Banca de DEFESA: FABIANA DOS SANTOS ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA DOS SANTOS ROCHA
DATA : 22/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA E DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO BUJUIZINHO NA ZONA URBANA DE NOVA MUTUM/MT - BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Índice de Qualidade de Água, nascentes, efluentes, urbanização, córregos urbanos.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

O intenso crescimento da cidade de Nova Mutum, localizada na região de expansão da fronteira agrícola, aponta para a necessidade de cuidados com os recursos hídricos, destacando-se o riacho Bujuizinho que atravessa a zona urbana central. Nesse contexto, especula-se que o riacho possa estar sofrendo interferências antrópicas negativas em relação à contaminação direta da água e as áreas de preservação permanente. Diante dessa hipótese, indagamos qual é o impacto que a urbanização vem provocando na qualidade das águas e nas APPs da bacia hidrográfica do riacho Bujuizinho? A partir dessa problemática, objetivou-se analisar o uso e ocupação do solo, o Índice de Qualidade da Água e do Estado Trófico e a presença de agrotóxicos na bacia hidrográfica do riacho Bujuizinho na zona urbana de Nova Mutum/MT – Brasil. Este trabalho foi embasado em pesquisas bibliográficas, levantamento cartográfico e sensoriamento remoto a partir de imagens de satélites dos últimos 35 anos, para determinar sua dinâmica de urbanização. Posteriormente, foram identificadas as nascentes por meio do software QGIS, as quais foram confirmadas, com o auxílio dos dados disponíveis no banco de dados do site SICAR, e, após, realizou-se a delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), no entorno do corpo hídrico, a fim de aferir se a urbanização está invadindo essas áreas.  Para isso, foram demarcados oito pontos para a realização das coletas mensais de amostras de água, durante um período de doze meses, iniciado em setembro de 2021, cujas amostras foram analisadas para a determinação de quatro variáveis que compõem o Índice de Qualidade da Água (IQA), a Temperatura, o Oxigênio Dissolvido, o pH e a Turbidez. Também foram realizadas duas análises, sendo, uma no período chuvoso e outro na estiagem, para analisar o Índice de Qualidade da Água (IQA) e o Índice de Estado Trófico (IET). Em um dos oito pontos de coleta foram realizadas análises das cinquenta e quatro Variáveis Orgânicas da resolução CONAMA 357 de 17 de março de 2005. A fim de alcançar os objetivos da pesquisa, os dados obtidos foram analisados utilizando a estatística descritiva, análise de variância e testes de comparações múltiplas, definidos após aferição da normalidade dos dados. A bacia hidrográfica apresentou redução nas APPs e os pontos de coletas localizados mais próximos a essas áreas apresentaram alterações negativas em relação a eutrofização e a qualidade das águas. Ao final dessa pesquisa foi produzido um livro mostrando a evolução do processo de urbanização da cidade de Nova Mutum – MT e atual qualidade da água do riacho Bujuizinho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132055001 - TADEU MIRANDA DE QUEIROZ
Interno - 82327001 - AMINTAS NAZARETH ROSSETE
Interno - 105502004 - ERICO FERNANDO DE OLIVEIRA MARTINS
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA GUEDES SILVA - UNIOESTE
Externo à Instituição - EURO ROBERTO DETOMINI - UFMT
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 08:21
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1