBERTO DOS SANTOS LEANDRO -
Externo à Instituição - FERNANDO XIMENES DE TAVARES SALOMÃO - UFMT
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 13:30
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1