Banca de DEFESA: GUSTAVO HENRIQUE COVAL GONÇALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO HENRIQUE COVAL GONÇALVES DA SILVA
DATA : 15/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Universitário de Sinop - Unidade Imperial
TÍTULO:

A REALIDADE AUMENTADA E A CONSTRUÇÃO DE MODELOS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geometria, Realidade Aumentada, Modelos Manipuláveis, Estatística Descritiva e Inferencial.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

A Matemática, conforme o senso comum, demanda do aluno um nível de abstração significativo para a compreensão e a apreensão de conteúdo. Tal pré-requisito é necessário mesmo no caso da Geometria, na qual alguns temas são mais palpáveis, dado o seu caráter intrínseco de descrição de entes físicos. No entanto, apesar da possibilidade de visualização de certas formas geométricas, ainda remanescem alguns problemas associados à compreensão de certas representações gráficas. Tal realidade se aplica à percepção espacial de sólidos geométricos e suas planificações. Buscado sanar ou mitigar este problema relativo ao ensino dos sólidos, na pesquisa aqui apresentada se elaborou uma metodologia de ensino que, por meio de uma sequência didática, se buscou aliar a visualização tridimensional de sólidos geométricos baseada em realidade aumentada, proporcionada pelo software educacional Sólidos RA, com a construção e manipulação física de modelos geométricos. Aliou-se à tais estratégias o cálculo de áreas e volumes, tendo por base, tanto os modelos digitais, quanto os modelos físicos. Com esta concatenação de métodos se almejou proporcionar um aprendizado mais ativo e significativo, que pudesse superar as limitações dos métodos tradicionais e que promovesse uma melhor compreensão das propriedades geométricas dos sólidos. Cabe especificar que, na elaboração da sequência didática se seguiu o preconizado pela BNCC (BRASIL, 2018) e se buscou atingir objetivos, bem como se desenvolver habilidades nela previstos. Para fins de experimentação e validação, a referida sequência didática foi trabalhada com 26 alunos de duas classes de 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Inovação, do município de Guarantã do Norte – MT. Quando da experimentação, dados de opinião dos alunos foram coletados e técnicas estatísticas descritivas e inferenciais foram aplicadas a estes dados. Do processamento e análise dos dados chegou-se à conclusão da eficácia e consequente da validação da sequência didática, que se mostrou eficiente em mitigar os problemas inicialmente citados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131947001 - GIOVANE MAIA DO VALE
Interno - 47607013 - INEDIO ARCARI
Externa ao Programa - 253924001 - VLADEMIR DE JESUS SILVA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/09/2025 07:24
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